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http://ri.ufmt.br/handle/1/5877
Tipo documento: | Tese |
Título: | Experiências em física em contexto pandêmico : entre dimensões narrativas de autoformação docente e de alfabetização científica e tecnológica dos estudantes |
Autor(es): | Rodrigues-Moura, Sebastião |
Orientador(a): | Gonçalves, Terezinha Valim Oliver |
Membro da Banca: | Gonçalves, Terezinha Valim Oliver |
Membro da Banca: | Martins, France Fraiha |
Membro da Banca: | Rizzatti, Ivanise Maria |
Membro da Banca: | Lorenzetti, Leonir |
Membro da Banca: | Watanabe, Graciella |
Resumo : | Na atual conjuntura sociopolítica que estamos vivenciando, tem se tornado imperativa a postura dos estudantes na sociedade em defesa da ciência, como uma apropriação legítima de suas experiências de vida pela valorização do conhecimento científico. Esse movimento potencial de emanar o protagonismo juvenil em atividades de pesquisa no período da Educação Básica, especificamente na Ensino Médio Integrado da Rede Federal de Ensino, suscita dos estudantes narrar suas experiências quando (re)contam suas vivências em um contexto social vivido durante a pandemia de covid-19, o que me direcionou a questionar: Em que termos se constituem as experiências pedagógicas em Física, desenvolvidas em um espaço colaborativo no período da pandemia, para o processo de transformação da própria prática docente, ao tempo em que propiciam a alfabetização científica e tecnológica de estudantes? Com vistas a esta questão que orienta a pesquisa doutoral, por meio do Ensino por Pesquisa (EPP), dedico-me em compreender como se constituem as experiências pedagógicas em Física, desenvolvidas em um espaço colaborativo no período da pandemia, para o processo de transformação da própria prática docente e para a promoção da alfabetização científica e tecnológica discente. Assumo a Pesquisa Narrativa, como método de pesquisa e como fenômeno a ser investigado, para compreender as experiências dos estudantes em atividades científicas em sala de aula virtual, das vivências formativas coletivas e individuais, consideradas fundamentais para contextualizar uma nuvem de experiências na dimensão autoformativa e ao olhar reflexivo sobre a minha própria prática pedagógica. No ir e vir das narrativas, movimento-me sob olhar minucioso da Análise Textual Discursiva (ATD), para a compreensão das experiências vividas e as evidências da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) constituída pelos estudantes. Deste movimento analítico no espaço tridimensional da nuvem de experiências emergem três eixos analíticos que contextualizam o cenário da investigação: 1) Arco de narrativas: um caminhar para a minha prática em narrativas constitutivas do vir a ser um professor de Física em tempos de ensino remoto; 1) Ciclo de narrativas: (re)visitando experiências em Física e compreendendo a educação científica; e, 3) Fluxo de narrativas: entre a pesquisa e a ACT, analisando indicadores em tempos de ensino remoto. Da análise dos resultados emergem dimensões que apontam limites e possibilidades, existências e resistências sobre a minha autoformação por ser a docência um espaço próprio de investigação da formação como um impulsionamento para mudanças da ação docente, no qual crio condições favoráveis para conhecimento sobre a ação pedagógica, reconstruindo e reconhecendo as oportunidades formativas para a renovação do ensino de Física, possibilitando transformações necessárias para a aprendizagem científica dos estudantes, ao tempo que faço uma reflexão crítica quando tomo consciência sobre os próprios limites do ensino remoto. Além disso, noto que a apropriação de conhecimentos científicos associados a conceitos relativos ao período da pandemia mobilizaram saberes necessários à promoção de mudanças sobre a educação científica e formação cidadã dos estudantes, que se tornam autônomos e protagonistas da investigação científica, o que possibilita uma ação para mudanças de pensamento, compreensões sobre a natureza da ciência e suas implicações em práticas sociais no ensino remoto, bem como proporciona um sentimento colaborativo de aprendizagem, de cultura científica e de tomada de decisões conscientes para a vida em sociedade, por meio da ACT. Essas evidências científicas ratificam a tese que defendo de que as vivências pedagógicas em Física durante a pandemia, por meio do ensino remoto caracterizado por práticas colaborativas, constituem-se em nuvens de experiências que confluem para o movimento de transformação da própria prática docente para a formação cidadã e evidenciam indicadores da ACT de estudantes. |
