Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/5868
Tipo documento: | Tese |
Título: | Biografia educativa em processos (auto)formativos para o Ensino de Ciências na Educação de Jovens, Adultos e Idosos |
Autor(es): | Viana, Sirliane da Costa |
Orientador(a): | Martins, France Fraiha |
Membro da Banca: | Martins, France Fraiha |
Membro da Banca: | Paranhos, Rones de Deus |
Membro da Banca: | Oliveira, Kelly Almeida de |
Membro da Banca: | Gonçalves, Terezinha Valim Oliver |
Membro da Banca: | Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno |
Resumo : | No estudo Biografia Educativa em Processos (Auto)Formativos para o Ensino de Ciências na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) apresento pesquisa desenvolvida na formação de professores que ensinam ciências nos anos iniciais da EJAI. O referido estudo teve como objetivo principal compreender que aprendizagens da docência em EJAI, evidenciadas por meio da biografia educativa, são capazes de indicar outros modos de formar professores para o ensino de ciências. Busquei com esta pesquisa a compreensão dos sentidos construídos sobre o ensino de ciências, a partir da imersão nos itinerários formativos de professores que ensinam na EJAI, por meio da análise de suas biografias educativas em um processo (auto) formativo. O estudo reuniu quatro professores colaboradores da educação básica em uma proposta de formação continuada. Tratou-se de pesquisa qualitativa, teve seu método investigativo pautado na pesquisa narrativa e assumiu a abordagem processual da pesquisa-formação que abrange a realização de práticasformativas ao tempo em que são investigadas. Escolhi a biografia educativa como instrumento investigativo para compreender quais aprendizagens da docência são capazes de indicar outros modos de formar professores para o ensino de ciências na EJAI. O estudo evidenciou aprendizagens docentes emergidas em processos anteriores a formação inicial desses professores, como suas vivências estudantis na educação básica, assim como aprendizagens tecidas ao longo de suas trajetórias na EJAI. Como parte do que o estudo evidenciou é importante citar a insipiente formação em aspectos que dizem respeito ao modo próprio de ensinar adultos em processos de alfabetização, assim como, o reconhecimento por parte dos professores, da fragilidade de suas aprendizagens científicas para o ensino de ciências. A biografia educativa como opção metodológica na formação de adultos, tanto professores quanto alunos da EJAI, mostrou-se caminho pertinente na medida em que possibilitou a emersão de aprendizagens e conhecimentos construídos pelos professores ao longo de suas trajetórias no ensino de ciências na EJAI. Além disso, a biografia educativa, apontou aspectos necessários a serem explorados em processos de formação continuada na perspectiva de qualificar e aperfeiçoar as aprendizagens científicas dos professores para o ensino, e ainda pode representar uma estratégia para fomentar a alfabetização científica ao tempo em que se promove a alfabetização da palavra em turmas dos anos iniciais da EJAI. |
Resumo em lingua estrangeira: | In the study Educational Biography in (Self) Formative Processes for Teaching Science in Education of Youth, Adults and the Elderly (EJAI), I present research developed in the training of teachers whoteach science in the initial years of EJA. The main objective of this study was to comprehend what learning from teaching in EJA, evidenced through the Educational Biography, can indicate other ways of training teachers for Science Teaching. This research aimed to understand the meanings built aboutScience teaching, from the immersion in the formative itineraries program of teachers who teach in EJA, through the analysis of their Educational Biographies in a (self) formative process. The study brought together four teachers who collaborated in basic education in a continuing education proposal. It was a qualitative research, its investigative method was based on narrative research and it took the procedural approach of research training that includes the realization of training practiceswhile they were being investigated. I chose Educational Biography as an investigative tool to understand what learning of teaching can indicate other ways to train teachers for Science Teaching in EJA. The study showed that the teachers' learning emerged in processes before their initial training,such as their student experiences in basic education, as learning woven throughout their trajectories in EJA. As part of what the study revealed, it is significant to mention the insipient training in aspects related to a specific way of teaching adults in the literacy process, as the teachers' recognition of the fragility of their scientific knowledge for science teaching. The Educational Biography as a methodological option in adult education, both for teachers and EJA students, proved to be a relevantpath, as it allowed the emergence of learning and knowledge built by teachers throughout their trajectories in science teaching in EJA. Moreover, the Educational Biography pointed out necessary aspects to be explored in continuing education processesto qualify and improve the scientific learningof teachers for teaching, and also represent a strategy to promote scientific literacy while promoting basic literacy in classes of the early years of EJA. |
Palavra-chave: | Formação de professores Ensino de ciências Biografia educativa EJAI |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teacher's formation Science teaching Educational biography EJAI - education of youth, adults and the elderly |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | VIANA, Sirliane da Costa. Biografia educativa em processos (auto)formativos para o Ensino de Ciências na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. 2023. 271 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5868 |
Data defesa documento: | 7-Jul-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2023_Sirliane da Costa Viana.pdf | 3.86 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.