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Tipo documento: Tese
Título: Bases teóricas e metodológicas que sustentam as práticas inclusivas registradas em artigos, dissertações e teses relacionadas ao ensino de química à alunos com deficiência visual
Autor(es): Arenare, Eleonora Celli Carioca
Orientador(a): Mól, Gerson de Souza
Membro da Banca: Nicot, Yuri Expósito
Membro da Banca: Mello, Irene Cristina de
Membro da Banca: Mól, Gerson de Souza
Membro da Banca: Uliana, Marcia Rosa
Membro da Banca: Campos, Manuel do Carmo da Silva
Resumo : Este trabalho de tese apresenta uma pesquisa envolvendo Ensino de Química par alunos com Deficiência visual no estado temporal de 1998 a 2020. O objetivo foi investigar as bases teóricas e metodológicas presentes na produção acadêmica brasileira em trabalhos que enfatizam Práticas Inclusivas no contexto educativo do ensino de Química com foco na nos alunos com deficiência visual (Cegos ou com Baixa Visão). Inicialmente, descrevemos sobre a historicidade da Educação Inclusiva destacando alguns registros sobre Deficiência Visual. Analisamos os artigos publicados sobre Ensino de Química a alunos com Deficiência Visual em alguns eventos da área de Educação (ANPED; ENDIPE e CONEDU), e eventos específicos da área de Ensino de Química/Ciências (ENPEC; ENEQ; SIMPEQUI e CBQ). Analisamos os artigos, dissertações e teses, relacionados a práticas inclusivas adotadas para alunos com Deficiência visual que encontramos em oito bases de dados (Redalyc.org, Google Acadêmico, CAPES, BDTD, La Referencia, RCAAP, Scielo e Oasis.br). Para isso, buscamos identificar os referenciais teóricos e metodológicos descritos na produção acadêmica voltada para o Ensino de Química, caracterizando-os por meio das seguintes abordagens: Conteúdos Curriculares de Ensino (CCE); Tecnologia Assistiva (TA); Elaboração de Recursos Didáticos Inclusivos (RDI); Linguagem Braille (LB); Estado da Arte (EA); Equipamentos Alternativos em Práticas Inclusivas (EAPI); Jogos Lúdicos (JP); Experimentação (E), dando destaque às Práticas Inclusivas utilizadas em níveis de ensino diferenciados, na busca de argumentos científicos abordados pela produção acadêmica analisada. Criamos uma Matriz Paradigmática, tendo como objeto de estudo artigos, dissertações e teses, baseando-se nas ideias de Sanchez Gamboa (2012). Após análise detalhada dos trabalhos encontrados, concluímos que as contribuições, desafios e perspectivas para o processo de ensino e aprendizagem de “Química” por meio das Práticas Inclusivas para alunos com Deficiência visual, desencadeiam-se de acordo com o seu estado temporal, seu contexto histórico, a região brasileira e principalmente a formação inicial e continuada dos professores, fatores que interferem nas possibilidades de exploração de Conceitos Químicos para alunos em qualquer modalidade de Ensino. Entendemos que esse é um processo em continua construção, por isso nesta tese, sugerimos pontos de continuo estudo, que subsidiem novos olhares sobre a temática, com o intuito de destacar implicações necessárias, as futuras publicações que envolvam a temática analisada.
Resumo em lingua estrangeira: The present work originated from a research involving Chemistry Teaching and Visual Impairment in the Brazilian and international context. This is a study based on academic publications, whether articles, dissertations and theses, published or defended between 1998 and June 2020. The general objective was to map the contributions and perspectives that Inclusive Practices present for the teaching and learning process, as the main focus in students as Visual Impairment (Blind or Low Vision). Initially, we describe the historicity of Inclusive Education highlighting some records, specifically in the discipline of Chemistry. We highlight the articles published on Teaching Chemistry and Visual Impairment in some events in the area Education (ANPED; ENDIPE, CONEDU and CINTEDI), and specific events in the area of Chemistry/Science Teaching (ENPEC; ENEQ; SIMPEQUI and CBQ). Next, we classified the articles of journals with Qualis classification (extracts A1, A2 and B1), according to based categorizations presented by Moraes and Galiazi (2006) and Moraes (2016). We describe the articles, dissertations and theses, found in eight databases (Redalyc.org, Google Scholar, CAPES, BDTD, La Referência, RCAAP, Scielo and Oasis.br) correlated with Chemistry with Chemistry Teaching and Visual Impairment. For this, analyzing which chemistry contents are addressed, highlighting the inclusive practices used in high school. For our research to take shape, we based on the ideas of Sanchez Gamboa (2012), creating our own Paradigmatic Matrix, having as object of study: articles, dissertations and theses. Through an epistemological analysis we observed that academic production focuses on Inclusive Practices, their contributions and perspectives for the teaching and learning process of "Chemistry", the possibilities of exploration of Chemical Concepts for high school students with such disabilities.
Palavra-chave: Ensino de química
Deficiência visual
Práticas inclusivas
Bases teóricas
Bases metodológicas
Palavra-chave em lingua estrangeira: Inclusive education
Visual impairment
Chemistry teaching
Inclusive practices
Articles
Dissertations and theses
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: ARENARE, Eleonora Celli Carioca. Bases teóricas e metodológicas que sustentam as práticas inclusivas registradas em artigos, dissertações e teses relacionadas ao ensino de química à alunos com deficiência visual. 2021. 153 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5843
Data defesa documento: 21-May-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

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