Resumo em lingua estrangeira: | In the current socio-political conjuncture that we are experiencing, the attitude of students in society in defense of science has become imperative, as a legitimate appropriation of their life histories by valuing scientific knowledge. These propositions put me in a privileged scenario as a physics teacher that justify my practice and corroborate the formation of autonomous and critical subjects, capable of transforming their knowledge into practices, in a changing world. This potential movement to emanate youth protagonism in research activities in the period of Basic Education, specifically in Integrated High School in the federal education network, it raises students to narrate their experiences when (re)count tell their experiences in a social context experienced during the covid-19 pandemic, which led me to question: In what terms are the pedagogical experiences in Physics, developed in a collaborative space in the period of the pandemic, for the process of transformation of the teaching practice itself to the time in which they provide the scientific and technological literacy of students? With a view to this compass that guides doctoral research, through Teaching through Research (TTR), I agree to understand how pedagogical experiences in Physics are constituted, developed in a collaborative space in the period of the pandemic, for the process of transformation of the teaching practice itself and for the promotion of student scientific and technological literacy. I take Narrative Inquiry as a research method and as a phenomenon to be investigated to understand the experiences of students in scientific activities of virtual classroom, of formative experiences collective and individual, considered fundamental to contextualize a cloud of experiences in the autoformative dimension and to the reflective look on pedagogical practice. In the coming and going of narratives, I move under a detailed look at Discursive Textual Analysis (DTA), to understand the lived experiences and evidence for Scientific and Technological Literacy (STL) constituted by students. From this analytical movement in the three-dimensional space of the cloud of experiences emerge three axes that contextualize the investigative scenario: 1) Arc of narratives: a walk towards my practice in narratives constituting the becoming a physics teacher in ancient times; 1) Cycle of narratives: (re)visiting experiences in Physics and understanding scientific education; and, 3) Narrative flow: between research and STL, analyzing indicators in times of remote teaching. From the analysis of the results emerge dimensions that point to the limits, possibilities, existences and resistances about my self-formation because it is a space of proper investigation of training as a drive for changes in teaching action, in which I create favorable conditions for knowledge about pedagogical action, reconstructing and recognizing formative opportunities for the renewal of physics teaching, enabling transformations necessary for the scientific learning of students, while I make a critical reflection when I become aware of the very limits of remote teaching. Furthermore, I note that the appropriation of scientific knowledge associated with the concepts of the pandemic period mobilized knowledge necessary to promote changes on scientific education and citizen education of students, become autonomous and protagonists of scientific research, which enables an action for changes of thought, understandings about the nature of science and its implications in social practices in remote education, as well as providing a collaborative sense of learning, scientific culture and conscious decision-making for life in society, through STL. This scientific evidence confirms the thesis that I argue that pedagogical experiences in physics during the pandemic, through remote teaching characterized by collaborative practices, constitute clouds of experiences that confluate the movement of transformation of the teaching practice itself for citizen education and evidence indicators of the STL of students. |
Palavra-chave: | Pesquisa narrativa Ensino de física Covid-19 Autoformação docente Alfabetização científica e tecnológica |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Narrative inquiry Physics teaching Covid-19 Teacher self-training Scientific and technological literacy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | RODRIGUES-MOURA, Sebastião. Experiências em física em contexto pandêmico: entre dimensões narrativas de autoformação docente e de alfabetização científica e tecnológica dos estudantes. 2022. 202 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5877 |
Data defesa documento: | 30-Nov-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
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