Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/5855
Tipo documento: | Tese |
Título: | O papel dos espaços educativos na formação inicial de professores de ciências/biologia : um olhar sobre o estágio supervisionado |
Autor(es): | Cabral, Hiléia Monteiro Maciel |
Orientador(a): | Castro, Patrícia Macedo de |
Coorientador: | Kalhil, Josefina Barrera |
Membro da Banca: | Castro, Patricia Macedo de |
Membro da Banca: | Anic, Cinara Calvi |
Membro da Banca: | Hardoim, Edna Lopes |
Membro da Banca: | Kalhil, Josefina Diosdada Barrera |
Membro da Banca: | Dalcin, Andreia |
Resumo : | Variadas são as mudanças pelas quais os cursos de licenciaturas vêm passando nas últimas décadas. Com isso, o presente trabalho teve como objetivo compreender de que maneira os espaços educativos (museus, parques, praças, dentre outros) são abordados no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Escola Normal Superior (ENS/UEA) de modo que possa contribuir nas disciplinas de Estágio Supervisionado e no processo formativo do futuro professor de Ciências/Biologia. Para isso, os dados foram coletados por meio de quinze entrevistas semiestruturadas, de vinte planos de ensino das disciplinas do estágio supervisionado, de quinze relatório de estágio dos licenciandos no período de 2018/01 a 2019/02 e por último o Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Os dados foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD) que é dividida em três momentos: a unitarização, a categorização e a construção do metatexto. No processo de unitarização foram geradas 137 unidades de significado, que foram contextualizados e inferidas produzindo um total de 48 unidades de significados depuradas. Para a etapa de categorização essas 48 unidades de significados contextualizadas e inferidas foram agrupadas e comparadas entre si de maneira exaustiva gerando seis categorias (três iniciais, duas intermediárias e uma categoria final) que são: I) Algumas disciplinas, como Ecologia desenvolvem aulas em espaços educativos; II) Ideias confusas sobre os espaços educativos; III) A amplitude da disciplina de estágio para além da sala de aula; IV) O estágio supervisionado e sua relação com os espaços educativos; V) Os espaços educativos e sua importância para a formação do licenciando; VI) É um grande desafio para o professor realizar atividades em espaços diversificados. Essas seis categorias serviram de elemento central para a elaboração do Metatexto (terceira fase da ATD) chamado: Os espaços educativos e o estágio supervisionado: extrapolando os muros da escola. Essas novas compreensões desse estudo nos revelaram três pontos importantes e marcantes que destacamos nessa tese: a) uma significação teórica: a reconfiguração das disciplinas de estágio da Escola Normal Superior, que atualmente são quatro, passando agora para três disciplinas: a primeira em ensino de Ciências Naturais, em escolas de nível fundamental; a segunda a ser realizada em espaços educativos, a partir de projetos como Educação Ambiental, etc; e a terceira em ensino de Biologia, em escolas de nível médio, haja vista que o estágio curricular supervisionado é um momento privilegiado de contato com a realidade escolar, quando os licenciandos vivenciam aspectos importantes da prática pedagógica podendo ser realizados em diferentes espaços educativos. b) Uma significação prática: a criação de uma disciplina sobre espaços educativos com 120h a ser realizada em locais como o Bosque da Ciência, Museu da Amazônia (MUSA), Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), Museu do Seringal etc., organizadas em módulos teóricopráticos presenciais e módulos de atividades não presenciais com o objetivo de agregar conhecimentos e revelar a importância desses espaços para a formação do professor de Ciências/Biologia. Acreditamos que essa proposta pode também servir de modelo para qualquer outro curso de Licenciatura que tenha interesse na prática (em espaços educativos) como componente curricular. c) Uma novidade científica, isto é, a revelação de uma alternativa diferenciada para as atividades do Estágio supervisionado em espaços educativos, uma vez que convencionalmente ele é trabalhado apenas em espaços formais de educação. |
Resumo em lingua estrangeira: | There are many changes that undergraduate courses have undergone in recent decades. Thus, this study aimed to understand how educational spaces (museums, parks, squares) are addressed in the Licentiate Degree in Biological Sciences at Escola Normal Superior (ENS/UEA) so that it can contribute to the subjects Supervised Internship and in the formative process of the future Science/Biology teacher. For this, the data were collected through twenty semi-structured interviews, twenty teaching plans of the disciplines of supervised internship, fifteen internship report of the undergraduates, in the period from 2018/01 to 2019/02 and, finally, the Pedagogical Project of the Course (PPC). Data were analyzed in the light of Textual Discursive Analysis (ATD), which is divided into three stages: unitarization, categorization and construction of the metatext. In the unitarization process, 137 meaning units were generated, which were contextualized and inferred, producing a total of 48 purified meaning units. For the categorization step, these 48 contextualized and inferred units of meaning were grouped and compared to each other in an exhaustive way, generating six categories (three initial, two intermediate and one final category) which are: obtained i) Some subjects, such as Ecology, develop classes in educational spaces; ii) Confused ideas about educational spaces; iii) The breadth of the internship discipline beyond the classroom; iv) The supervised internship and its relationship with educational spaces; v) The educational spaces and their importance for the training of the licentiate; vi) It is a great challenge for the teacher to carry out activities in different spaces. These six categories served as a central element for the elaboration of the metatext (third phase of ATD) called: Educational spaces and supervised internship: extrapolating the walls of the school. These new understandings of this study revealed three important and striking points that we highlighted in this thesis: a) a theoretical significance: the reconfiguration of the internship disciplines of the Escola Normal Superior, which currently have four, now moving to three disciplines: the first in teaching Natural Sciences, in elementary schools; the second to be carried out in educational spaces, based on projects such as environmental education, etc; and the third in Biology teaching, in high schools, given that the supervised curricular internship is a privileged moment of contact with the school reality, when undergraduates experience important aspects of pedagogical practice, which can be carried out in different educational spaces. b) A practical significance: the creation of a discipline on educational spaces with 120 hours to be held in places such as the Science Forest, the Amazon Museum (MUSA), the Jungle War Instruction Center (CIGS), the Seringal Museum, etc organized in face-to-face theoretical-practical modules and non-face-to-face activity modules with the aim of aggregating knowledge and revealing the importance of these spaces for the formation of Science/Biology teachers. We believe that this proposal can also serve as a model for any other Licentiate course that has an interest in practice (in different spaces) as a curricular component. c) A scientific novelty, that is, the revelation of a differentiated alternative for the supervised Internship activities in educational spaces, since conventionally it is only dealt with in formal educational spaces. |
Palavra-chave: | Formação inicial Estágio supervisionado Espaços educativos |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Initial formation Supervised internship Educational spaces |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática - PPGECM |
Referência: | CABRAL, Hiléia Monteiro Maciel. O papel dos espaços educativos na formação inicial de professores de ciências/biologia: um olhar sobre o estágio supervisionado. 2021. 211 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5855 |
Data defesa documento: | 31-Aug-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2021_Hiléia Monteiro Maciel Cabral.pdf | 1.53 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.