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http://ri.ufmt.br/handle/1/5878
Tipo documento: | Tese |
Título: | Mobilização de saberes docentes dos(as) professores(as) de matemática que participaram do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR/AM |
Autor(es): | Valente, Ana Acácia Pereira |
Orientador(a): | Melo, Gilberto Francisco Alves de |
Membro da Banca: | Melo, Gilberto Francisco Alves de |
Membro da Banca: | Ghedin, Evandro |
Membro da Banca: | Wielewski, Gladys Denise |
Membro da Banca: | Bezerra, Simone Maria Chalub Bandeira |
Membro da Banca: | Ponte, João Pedro da |
Resumo : | O objetivo desta pesquisa foi compreender como os(as) professores(as) de Matemática do Ensino Básico do município de Itacoatiara-AM, que participaram do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), produziram e/ou mobilizaram seus saberes docentes. Visando responder o problema de pesquisa “como os (as) professores (as) de Matemática do Ensino Básico, do município de Itacoatiara-AM, se desenvolveram profissionalmente, produziram e/ou mobilizaram os saberes docentes ao participar do Programa PARFOR?” e defender a Tese que os (as) professores(as) de Matemática do Ensino Básico perceberam tanto contribuições como limitações da formação ofertada pelo PARFOR, que impactaram seu desenvolvimento profissional e influenciaram na produção e mobilização de seus saberes docentes. O referencial teórico-epistemológico se apoia na constituição dos saberes necessários e/ou conhecimento especializado do(a) professor(a) de Matemática. A metodologia foi um Estudo de Caso, com uma abordagem qualitativa, com: pesquisa documental de material sobre o Programa; entrevistas semiestruturadas com um coordenador institucional, quatro professores(as) formadores(as) e cinco professores(as) egressos(as); questionários eletrônicos; narrativas autobiográficas; observação de aulas on-line; plano de aulas e/ou sequências didáticas; avaliação de conhecimento especializado com dez professores(as) cursistas; diário de bordo da pesquisadora. A análise interpretativa apresentou como foco a triangulação dos dados mediante a análise didática e construção de categorias decorrentes do confronto com os referenciais teóricos sobre saberes docentes e conhecimento especializado do professor de Matemática. Os resultados indicaram que, apesar das dificuldades e limitações apresentadas, os(as) professores(as) construíram e mobilizaram seus saberes durante sua formação e no exercício da docência. Tais saberes constituíram indicadores para os(as) professores(as) se desenvolverem profissionalmente expressados no seu conhecimento especializado e em suas práticas pedagógicas. |
Resumo em lingua estrangeira: | The objective of this research was to understand how Mathematics teachers of Basic Education in the municipality of Itacoatiara-AM, who participated in the National Program for the Formation of Basic Education Teachers (PARFOR), produced and/or mobilized their knowledge teachers. Aiming to answer the research problem “how did the Basic Education Mathematics teachers in the city of Itacoatiara-AM professionally develop, produce and/or mobilize teaching knowledge when participating in the PARFOR Program?” and to defend the Thesis that Mathematics teachers of Basic Education perceived both contributions and limitations of the training offered by PARFOR, which impacted their professional development and influenced the production and mobilization of their teaching knowledge. The theoreticalepistemological framework is based on the constitution of the necessary knowledge and/or specialized knowledge of the Mathematics teacher. The methodology was a Case Study, with a qualitative approach, with: documentary research of material about the Program; semi-structured interviews with an institutional coordinator, four former teachers and five former teachers; electronic questionnaires; autobiographical narratives; observation of online classes; lesson plan and/or didactic sequences; assessment of specialized knowledge with ten professors; researcher's logbook. The interpretative analysis focused on data triangulation through didactic analysis and construction of categories arising from the confrontation with theoretical references on teaching knowledge and specialized knowledge of Mathematics teachers. The results indicated that, despite the difficulties and limitations presented, the teachers built and mobilized their knowledge during their training and in the teaching practice. Such knowledge constituted indicators for teachers to develop professionally expressed in their specialized knowledge and in their pedagogical practices. |
Palavra-chave: | Saberes docentes Conhecimento especializado Professores(as) de matemática PARFOR |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teaching knowledge Specialized knowledge Mathematics teachers PARFOR |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | VALENTE, Ana Acácia Pereira. Mobilização de saberes docentes dos(as) professores(as) de matemática que participaram do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR/AM. 2022. 161 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5878 |
Data defesa documento: | 20-Dec-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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