Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5847
Tipo documento: Dissertação
Título: A prática da coordenação pedagógica dos centros de educação de jovens e adultos de Primavera do Leste e de Rondonópolis
Autor(es): David, Gleibiane Silva
Orientador(a): Carvalho, Ademar de Lima
Membro da Banca: Carvalho, Ademar de Lima
Membro da Banca: Santos, Ivanete Rodrigues dos
Membro da Banca: Fernandes, Jarina Rodrigues
Resumo : A presente pesquisa encontra-se vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, (PPGEdu/CUR/UFMT), na linha de Formação de Professores e Políticas Públicas Educacionais e possui como objeto de estudo a prática da coordenação pedagógica dos Centros de Educação de Jovens e Adultos de Primavera do Leste/MT e de Rondonópolis/MT. A relevância desta investigação está no fato dela contribuir para com os estudos a respeito da coordenação pedagógica e as suas práticas, principalmente sobre como esse/a profissional medeia o processo de formação com os/as coordenadores/as de áreas no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA). Assim, o problema que orienta a investigação é: Como o/a coordenador/a pedagógico/a faz a mediação do processo de formação com o/a coordenador/a de área nos espaços dos Centros de Educação de Jovens e Adultos de Primavera do Leste/MT e de Rondonópolis/MT? O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar as concepções e práticas formativas da coordenação pedagógica que contribuem para a mediação do processo de formação com as coordenadoras de áreas nos espaços dos CEJAs de Primavera do Leste/MT e de Rondonópolis/MT. A partir do desdobramento do objetivo geral têm-se os seguintes objetivos específicos: compreender como a coordenação pedagógica medeia o processo de formação com as coordenadoras de áreas; entender como acontece o processo de formação nos espaços dos Centros de Educação de Jovens e Adultos e qual o papel da coordenação pedagógica nessa dinâmica; identificar e refletir sobre as concepções de coordenação pedagógica, bem como a importância da Pedagogia para desenvolver a prática de coordenação. A pesquisa é estruturada na abordagem qualitativa, ancorada na perspectiva dialética. Para a coleta de dados foram utilizados a observação, a entrevista semiestruturada e a análise de documentos. São tomados como referenciais teóricos e metodológicos: Freire (1983, 1991, 2000a/b, 2001, 2005, 2015); Carvalho (2005, 2006, 2008, 2014, 2015a/b/c); Gadotti (1995); Paro (2010, 2015); Domingues (2014); Lüdke e André (1986), dentre outros. Dialoguei por meio de entrevistas com quatro coordenadores(as) pedagógicos(as) que desenvolvem suas atividades nos referidos CEJAs. Para complementar as informações, foram entrevistados(as) seis coordenadoras de áreas. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a mediação da formação realizada pela coordenação pedagógica com a coordenadora de área sofre influências de determinações externas e internas. A mediação feita pelo/a coordenador/a pedagógico/a não é uma tarefa simples, pois o/a profissional faz a formação com o coletivo da escola e depois realiza suas intervenções para que o trabalho aconteça por área de conhecimento. A reunião de gestão é um espaço essencial para o/a coordenador/a mediar a formação, dialogar com a coordenação de áreas. Mas é necessário que existam outros momentos para que o/a coordenador/a faça suas intervenções. Assim, não há um momento específico para a mediação, portanto é realizada quando há uma necessidade ou a coordenadora de área busca auxílio do/a pedagógico/a. Por outro lado, as informações coletadas apontam um desafio para a coordenação do CEJA que é constituir um espaço/tempo individualizado para que os/as coordenadores/as pedagógicos/as dialoguem com cada coordenadora de área, esse momento de escuta, de diálogo, de reconhecer as necessidades dos professores e da coordenação de áreas é essencial para a organização do trabalho pedagógico no Centro de EJA.
Resumo em lingua estrangeira: This survey is linked to the Graduate Program in Education, (PPGEDU/CUR/UFMT) in Teacher Training and Educational row and Public Policy. The object of study is the practice of pedagogical coordination in the Educational Center for Young and Adults of Primavera do Leste/MT and Rondonópolis/MT. The importance of this research is the contribution to the studies about pedagogical coordinator your practices, in specially how the professional can mediation the process of training with the coordinator of areas in the Educational Center for Young and Adults (CEJAs). Thus, the research question is: How the pedagogical coordinator can mediate the process of teacher training with the area coordinator in the Educational Center for Young and Adults of Primavera do Leste/MT and Rondonópolis/MT? The general objective of the research is to analyze the conceptions and formative practices of the pedagogic coordination that contribute to the mediation of the formation process with the coordinators of areas in the spaces of CEJAs of Primavera do Leste/MT and of Rondonópolis/ MT. Starting from the unfolding of the general objective the following specific objectives are had: understand how the coordination of Educational Center for Young and Adults can mediate the process of training with the areas coordinator; to understand how the formation process happens in the spaces of the Educational Center for Young and Adults and which the paper of the pedagogic coordination in that movement; to identify and to contemplate about the conceptions of pedagogic coordination, about the need of the / to coordinator / to know Pedagogy to develop his/her work. The research is structured in the qualitative approach, anchored in the perspective dialectics. The instruments to collect data selected are: observation, semi-structured interviews and documents analysys. The research takes as theorical and methodological the following authors: Freire (1983, 1991, 200a/b, 2001, 2005, 2015), Carvalho (2005, 2006, 2008, 2014, 2015a/b/c), Gadotti (1995), Paro (2010, 2015), Domingues (2014), Lüdke e André (1986), among others. I interviews four pedagogical coordinator. For more information interviewed six areas coordinators. The results of the research showed the form of mediation of training, performed by pedagogical coordination with area coordination, suffer influences from internals and externals determinations. The mediation done by the pedagogical coordinator is not a simples work, because the professional makes the training with the school group and after this, makes their interventions for the work happens to area of knowledge. The management meeting is an essential space to the coordinator mediate the training and talk to the area coordination. Yet, there have to be other moments for the coordinator make their interventions. Thus, there is no specific time for mediation, so it’s performed when there is a need or area coordinator seeks help of teaching. On the other hand, information collected indicate a challenge for the coordination of CEJA that is to provide a space and individualized time for the coordinators to hold discussions with each area coordinator, this moment of listening, dialogue, recognizing the needs of teachers and the areas of coordination is essential to the organization of the pedagogical work in CEJA.
Palavra-chave: Coordenação pedagógica
Formação de professores
CEJA
EJA
Educação de jovens e adultos
Palavra-chave em lingua estrangeira: Pedagogical coordination
Teacher’s training
CEJA
EJA
Young and adults education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: DAVID, Gleibiane Silva. A prática da coordenação pedagógica dos centros de educação de jovens e adultos de Primavera do Leste e de Rondonópolis. 2016. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5847
Data defesa documento: 17-Jun-2016
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Gleibiane Silva David.pdf1.39 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.