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http://ri.ufmt.br/handle/1/5839
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Feira de ciências e mostras : propostas para a alfabetização científica |
Autor(es): | Kato, Eneida Aparecida Jezur |
Orientador(a): | Cerqueira, Lenicy Lucas de Miranda |
Membro da Banca: | Cerqueira, Lenícy Lucas de Miranda |
Membro da Banca: | Pedrotti, Débora Eriléia |
Membro da Banca: | Silva, Regina Aparecida da |
Resumo : | Esta pesquisa se insere no campo das Ciências Naturais, é de natureza qualitativa, se caracteriza como Pesquisa Bibliográfica, com o objetivo de detectar identificadores de Alfabetização Científica em trabalhos de alunos de escolas públicas apresentados na XII MECTI - Mostra Estadual de Ciência e Tecnologia e Inovação, realizada pela Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Inovação (SECITECI) do Estado de Mato Grosso, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em 2020. A avaliação foi feita com base em indicadores sugeridos por Sasseron (2008), capazes de indicar o nível de desenvolvimento do processo de Alfabetização Científica, e fizemos algumas adaptações para a realidade de nossos alunos. Foram analisados trinta e nove trabalhos em forma de banner, consultamos os Anais do evento e seu regulamento para verificar se estes atendiam os critérios estabelecidos. Para avaliar ostrabalhos, criamos categorias para classificacão e análise dos conteúdos, como palavras chave, tema, objetivo e descrição. Os dados apontaram que a participação de escolas e estudantes foi pequena, os temas eram pouco específicos, centrados em questões mais abrangentes da Ciência, apenas alguns tratavam de inovações da Ciência e Tecnologia. A maioria dos estudantes não seguiu os passos da metodologia científica. Apresentam dificuldades quanto a objetivos, hipóteses, descrição de etapas da pesquisa e linguagem. Demonstram estar no nível incial do processo de Alfabetização Científica. Isso mostra a urgente necessidade de se investir no ensino de Ciências com formação continuada dos professores voltada ao ensino de Ciência, Metodologia Científica e práticas pedagogicas. Os sistemas de ensino e a escola devem apoiar e incentivar o desenvolvimento de projetos de pesquisa, realização de Feira e Mostra Científicas na escola e participação dos alunos em eventos científicos fora dela. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research is part of the Natural Sciences field, qualitative in its nature, characterized as Bibliographic Research, with the objective of identifying Scientific Literacy identifiers in works by students from public schools presented at XII MECTI - State Exhibition of Science and Technology and Innovation, carried out by the State Department of Science, Technology and Innovation (SECITECI) of the State of Mato Grosso, in partnership with CNPq in 2020. The evaluation was based on indicators suggested by Sasseron (2008), we were able to indicate the level of development of the Scientific Literacy process, so we made some adaptations to the reality of our students. Thirty-nine works were analyzed in the form of a banner; we consulted the Annals of the event and its regulation to verify if they met the established criteria. To evaluate the works, we have created categories for classification and analysis of the contents, such as keywords, theme, objective and description. The data showed that the participation of schools and students was small, the themes were not very specific, focused on broader issues of Science, only a few dealt with innovations in Science and Technology. Most students did not follow the steps of scientific methodology. They present difficulties regarding objectives, hypotheses, description of research stages and language. They demonstrate to be at the initial level of the Scientific Literacy process. This shows the urgent need to invest in science teaching with continuing teacher training aimed at teaching Science, Scientific Methodology and pedagogical practices. The education and the school systems should support and encourage the development of research projects, holding of Scientific Fairs and Exhibitions at school and student participation in scientific events outside of it. |
Palavra-chave: | Investigação Desenvolvimento científico Ensino de ciências Escola |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Research Scientific development Science teaching School |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Física (IF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais |
Referência: | KATO, Eneida Aparecida Jezur. Feira de ciências e mostras: propostas para a alfabetização científica. 2022. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5839 |
Data defesa documento: | 28-Mar-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado |
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