Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5813
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBariani, Lucas Rocha-
dc.date.accessioned2024-08-23T16:07:14Z-
dc.date.available2022-10-14-
dc.date.available2024-08-23T16:07:14Z-
dc.date.issued2022-08-30-
dc.identifier.citationBARIANI, Lucas Rocha.Eletricidade para o ensino médio: enriquecendo o perfil conceitual dos estudantes sobre circuitos elétricos simples por meio da integração de simulações computacionais e experimentos reais. 2022. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/5813-
dc.description.abstractIt is very important for Science Teaching that experimental activities are planned in a way that promotes the link between scientific theories and reality. Then, a Technical­Technological Product (or educational product) was elaborated in this work, which integrates computational activities, through computer simulations with the PhET online platform, and experimental activities, using the Arduino prototyping board, for Physics Teaching in High School, specifically for the study of electricity, focused on simple electrical circuits. The material focus at teachers interested in the implementation of active methods for alleviating students' alternative conceptions of electricity. The application and validation of the educational product were carried out with: a Licentiate class, a class of students from the 3rd grade of High School, and with Physics teachers, each moment with its particularities. In the applications of the product, the importance of experimental activities and the use of digital technologies in the classroom was reinforced, both with the use of Arduino and the use of the PhET online platform. In addition, there was an emphasis on the approach of alternative conceptions, indicating the importance of dealing with this issue in High School.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2023-08-10T14:01:54Z No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Lucas Rocha Bariani.pdf: 2056918 bytes, checksum: 84951d3d2b7c328bb194bff5dedeb83a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2024-08-23T16:07:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Lucas Rocha Bariani.pdf: 2056918 bytes, checksum: 84951d3d2b7c328bb194bff5dedeb83a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-23T16:07:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Lucas Rocha Bariani.pdf: 2056918 bytes, checksum: 84951d3d2b7c328bb194bff5dedeb83a (MD5) Previous issue date: 2022-08-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEletricidade para o ensino médio : enriquecendo o perfil conceitual dos estudantes sobre circuitos elétricos simples por meio da integração de simulações computacionais e experimentos reaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEletricidadept_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.subject.keywordConcepções alternativaspt_BR
dc.subject.keywordArduinopt_BR
dc.subject.keywordPhETpt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Ricardo Robinson Campomanes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4005610138735380pt_BR
dc.contributor.referee1Heidemann, Leonardo Albuquerque-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4004455597671449pt_BR
dc.contributor.referee2Pinheiro, Jean Reinildes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4791706939726587pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3510672305100063pt_BR
dc.description.resumoÉ muito importante para o Ensino de Ciências que as atividades experimentais sejam planejadas de forma a promoveram a vinculação entre teorias científicas e a realidade. Frente a isso, elaborou­se neste trabalho um Produto Técnico­Tecnológico (ou produto educacional) que integra atividades computacionais, por meio de simulações computacionais da plataforma online PhET, e atividades experimentais, utilizando a placa de prototipagem Arduino, para o Ensino de Física no Ensino Médio, especificamente para o estudo da eletricidade focado em circuitos elétricos simples. O material é dirigido a professores interessados na implementação de métodos ativos visando a amenização de concepções alternativas dos estudantes sobre eletricidade. A aplicação e validação do produto educacional foram realizadas com: uma turma de Licenciatura, uma turma de alunos da 3ª série do Ensino Médio, e com professores de Física, cada momento com suas particularidades. Nas aplicações desse produto, reforçouse a importância das atividades experimentais e o uso das tecnologias digitais na sala de aula, com o Arduino e a plataforma online PhET. Além disso, teve­se o destaque para a abordagem das concepções alternativas, indicando a importância de se tratar essa questão nas relações de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática - PPGECMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Electricitypt_BR
dc.subject.keyword2High schoolpt_BR
dc.subject.keyword2Alternative conceptionspt_BR
dc.subject.keyword2Arduinopt_BR
dc.subject.keyword2PhETpt_BR
dc.contributor.referee3Santana, Ricardo Robinson Campomanes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4005610138735380pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUS - ICNHS - PPGECM - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Lucas Rocha Bariani.pdf2.01 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.