Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/578
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPena, Luciano Nolasco Campbell-
dc.date.accessioned2018-02-01T15:53:47Z-
dc.date.available2013-09-02-
dc.date.available2018-02-01T15:53:47Z-
dc.date.issued2013-07-01-
dc.identifier.citationPENA, Luciano Nolasco Campbell. Música e intersemiose: apontamentos sobre concepção e processos de criação. 2013. 155 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/578-
dc.description.abstract.Guided by an approximation of music with semiotics by C. S. Pierce, this dissertation aims to introduce intersemiosis with an epistemological start towards musical creation. Intersemiosis is the axis that leads translation and signal articulation among different systems (verbal, visual and audible ones), including interaction considering different approaches of art with music, dance, performing arts, cinema, literature, and others. There have been established some lines of convergence of esthetics, semiotic, theories of communication and information, linguistics, composition and analysis of music, what enables the reader multiple ways to the understanding of the theme. The study raises some examples of contemporary musical creation, like those that are based on conceptual displacements, in which the composer, from an existing concept or theory, seeks to maintain material, structural and conceptual resemblance with music; the use of procedure of intertextuality, in which the composer takes musical or extramusical as a reference, looking forward to determine a dialogic interdependence; the transductions made by technologies in pursuit of converting, for instance pictures or gestures in sounds, mathematics calculus in music, not to mention other examples.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2017-12-19T18:36:04Z No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Luciano Nolasco Campbell Pena.pdf: 1855133 bytes, checksum: 96da78c64d8b8b4e148b0601493ccc04 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2018-02-01T15:53:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Luciano Nolasco Campbell Pena.pdf: 1855133 bytes, checksum: 96da78c64d8b8b4e148b0601493ccc04 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-01T15:53:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Luciano Nolasco Campbell Pena.pdf: 1855133 bytes, checksum: 96da78c64d8b8b4e148b0601493ccc04 (MD5) Previous issue date: 2013-07-01en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMúsica e intersemiose : apontamentos sobre concepção e processos de criaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMúsica e semióticapt_BR
dc.subject.keywordMúsica e intersemiosept_BR
dc.subject.keywordProcessos de concepção e criaçãopt_BR
dc.subject.keywordComposição musicalpt_BR
dc.subject.keywordTradução e intersemióticapt_BR
dc.contributor.advisor1Victório, Roberto Pinto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7996480830802741pt_BR
dc.contributor.referee1Victório, Roberto Pinto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7996480830802741pt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Teresinha Rodrigues Prada-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5500175848640333pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2657975787697452pt_BR
dc.description.resumo.Pautado em uma aproximação da música com a semiótica de C. S. Peirce, este trabalho tem como objetivo introduzir a intersemiose como princípio epistemológico para os processos de criação musical. A intersemiose é o eixo que conduz a tradução e a articulação dos signos entre diferentes sistemas de arte (verbal, visual e sonoro), incluindo a interação entre as diversas modalidades de arte como a música, a dança, as artes cênicas, o cinema, a literatura etc.. Foram traçadas algumas linhas de convergência entre a estética, a semiótica, as teorias da comunicação e informação, linguística, composição e análise musical, o que possibilita ao leitor múltiplos caminhos para o entendimento do tema. O estudo levanta alguns exemplos de criação musical contemporânea, como aqueles que se baseiam em deslocamentos conceituais com a sua música; o uso de procedimentos de intertextualidade, no qual o compositor parte de um referencial musical ou extramusical, procurando estabelecer uma interdependência dialógica; as transduções realizadas por meios tecnológicos ao converter, por exemplo, imagem ou gestos corporais em sons, cálculos matemáticos em música; dentre outros exemplos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Linguagens (IL)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporâneapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Music and semioticspt_BR
dc.subject.keyword2Music and intersemiosispt_BR
dc.subject.keyword2Processes of conception and creationpt_BR
dc.subject.keyword2Musical compositionpt_BR
dc.contributor.referee3Nunes Filho, Pauxy Gentil-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8142841171003183pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2013_Luciano Nolasco Campbell Pena.pdf1.81 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.