Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5854
Tipo documento: Tese
Título: A docência entre o “cofo”, o “cacete” e o “machado” : cosmoperceber saberes com quebradeiras de coco babaçu em processos de ensino e aprendizagens
Autor(es): Oliveira, Kelly Almeida de
Orientador(a): Vizolli, Idemar
Coorientador: Aguiar, José Vicente de Souza
Membro da Banca: Oliveira, Diana Almeida de
Membro da Banca: Aguiar, José Vicente de Souza
Membro da Banca: Vizolli, Idemar
Membro da Banca: Forsberg, Maria Clara da Silva
Membro da Banca: Santos, Franciele Monique Scopetc dos
Resumo : A existência de Quebradeiras de coco babaçu é fenômeno de presença no mundo e seus saberes fazem parte de um sistema multiétnico de pensamento que adentra na Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA) em comunidades quilombolas. Diante do tema que nos afeta, corporificamos a investigação recorrendo à interrogação: Que conexões podem ser estabelecidas entre saberes tradicionais e escolares, considerando as cosmopercepções e memórias de Quebradeiras de coco em processos de ensino, pesquisa, extensão e formação de professoras/es? Com o objetivo de compreender as conexões que podem ser estabelecidas entre saberes tradicionais e escolares, considerando as cosmopercepções e memórias de Quebradeiras de coco em processos de ensino, pesquisa, extensão e formação de professoras/es, configuramos este estudo como qualitativo, descritivo e interpretativo. Entre suas etapas estão a revisão da literatura, por meio do estado do conhecimento sobre Fenomenologia, Quebradeiras de coco babaçu, saberes tradicionais e saberes escolares, que evidenciou a perspectiva de Merleau-Ponty, Oyewùmí e Bakare-Yusuf; e um estudo etnográfico apoiado nas considerações de Geertz e Clifford, com observações e conversas informais. Os dados produzidos foram analisados segundo Bardin, Gamboa e Ricoeur. O lócus da realização das atividades de campo é a comunidade remanescente de Quilombo Laranjeira, situada no município de Aldeias Altas/MA. Participaram dos estudos as pessoas Quebradeiras de coco residentes na comunidade. Os registros foram feitos por meio de diário de campo e gravações de áudio e vídeo. Entre os resultados referentes aos saberes tradicionais, destacamos as categorias êmicas “ir para o mato”, “experimentar o coco” e “tirar azeite”. Os saberes escolares sobre sexo, sexualidade e corpo, na biologia, Sócrates na filosofia e aritmética e geometria na matemática foram acessados por meio de memórias escolares, pelas quais podemos concluir que corpo, afecções e ticas são as conexões que podem ser estabelecidas entre saberes tradicionais e escolares de Quebradeiras de coco no engendramento de processos educativos e na formação de professoras/es.
Resumo em lingua estrangeira: The existence of Babassu coconut breakers is a phenomenon of presence in the world and their knowledge is part of a multi-ethnic system of thought that enters the Education of young and adult people (EJA) in quilombola communities. Facing the theme that affects us, we embody the investigation using the question: What connections can be established between traditional and school knowledge, considering the perceptions and memories of Babassu coconut breakers in teaching, research, extension and teacher training processes? In order to understand the connections that can be established between traditional and school knowledge, considering the perceptions and memories of Coconut breakers in teaching, research, extension and teacher training processes, we configure this study as qualitative, descriptive and interpretive. Among its stages, we have the literature review, through the state of knowledge about Phenomenology, Babassu coconut breakers, traditional knowledge and school knowledge, which have highlighted the perspective of Merleau-Ponty, Oyewùmí and Bakare-Yusuf; and an ethnographic study supported by the considerations of Geertz and Clifford, with observations and informal conversations. The produced data were analyzed according to Bardin, Gamboa and Ricoeur. The locus of the field activities is the remaining community of Quilombo Laranjeira, located in the municipality of Aldeias Altas/MA. Coconut breakers living in the community have participated in the studies. The records were made through a field diary and audio and video recordings. Among the results referring to traditional knowledge, we highlight the emic categories “ir para o mato”, “experimentar o coco” and “tirar o azeite”. School knowledge about sex, sexuality and body, in Biology, Socrates, in Philosophy, and arithmetic and geometry, in Mathematics, were accessed through school memories, through which we can conclude that body, affections and arts and techniques are the connections that can be established between traditional knowledge and school knowledge of Coconut breakers in the engendering of educational processesm and in the training of teachers.
Palavra-chave: Formação de professoras/es
Fenomenologia
Quebradeiras de coco
Saberes tradicionais
Saberes escolares
Palavra-chave em lingua estrangeira: Training of teachers
Phenomenology
Coconut breakers
Traditional knowledge
School knowledge
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: OLIVEIRA, Kelly Almeida de. A docência entre o “cofo”, o “cacete” e o “machado”: cosmoperceber saberes com quebradeiras de coco babaçu em processos de ensino e aprendizagens. 2022. 226 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5854
Data defesa documento: 25-Mar-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2022_Kelly Almeida de Oliveira.pdf2.94 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.