Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/5798
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Radiação eletromagnética não ionizante e o declínio das abelhas : uma abordagem interdisciplinar por meio do enfoque ciência, tecnologia, sociedade e ambiente |
Autor(es): | Silva, Crisilandia de Nave da |
Orientador(a): | Wobeto, Carmen |
Coorientador: | Pinheiro, Jean Reinildes |
Membro da Banca: | Moraes, Mariuce Campos de |
Membro da Banca: | Wobeto, Carmen |
Membro da Banca: | Pinheiro, Jean Reinildes |
Membro da Banca: | Feistel, Roseli Adriana Blümke |
Resumo : | Diante das constantes mudanças que acontecem na sociedade contemporânea, caracterizada por um intenso fluxo de informações, um ensino de Física voltado para situações do cotidiano, que relacione os conteúdos escolares com a realidade dos estudantes, pode possibilitar a compreensão de aplicações dos conhecimentos na sociedade, além de contribuir para uma formação cidadã crítica e reflexiva. Assim, os professores são desafiados a buscar metodologias de ensino que contribuam para a sua prática pedagógica e para o processo de aprendizagem de Física. Nesse contexto, o presente trabalho objetiva investigar as contribuições da interdisciplinaridade, enquanto estratégia metodológica no processo de ensino e aprendizagem, para a compreensão de conceitos e sensibilização da postura sociocientífica de estudantes do 3º ano do Ensino Médio, por meio do Produto Educacional “O declínio das abelhas associado aos efeitos de radiação não ionizante: interdisciplinaridade por meio do enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente”. Para realizar este estudo, classificamos a pesquisa, quanto a sua abordagem, como qualitativa, de natureza aplicada, do tipo exploratória e descritiva quanto aos objetivos; em relação aos procedimentos, foi classificada como pesquisa-ação, bibliográfica e documental. Foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionários prévio e posterior, aplicados aos estudantes e à professora, anotações no caderno de campo da pesquisadora e gravações das aulas. Para a análise dos dados produzidos, levamos em consideração as orientações da Análise Textual Discursiva (ATD). A fundamentação teórica está embasada nos Três Momentos Pedagógicos, na interdisciplinaridade e nos princípios do enfoque da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). O estudo realizado a partir do levantamento bibliográfico de trabalhos científicos indicou uma escassez de materiais de ensino voltados para a abordagem da temática “Radiação eletromagnética não ionizante associada ao declínio das abelhas”, assim como também mostrou uma baixa produção de trabalhos que abordassem temas relacionados às radiações não ionizantes na perspectiva interdisciplinar em turmas de Ensino Médio. A análise dados produzidos relevou que os sujeitos da pesquisa, estudantes e professora de biologia, não possuíam conhecimentos preliminares sobre os efeitos biológicos da radiação eletromagnética não ionizante na saúde das abelhas. Durante a aplicação da intervenção em cenário pandêmico, observamos que o Produto Educacional — Material de Apoio Pedagógico (MAP), composto por uma Cartilha do estudante, uma Seguência Didática para o Professor e dois vídeos, além da metodologia de ensino, contribuíram para fomentar discussões interdisciplinares acerca da temática, promovendo a interação dos estudantes e a reflexão acerca das situações discutidas. Com base no processo de análise, evidenciamos também: a) aquisição e aprimoramento de conceitos físicos; b) compreensão sobre as aplicações das radiações não ionizantes em tecnologias e os riscos da radiação à saúde das abelhas; e c) associação dos conhecimentos acerca das radiações não ionizantes a questões tecnológicas, ambientais, sociais, éticas e econômicas. Portanto, acreditamos que o viés interdisciplinar e sociocientífico pode favorecer a compreensão de situações vivenciadas pelos estudantes e enriquecer a prática pedagógica do professor, superando um ensino fragmentado e descontextualizado. |
Resumo em lingua estrangeira: | Faced with the constant changes that happen in contemporary society, characterized by an intense flow of information, a teaching of Physics focused on everyday situations, which relates school contents with the reality of students, can make it possible to understand the applications knowledge in society. contemporary culture, in addition to contributing to a critical and reflective citizen education. Thus, teachers are challenged to seek teaching methodologies that contribute to their pedagogical practice and to the physics learning process. Therefore, the present work aims to investigate the contributions of interdisciplinarity, as a methodological strategy in the teaching and learning process for the understanding of concepts and sensitization of the socio-scientific posture of students of the 3rd year of high school, through the Educational Product “The decline of bees associated with the effects of non-ionizing radiation: interdisciplinarity through the Science, Technology, Society and Environment approach”. To carry out this study, we classified the research, in terms of its approach, as qualitative, applied in nature, exploratory and descriptive in terms of objectives; in relation to procedures, it was classified as action research, bibliographic and documentary. The following instruments were used for data collection: previous and subsequent questionnaires applied to the students and the teacher, notes in the researcher teacher's field notebook and recordings of the classes. For the analysis of the data produced, we took into account the guidelines of Discursive Textual Analysis (DTA). The theoretical foundation is based on the Three Pedagogical Moments, on interdisciplinarity and on the principles of the Science, Technology, Society and Environment (CTSA) approach. The study carried out from the bibliographic survey of scientific works, indicated a shortage of teaching materials aimed at approaching the theme "Non-ionizing electromagnetic radiation associated with the decline of bees", as well as showing a low production of works that address related topics. non-ionizing radiation in the interdisciplinary perspective in high school classes. The analysis of the data produced revealed that the research subjects, students and biology teacher, did not have preliminary knowledge about the biological effects of non-ionizing electromagnetic radiation on bee health. During the application of the intervention in a pandemic scenario, we observed that the Educational Product - Pedagogical Support Material, composed of a Student Booklet, a Didactic Sequence for the Teacher and two videos, and the teaching methodology, contributed to fostering interdisciplinary discussions about the theme, promoting student interaction and reflection on the situations discussed. Based on the analysis process, we also evidenced: a) acquisition and improvement of physical concepts; b) understanding of the applications of non-ionizing radiation in technologies and the risks of radiation to the survival of bees; c) association of knowledge about non-ionizing radiation with technological, environmental, social, ethical and economic issues. Therefore, we believe that the interdisciplinary and socio-scientific bias can favor the understanding of situations experienced by students and enrich the teacher's pedagogical practice, overcoming fragmented and decontextualized teaching. |
Palavra-chave: | Radiação eletromagnética Ensino de física CTSA Interdisciplinaridade Polinizadores |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Electromagnetic radiation Teaching physics CTSA Interdisciplinarity Pollinators |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática - PPGECM |
Referência: | SILVA, Crisilandia de Nave da. Radiação eletromagnética não ionizante e o declínio das abelhas: uma abordagem interdisciplinar por meio do enfoque ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. 2022. 233 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5798 |
Data defesa documento: | 11-Mar-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUS - ICNHS - PPGECM - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2022_Crisilandia de Nave da Silva (1).pdf | 7.75 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
DISS_2022_Crisilandia de Nave da Silva - Prod. Educacional.pdf | 2.48 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.