Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/5857
Tipo documento: | Tese |
Título: | O ensino de ciências da natureza e a inclusão de aluno com TEA : interações possíveis e necessárias com a sala de recursos multifuncionais |
Autor(es): | Fonseca, Maildson Araújo |
Orientador(a): | Hardoim, Edna Lopes |
Coorientador: | Pedrotti, Débora Erileia |
Membro da Banca: | Ferreira, Maria Saleti Ferraz Dias |
Membro da Banca: | Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti |
Membro da Banca: | Kalhil, Josefina Barrera |
Membro da Banca: | Hardoim, Edna Lopes |
Membro da Banca: | Gomes, Giselly Rodrigues das Neves Silva |
Resumo : | O processo educacional inclusivo tem apresentado variados campos de investigações pautados em Políticas Públicas, conjunturas vividas na sociedade e em ampla literatura. Assim, esta pesquisa se pauta no objetivo de contribuir com a inclusão de alunos como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino dos conceitos da componente curricular Ciências da Natureza (CN), partindo de uma proposta integrativa com elementos da Tecnologia Assistiva (TA) presentes na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), utilizados para o desenvolvimento de habilidades destes alunos. A pesquisa dedica-se a fortalecer relações permanente no planejamento do professor de CN com o professor da SRM de modo contínuo, compreendendo as maneiras que os elementos da SRM podem estabelecer pontes com a sala de aula comum, nas aulas de CN de forma a otimizar o processo inclusivo de aprendizagem de alunos com TEA, visando efetivar o processo de inclusão. A pesquisa, de natureza aplicada, tem uma abordagem qualitativa em formato de um estudo de caso para a compreensão da importância de um trabalho colaborativo entre os professores de CN e da SRM, delineando-se no levantamento de elementos da TA que podem ser utilizados no desenvolvimento de atividades da CN de forma empírica. Referente à coleta dos dados, utilizou-se de instrumentos como entrevistas semiestruturadas, observações participante e não participante, diário de bordo e o planejamento coletivo de uma atividade para o desenvolvimento de uma unidade didática. A análise dos dados foi construída com o auxílio da análise de conteúdo. Os participantes que colaboraram com a pesquisa foram os professores da componente curricular CN, professores da SRM, um aluno com TEA e a mãe do aluno com TEA de uma Escola da Rede Estadual de ensino, localizada no Município de Parintins/AM. Dessa forma, a pesquisa apresenta aspectos que estão além de questões relacionadas às características anatômicas e fisiológicas, uma vez que o contexto humanista analisa particularidades de relações sentimentais que surgem dos diálogos entre alunos e professores, professores e professores, aluno e aluno, além da família e escola na intenção de romper barreiras no intuito de alcançar a inclusão. A pesquisa se realizou no período de setembro de 2019 até abril de 2021. Os resultados apresentados mostram uma real relevância do fruto das ações colaborativas, destacando-se como essencial no período da pandemia da covid-19, considerando seus novos desafios e resultados. Esta investigação culminou com uma proposta de um planejamento coletivo, apresentando, assim, um trabalho colaborativo com um desenho escolar inclusivo com práticas educacionais voltadas ao Ensino de CN, utilizando as TA presente na SRM e metodologias do AEE. |
Resumo em lingua estrangeira: | The inclusive educational process has presented various fields of investigations based on Public Policies, situations experienced in society and in ample literature. Thus, this research is guided by the objective of contributing to the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the teaching of concepts of the Natural Sciences (CN) curricular component, based on an integrative proposal with elements of Assistive Technology (AT). ) present in the Multifunctional Resource Room (SRM), used to develop these students' skills. The research is dedicated to strengthening permanent relationships in the planning of the NC teacher with the SRM teacher in a continuous way, understanding the ways that SRM elements can establish bridges with the common classroom, in NC classes in order to optimize the inclusive learning process of students with ASD, aiming to effect the inclusion process. The research, of an applied nature, has a qualitative approach in the form of a case study to understand the importance of collaborative work between NC and SRM teachers, outlining in the survey of AT elements that can be used in the development of NC activities empirically. Regarding data collection, instruments such as semi-structured interviews, participant and non-participant observations, a logbook and the collective planning of an activity for the development of a didactic unit were used. Data analysis was built with the aid of content analysis. The participants who collaborated with the research were the teachers of the CN curricular component, SRM teachers, a student with ASD and the mother of the student with ASD from a School of the State Education Network, located in the Municipality of Parintins/AM. In this way, the research presents aspects that go beyond questions related to anatomical and physiological characteristics, since the humanist context analyzes particularities of sentimental relationships that arise from dialogues between students and teachers, teachers and professors, student and student, in addition to the family. and school in order to break down barriers in order to achieve inclusion. The research was carried out from September 2019 to April 2021. The results presented show a real relevance of the fruit of collaborative actions, standing out as essential in the period of the covid-19 pandemic, considering its new challenges and results. This investigation culminated in a proposal for a collective planning, thus presenting a collaborative work with an inclusive school design with educational practices aimed at teaching NC, using the AT present in the SRM and methodologies of the AEE. |
Palavra-chave: | Inclusão escolar Ensino de ciências Transtorno do espectro autista |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | School inclusion Science teaching Autistic spectrum disorder |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | FONSECA, Maildson Araújo. O ensino de ciências da natureza e a inclusão de aluno com TEA: interações possíveis e necessárias com a sala de recursos multifuncionais. 2022. 185 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5857 |
Data defesa documento: | 6-Jun-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2022_Maildson Araujo Fonseca.pdf | 1.57 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.