Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5879
Tipo documento: Tese
Título: Práticas pedagógicas docentes de matemática : relações com o ensino e aprendizagem no ensino médio regular de Belém do Pará
Autor(es): Maia, Anderson Madson Oliveira
Orientador(a): Feio, Leila do Socorro Rodrigues
Membro da Banca: Feio, Leila do Socorro Rodrigues
Membro da Banca: Pirola, Nelson Antonio
Membro da Banca: Mafra, José Ricardo e Souza
Membro da Banca: Carmo, João dos Santos
Membro da Banca: Alves, Osvando dos Santos
Resumo : O presente estudo analisa a influência da prática pedagógica no processo de ensino aprendizagem desenvolvida pelos docentes de matemática junto aos alunos do ensino médio regular nas escolas públicas de Belém do Pará, cujo objeto de estudo consiste no desvelamento de como os docentes percebem a relação de suas práticas pedagógicas frente a aprendizagem discente no ensino da matemática escolar. Nos objetivos específicos, analiso as concepções que norteiam tais práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas; discuto à luz das percepções dos interlocutores da pesquisa, as práticas pedagógicas utilizadas para a aprendizagem no ensino de matemática; reflito sobre as relações estabelecidas entre essas práticas e a aprendizagem no ensino da educação matemática nas escolas analisadas. A metodologia da pesquisa foi norteada pelos pressupostos do método dialético-histórico, de natureza qualitativa, cujo delineamento foi a pesquisa bibliográfica e de campo; como técnica de coleta de dados, utilizou-se a entrevista, e o tratamento dos dados se deu por meio da análise de conteúdo. Como resultado principal encontrado, destaco que as práticas pedagógicas docentes influenciadas pelas concepções interpretativas e crítico-dialéticas, as quais defendem um ensino contextualizado, que dialoguem com as particularidades da Amazônia paraense, revelaram o potencial da educação matemática, como uma prática social que, efetivamente, amplia as possibilidades de um ensino da disciplina mais humanizado e conectado às necessidades discentes e, por conseguinte, da sociedade, compreendendo a matemática como uma ciência em movimento, avançando para além das práticas de ensinos tradicionais. Estimo que esta pesquisa, contribua para o investimento em práticas pedagógicas significativas, que envolvam o pensamento crítico, ao serem revestidos de significados, capazes de motivar os alunos na apreensão dos conceitos e conteúdos aplicados a realidade social do aluno.
Resumo em lingua estrangeira: ABSTRACT: This study aims to analyze the influence of pedagogical practice on the teaching-learning process developed by Mathematics teachers with regular high school students in public schools of Belém do Pará, whose object of study consists of developing how teachers perceive the relationship of their Pedagogical practices regarding student learning of Math in school teaching. In the specific objectives, we analyze the conceptions that guide such pedagogical practices developed in schools; I discuss, based on the perceptions of the research interlocutors, the pedagogical practices used for learning in Mathematics teaching; I reflect on the relationships between these practices and learning in the teaching of Mathematics education in student schools. The research methodology was guided by the demands of the historical dialectical method, in a qualitative nature, whose data collections were bibliographical and field research, as a technique, the interview and data treatment took place through content analysis. As the main result found, I emphasize that the teaching practices influence the interpretive and critical-dialectical conceptions, which defend a contextualized teaching, which dialogues with the particularities of the Pará and Amazon, revealing the potential of Mathematics education, as a social practice that, effectively , expands the possibilities of a more humanized teaching of the subject and connected to the needs of students and, therefore, of society, understanding Mathematics as a science in motion, advancing beyond traditional teaching practices. I believe that this research contributes to the investment in pedagogical practices, which involve critical thinking, when they are coated with meanings, capable of motivating students to apprehend concepts and contents applied to the student's social reality.
RESUMEN: Este estudio analiza la influencia de la práctica pedagógica en el proceso de enseñanzaaprendizaje desarrollado por profesores de matemática con alumnos de enseñanza media regular en escuelas públicas en Belém do Pará, cuyo objeto de estudio consiste en develar cómo los profesores perciben la relación de sus prácticas pedagógicas frente al aprendizaje de los alumnos en la enseñanza de la matemática escolar. En los objetivos específicos, analizo las concepciones que orientan tales prácticas pedagógicas desarrolladas en las escuelas; discuto a la luz de las percepciones de los interlocutores de la investigación, las prácticas pedagógicas utilizadas para el aprendizaje en la enseñanza de las matemáticas; reflexiono sobre las relaciones establecidas entre estas prácticas y el aprendizaje en la enseñanza de las matemáticas en las escuelas analizadas. La metodología de la investigación se logró por las premisas del método histórico dialéctico, de naturaleza cualitativa, cuya la recogida de datos fueron la investigación bibliográfica y de campo, como técnica, la entrevista y la recopilación de los datos se dio a través del análisis de contenido. Como principal resultado contenido, subrayo que las prácticas pedagógicas de enseñanza influenciadas por concepciones interpretativas y críticodialécticas, que abogan por una enseñanza contextualizada, que dialoguen con las particularidades de la Amazonia Paraense, revelaron el potencial de la educación matemática, como una práctica social que, efectivamente, amplía las posibilidades de una enseñanza más humanizada del tema y conectada a las necesidades de los estudiantes y, por lo tanto, de la sociedad, entendiendo la matemática como una ciencia en movimiento, avanzando más allá de las prácticas tradicionales de enseñanza. Estimo que esta investigación contribuye a la inversión en prácticas pedagógicas significativas, que involucren el pensamiento crítico, por estar revestidas de significados, capaces de motivar a los alumnos en la aprehensión de conceptos y contenidos aplicados a la realidad social del alumno.
Palavra-chave: Formação de professores
Práticas pedagógicas docentes
Ensino médio regular
Prática social no ensino matemático
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teacher education
Teaching pedagogical practices
Regular high school
Social practice in mathematics teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: MAIA, Anderson Madson Oliveira. Práticas pedagógicas docentes de matemática: relações com o ensino e aprendizagem no ensino médio regular de Belém do Pará. 2023. 127 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5879
Data defesa documento: 2-Mar-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2023_Anderson Madson Oliveira Maia.pdf8.51 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.