Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5885
Tipo documento: Tese
Título: Práticas pedagógicas de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Assencio, Jéssica Gomes dos Santos
Orientador(a): Silva, Adelmo Carvalho da
Membro da Banca: Silva, Adelmo Carvalho da
Membro da Banca: Bitencourt, Loriége Pessoa
Membro da Banca: Carvalho, Lizete Maria Orquiza de
Membro da Banca: Cavalcanti, Almir César Ferreira
Membro da Banca: Coelho Filho, Mateus de Souza
Resumo : A pesquisa constitui-se com base em um estudo sobre as práticas pedagógicas de quatro (04) professoras que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, especificamente, em turmas de 5º ano, em três escolas da zona urbana no município de Colorado do Oeste-RO. A questão que configura o problema de investigação é: como professoras compreendem as práticas pedagógicas no ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Como objetivo geral buscase analisar a compreensão de professoras sobre as práticas pedagógicas no ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As contribuições teóricas alinham-se às ideias de Freire (2001, 2017, 2019, 2020), Veiga (1992), U. D’Ambrósio (1993, 1996, 2016, 2019), Abrantes, Serrazina e Oliveira (1999), Skovsmose (2007, 2008, 2013), Contreras (2002), Tardif (2014), Caldeira e Zaidan (2010, 2017), Alro e Skovsmose (2010), Franco (2010, 2012a, 2012b, 2016, 2017, 2019), Vieira e Zaidan (2013), Libâneo (2013), Selbach (2015), Nacarato, Mengali e Passos (2019), dentre outros autores, que sustentam teoricamente a pesquisa. O trabalho configura-se numa abordagem metodológica qualitativa com base em Bogdan e Biklen (2010), André (2013), Chizzotti (2014), Ludke e André (2022), pela qual os dados foram constituídos por meio de ambiente virtual em decorrência da pandemia da Covid-19. Os instrumentos de produção de dados ocorreram a partir da aplicação de questionário via Google Forms, realização de entrevistas semiestruturadas via Google Meet e análise documental. A análise dos dados foi realizada por intermédio do método interpretativo da análise de conteúdo de Bardin (2016), com a criação de tópicos temáticos, dos quais emergiram as categorias de análise. Os resultados apontam que as manifestações das professoras, munidas de suas experiências formativas, de seus conhecimentos e saberes para o ensino de matemática, construídos ao longo da trajetória, ainda se aproximam, em menor grau, de uma concepção de prática pedagógica numa perspectiva crítica, embora as professoras demonstrem uma preocupação e um olhar reflexivo para a importância da matemática no contexto social. A compreensão de prática pedagógica no ensino de matemática precisa ser ressignificada, ao passo que os espaços promissores para essa ressignificação serão, além das próprias escolas, os momentos de formação continuada e, até mesmo, os cursos de formação inicial, que precisam refletir e discutir a perspectiva crítica na educação, frisando a aprendizagem matemática transformadora. Como nem toda prática docente será prática pedagógica, do mesmo modo tampouco toda prática conduz à transformação, acreditamos que o estudo possibilitou analisar que as práticas pedagógicas, no ensino de matemática, ainda precisam ser compreendidas como práticas sociais que, quando objetivadas na perspectiva crítica, configuram-se em práticas pedagógicas que tencionam a ressignificação da aprendizagem matemática dos alunos. Enfim, esperamos que este estudo contribua com novas reflexões e novas investigações sobre a prática pedagógica e seu papel na aprendizagem matemática e com o processo formativo de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Resumo em lingua estrangeira: The research is based on a study of the pedagogical practices of four (04) teachers who teach mathematics in the early years of elementary education, specifically, in 5th grade classes, in three schools in the urban area of the city of Colorado do Oeste-RO. The question that configured the research problem is: how do female teachers understand the pedagogical practices in teaching mathematics in the early years of elementary school? The general objective was to analyze the teachers' understanding of the pedagogical practices in the teaching of mathematics in the early years of elementary school. The theoretical contributions were aligned with the ideas of Freire (2001, 2017, 2019, 2020), Veiga (1992), U. D'Ambrósio (1993, 1996, 2016, 2019), Abrantes, Serrazina and Oliveira (1999), Skovsmose (2007, 2008, 2013), Contreras (2002), Tardif (2014), Caldeira and Zaidan (2010, 2017), Alro and Skovsmose (2010), Franco (2010, 2012a, 2012b, 2016, 2017, 2019), Vieira and Zaidan (2013), Libâneo (2013), Selbach (2015), Nacarato, Mengali and Passos (2019), among other authors, who theoretically supported the research. The work was configured in a qualitative methodological approach based on Bogdan and Biklen (2010), André (2013), Chizzotti (2014), Ludke and André (2022), by which the data were constituted through virtual environment as a result of the Covid-19 pandemic. The instruments of data production occurred from the application of a questionnaire via Google Forms, semi-structured interviews via Google Meet and document analysis. The data analysis was performed through the interpretative method of content analysis of Bardin (2016), with the creation of thematic topics from which the categories of analysis emerged. The results indicate that the teachers' manifestations, armed with their formative experiences, their knowledge and know-how for teaching mathematics, built along their trajectory, are still closer, to a lesser degree, to a conception of pedagogical practice from a critical perspective, although the teachers show a concern and a reflective look at the importance of mathematics in the social context. The understanding of pedagogical practice in mathematics teaching needs to be redefined, while the promising spaces for this redefinition are, besides the schools themselves, the moments of continued education and even the initial training courses, which need to reflect and discuss the critical perspective in education, emphasizing transformative mathematical learning. Since not every teaching practice is a pedagogical practice, and not every practice leads to transformation, we believe that this study allowed us to analyze that pedagogical practices in mathematics teaching still need to be understood as social practices that, when objectified from a critical perspective, become pedagogical practices that intend to give new meaning to the students' mathematical learning. Finally, we hope that this study contributes to new reflections and new investigations about pedagogical practice and its role in mathematical learning and to the formation process of teachers who teach mathematics in the early years of elementary school.
Palavra-chave: Prática pedagógica
Matemática
Ensino médio regular
Aprendizagem
Anos iniciais
Palavra-chave em lingua estrangeira: Pedagogical practice
Mathematics
Teaching
Learning
Early years
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: ASSENCIO, Jéssica Gomes dos Santos. Práticas pedagógicas de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 220 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5885
Data defesa documento: 16-Mar-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

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