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http://ri.ufmt.br/handle/1/5873
Tipo documento: | Tese |
Título: | Caracterização da aritmética como saber profissional do professor de jovens e adultos do movimento de educação de base (1961-1966) |
Autor(es): | Pereira, Adelmar Barros |
Orientador(a): | Pinto, Neuza Bertoni |
Membro da Banca: | Pereira, Airton dos Reis |
Membro da Banca: | Valente, Wagner Rodrigues |
Membro da Banca: | Pinto, Neuza Bertoni |
Membro da Banca: | Silva, Idelma Santiago da |
Membro da Banca: | Mendes, Iran Abreu |
Resumo : | O presente estudo teve por objetivo caracterizar a aritmética como saber profissional na Educação de Jovens e Adultos no Movimento de Educação de Base – MEB, no período de 1961 a 1966. Essa periodização está limitada pelo Decreto Federal n. 50.370/1961 que oficializou a parceria entre o Governo Federal e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, e prestigiou o MEB com a atribuição da educação de base nas regiões subdesenvolvidas - Nordeste, Centro-oeste e Norte, e a integração do MEB às diretrizes da educação do Ministério da Educação e Cultura – MEC, pelo Decreto Federal n. 60.464/1967. Na pesquisa adotamos a abordagem histórica com aportes teórico-metodológicos da história cultural, nas obras de Chartier (1990), De Certeau (2017), Burke (2017), Hofstetter e Valente (2017), Bertini, Morais e Valente (2017), e Valente (2018). No estudo dos saberes profissionais de Hofstetter e Schneuwly (2017), os saberes formalizados ocupam o centro da reflexão sobre a formação e atuação do docente, como saberes a ensinar e saberes para ensinar. Para Movimento a aritmética a ensinar se encontrava dentro da percepção de que a matemática é um produto cultural e que homens e mulheres deveriam tomá-la como instrumento de superação das desigualdades sociais, culturais, econômicas e políticas com conteúdo composto por elementos aplicáveis ao cotidiano do educando. Quanto a aritmética para ensinar se inserir na visão de que o homem e a mulher são produtores de cultura, capaz de aprender e dominar a matemática em seu favor na resolução de situações-problemas. O estudo aponta que aritmética como saber profissional na Educação de Jovens e Adultos no Movimento de Educação de Base, no período estudado, se caracterizou pela articulação entre uma aritmética a ensinar reelaborada e criação de uma aritmética para ensinar, ambas em uma cultura específica de camponeses e camponesas. |
Resumo em lingua estrangeira: | This study aimed to characterize arithmetic as professional knowledge in Youth and Adult Education in the Basic Education Movement - MEB, from 1961 to 1966. This periodization is limited by Federal Decree n. 50,370/1961, which formalized the partnership between the Federal Government and the National Conference of Bishops of Brazil - CNBB, and honored the MEB with the attribution of basic education in the underdeveloped regions - Northeast, Midwest and North, and the integration of the MEB to the education guidelines of the Ministry of Education and Culture – MEC, by Federal Decree n. 60,464/1967. In the research, we adopted the historical approach with theoretical and methodological contributions from cultural history, in the works of Chartier (1990), De Certeau (2017), Burke (2017), Hofstetter and Valente (2017), Bertini, Morais and Valente (2017), and Valente (2018). In the study of professional knowledge by Hofstetter and Schneuwly (2017), formalized knowledge occupies the center of reflection on teacher training and performance, as knowledge to teach and knowledge to teach. For Movimento, the arithmetic to be taught was within the perception that mathematics is a cultural product and that men and women should take it as an instrument for overcoming social, cultural, economic and political inequalities, with content composed of elements applicable to everyday life. teaching. As for teaching arithmetic, it fits into the view that men and women are producers of culture, capable of learning and mastering mathematics in their favor in solving problem situations. The study points out that arithmetic as professional knowledge in Youth and Adult Education in the Basic Education Movement, in the period studied, was characterized by the articulation between a re-elaborated arithmetic to teach and the creation of an arithmetic to teach, both in a specific culture of peasants. |
Palavra-chave: | Aritmética Saber profissional Movimento de educação de base |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Arithmetic Professional knowledge Basic education movement |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | PEREIRA, Adelmar Barros. Caracterização da aritmética como saber profissional do professor de jovens e adultos do movimento de educação de base (1961-1966). 2022. 156 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5873 |
Data defesa documento: | 6-Dec-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
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