Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5874
Tipo documento: Tese
Título: Educação financeira e educação matemática : uma ligação possível pela teoria antropológica do didático, no ensino fundamental I
Autor(es): Damasceno, Alexandre Vinicius Campos
Orientador(a): Nunes, José Messildo Viana
Membro da Banca: Nunes, José Messildo Viana
Membro da Banca: Sales, Elielson Ribeiro de
Membro da Banca: Guerra, Renato Borges
Membro da Banca: Vogado, Gilberto Emanoel Reis
Membro da Banca: Quaresma, João Cláudio Brandemberg
Resumo : O presente estudo aborda uma temática recente e crescente na área da Educação Matemática. Recente, talvez por estar associada a uma nova modalidade de educação introduzida no ensino brasileiro, a Educação Financeira. Crescente, motivada por mais pesquisas que abordam a Educação Financeira, e que, consequentemente, refletem na área da Educação Matemática, como é o caso deste trabalho. Mas, apesar desse momento de crescimento, essa área ainda pode ser considerada incipiente em termos de produção acadêmica no Brasil. A proposta desta discussão adentra um campo importante da Economia (Microeconomia) Mundial e Nacional, em voga, a “Economia de Ações Individuais”, ou seja, finanças pessoais. Para a efetivação deste trabalho, foi necessária a fundamental presença da Educação Matemática, adentrando e tendo como base a Teoria Antropológica do Didático – TAD. A TAD possibilitou a junção do ensino da Educação Financeira com o ensino da matemática, através dos estudos praxeológicos, com a PEP (Percurso de Estudo e Pesquisa), cuja construção das atividades consistiram numa relação em que o próprio sujeito fazia parte da construção do SABER, objeto de estudo. A tese foi subsidiada pelo método de abordagem qualitativa, que foi ao encontro da própria natureza da TAD, permeada por uma constância interação de presença com os sujeitos da pesquisa, os licenciandos do curso de Licenciatura Integrada da FEMCI/IEMCI/UFPA, no período de um semestre acadêmico, da Universidade Federal do Pará. A tese culminou com reposta à pergunta inicial deste trabalho: quais praxeologias para uma Educação Financeira podem atender às exigências da sociedade e das leis educacionais brasileiras no ensino da matemática básica, através da apresentação do Modelo de Letramento em Educação Financeira, no qual se encontram refletidas as bases teóricas de Chevallard e Brousseau. Tal modelo terá papel fundamental na aplicabilidade em sala de aula, já que se constituiu nesse ambiente. Assim, espera-se que esta pesquisa possa contribuir para a mudança da triste realidade da Educação Financeira no Estado do Pará e, quem sabe, na Região Norte e no Brasil.
Resumo em lingua estrangeira: Recent, perhaps because it is associated with a new type of education being introduced in Brazilian education, Financial Education. Growing, motivated by more research on Financial Education and consequently reflecting in the area of Mathematical Education, as is the case of this work. But despite this moment of growth, it can still be considered incipient in terms of academic production in Brazil. The purpose of this discussion is based on an important field of the current World and National Economics (Microeconomics), which would be the “Economy of Individual Actions”, ie personal finance. To carry out this work it was necessary the fundamental presence of mathematical education, entering and based on the Anthropological Theory of Didactic - TAD. The TAD made it possible to combine the teaching of financial education and mathematics education, through praxeological studies, with PEP (Study and Research Path), whose construction of the activities consisted of a relationship, in which the subject himself was part of the construction of the study. KNOW, the object of study. All subsidized by the method of a qualitative approach, which met the very nature of TAD, permeated by a constant interaction of presence with the research subjects, the graduates of the Integrated Degree of FEMCI / IEMCI / UFPA. In a period of one academic semester, from the Federal University of Pará. The thesis culminated with the answer to the initial question of this paper, What praxeologies for a Financial Education can meet the requirements of society and Brazilian educational laws in the teaching of basic mathematics? Through the presentation of the Literacy Model in Financial Education. In which they were reflected with the theoretical bases of Chevallard and Brousseau. Such a model will play a fundamental role for classroom applicability, as it is constituted in this environment. Thus it is hoped that this research can contribute to the change of the sad reality, financial education and mathematics education in our state of Pará, and perhaps our Northern Region and Brazil.
Palavra-chave: Educação matemática
Educação financeira
Teoria antropológica do didático
Palavra-chave em lingua estrangeira: Mathematical education
Financial education
Didactic anthropological theory
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: DAMASCENO, Alexandre Vinicius Campos. Educação financeira e educação matemática: uma ligação possível pela teoria antropológica do didático, no ensino fundamental I. 2019. 160 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5874
Data defesa documento: 19-Sep-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

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