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http://ri.ufmt.br/handle/1/5882
Tipo documento: | Tese |
Título: | A educação matemática no PROEJA : da concepção à sala de aula |
Autor(es): | Paiva Júnior, Francisco Pessoa de |
Orientador(a): | Souza Filho, Erasmo Borges de |
Membro da Banca: | Souza Filho, Erasmo Borges de |
Membro da Banca: | Neres, Raimundo Luna |
Membro da Banca: | Darsie, Marta Maria Pontin |
Membro da Banca: | Leite, Kecio Gonçalves |
Membro da Banca: | Alves, Telma |
Resumo : | A presente Tese tem como contexto de pesquisa o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, do Instituto Federal do Maranhão – IFMA Campus Santa Inês. O referido programa teve início no IFMA Campus Santa Inês em 2008 e prossegue com formação contínua na área de Administração, voltada para o eixo de Gestão e Negócios. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo geral fazer uma análise entre o discurso presente na concepção do PPC do curso de Administração PROEJA, e os discursos dos professores que ensinam matemática, e que são determinantes nas suas práticas pedagógicas. Este objetivo surge a partir da questão norteadora da pesquisa: Quais as concepções que fundamentam o PROEJA implementado no IFMA Campus Santa Inês e a sua consonância ou dissonância com o ensino de matemática que é desenvolvido em sala de aula, no decorrer do curso? Os principais aportes teóricos que foram utilizados são: Paiva (2005, 2006, 2012), Freire (1967, 2011, 2021), Oliveira (199), Oliveira, Pinto e Ferreira (2012), Ponte (1992) e Fonseca (2020). A pesquisa foi realizada nos anos de 2021 e 2022 e dela participaram 15 sujeitos, sendo 10 deles professores e os outros 5 coordenadores de curso. Para o seu desenvolvimento optamos pela abordagem qualitativa, referendada no estudo de caso de Creswell (2014), com a análise semiótica discursiva, pautada em Greimas (1973, 1979), Fiorin (2018, 2019), Barros (2011) e Leite (2014), de quatro instrumentos de produção de dados, buscando a recorrência de dados entre eles: a) O PPC do curso Técnico em Administração na modalidade PROEJA do IFMA Campus Santa Inês; b) Entrevistas semiestruturadas com 04 professores do PROEJA no IFMA Campus Santa Inês. c) Observações às práticas pedagógicas dos professores de matemática d) Questionários eletrônicos aplicados a 05 Coordenadores de curso e 06 professores do PROEJA do IFMA. Desse modo concluímos que a existência de dissonâncias entre os discursos dos professores que ensinam matemática e a concepção presente no PPC do PROEJA/CSI refletidas nas práticas pedagógicas, implicam em uma formação não condizente com as necessidades do público a que se destinam. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present Thesis has as research context the National Program for Integration of Professional Education to High School in the Mode of Youth and Adult Education - PROEJA, of the Federal Institute of Maranhão - IFMA Campus Santa Inês. This program began at the IFMA Campus Santa Inês in 2008 and continues with continuous training in the area of Administration, focused on the axis of Management and Business. In this sense, the general objective of the research is to carry out an analysis between the discourse present in the conception of the PPC of the PROEJA Administration course, and the discourses of teachers who teach mathematics, and who are determinant in their pedagogical practices. This objective arises from the research's guiding question: What are the concepts that underlie the PROEJA implemented at the IFMA Campus Santa Inês and its consonance or dissonance with the teaching of mathematics that is developed in the classroom, during the course? The main theoretical contributions that were used are: Paiva (2005, 2006, 2012), Freire (1967, 2011, 2021), Oliveira (199), Oliveira, Pinto and Ferreira (2012), Ponte (1992) and Fonseca (2020). The research was carried out in the years 2021 and 2022 and 15 subjects participated in it, 10 of them teachers and the other 5 course coordinators. For its development, we opted for the qualitative approach, endorsed in the case study by Creswell (2014), with the discursive semiotic analysis, based on Greimas (1973, 1979), Fiorin (2018, 2019), Barros (2011) and Leite (2014). ), of four data production instruments, seeking the recurrence of data between them: a) The PPC of the Technical Course in Administration in the PROEJA modality of the IFMA Campus Santa Inês; b) Semi-structured interviews with 04 PROEJA teachers at IFMA Campus Santa Inês. c) Observations on the pedagogical practices of mathematics teachers d) Electronic questionnaires applied to 05 Course Coordinators and 06 PROEJA teachers from IFMA. In this way, we conclude that the existence of dissonances between the discourses of teachers who teach mathematics and the conception present in the PPC of PROEJA/CSI reflected in pedagogical practices, imply a training that is not consistent with the needs of the public for which they are intended. |
Palavra-chave: | PROEJA Ensino de matemática Semiótica Omnilateralidade |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | PROEJA Mathematics teaching Semiotics Omnilaterality |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | PAIVA JÚNIOR, Francisco Pessoa de. A educação matemática no PROEJA: da concepção à sala de aula. 2023. 281 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5882 |
Data defesa documento: | 24-Jul-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
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