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http://ri.ufmt.br/handle/1/5886
Tipo documento: | Tese |
Título: | Licenciatura híbrida em Matemática : quais são os papéis dos vídeos digitais? |
Autor(es): | Cunha, José Fernandes Torres da |
Orientador(a): | Borba, Marcelo de Carvalho |
Coorientador: | Souto, Daise Lago Pereira |
Membro da Banca: | Borba, Marcelo de Carvalho |
Membro da Banca: | Souto, Daise Lago Pereira |
Membro da Banca: | Mafra, José Ricardo e Souza |
Membro da Banca: | Carvalho, Lizete Maria Orquiza de |
Membro da Banca: | Chiari, Aparecida Santana de Souza |
Resumo : | O objetivo desta pesquisa é analisar os papéis dos vídeos digitais na licenciatura híbrida em Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A pesquisa qualitativa foi realizada no ambiente natural do Ensino Remoto Emergencial, que incluiu as salas virtuais do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), o Google Meet e os grupos de WhatsApp das disciplinas investigadas. Os participantes da pesquisa foram 11 professores e 46 estudantes de duas disciplinas: Geometria Analítica e Vetorial (25) e Fundamentos da Matemática Elementar (21). Os dados foram produzidos por meio de questionário; entrevistas semiestruturadas; grupo focal; observação participante e análise dos vídeos produzidos e utilizados nas disciplinas supracitadas. Em virtude das medidas de isolamento social, adotadas durante a pandemia de COVID-19, todos esses procedimentos foram realizados de forma totalmente on-line. A Teoria da Atividade, o constructo seres-humanos-com-mídias e as noções de agência transformadora e de agência das coisas foram os referenciais teóricos que alicerçaram a análise dos dados desta pesquisa. A análise dos dados apontou que a agência (poder de ação) do SARS-CoV-2 impactou a rede de sistemas de atividades constituída durante a pesquisa, bem como indicou o surgimento de um processo de agência ubíqua, resultante de agenciamentos coparticipativos dos professores e estudantes com os vídeos digitais. Esse processo impulsionou movimentos nos sistemas de atividade constituídos nas disciplinas investigadas. Os resultados desta investigação indicam ainda que os vídeos digitais expandiram o seu papel natural de artefato, desempenhando os papéis de sujeitos e de comunidade nos sistemas de atividade. Ao atuarem como agentes (sujeitos), essa mídia provocou movimentos distintos nesses sistemas, dependendo das suas características. Os vídeos planejados – videoaulas produzidas pelo professor e outros vídeos disponíveis no YouTube – se tornaram agentes mobilizadores da ampliação da sala de aula. Os vídeos espontâneos – vídeos elaborados sem planejamento prévio, resultantes das interações síncronas entre professores e estudantes – atuaram desempenhando a presença virtual do professor, com isso despertando, nos estudantes, um senso de pertencimento, análogo ao que ocorre na comunidade de investigação. Isso contribuiu para que os estudantes rompessem com o receio de pedir ajuda. Ao desenvolver a noção de agência ubíqua, esta pesquisa apresenta elementos teóricos que permitem clarear questões relacionadas ao lugar que as mídias (especificamente os vídeos digitais) ocupam na produção de conhecimentos matemáticos em coletivos seres-humanos-com-coisas. |
Resumo em lingua estrangeira: | The aim of this research is to analyze the role of digital videos in the hybrid undergraduate course in Mathematics at the State University of Mato Grosso (Unemat). The qualitative research takes place in the natural environment of Emergency Remote Teaching which included the virtual rooms of the Integrated System of Management of Academic Activities (SIGAA), the Google Meet and WhatsApp groups of the investigated discipline. The participants of the research were 11 professors and 46 students from two courses: Analytic and Vector Geometry (25) and Foundations of Elementary Mathematics (21). The data were produced by means of a questionnaire; semi-structured interviews; focus group; participant observation and analysis of the videos produced and used in the above mentioned courses. Due to the social isolation measures, adopted during the COVID-19 pandemic, all these procedures were carried out entirely online. The Activity Theory, the humans-with-media construct, and the notions of transformative agency and the agency of things were the theoretical frameworks that supported the data analysis of this research. Data analysis indicated that the agency (power of action) of SARS-CoV-2 impacted the network of activity systems during the research, as well as indicated the emergence of a process of ubiquitous agency, resulting from teachers’ and students’ coparticipative agency with digital videos. This process propelled movements in the activity systems that were established in the investigated disciplines. The results of this investigation further indicate that, digital videos expanded their natural role as artifact by playing the roles of subjects and community in the activity systems. By acting as agents (subjects), this media caused distinct movements in these systems, depending on their characteristics. The planned videos – video lessons produced by the professor and other videos available on YouTube – became mobilizing agents of classroom expansion. The spontaneous videos – videos produced without previous planning, resulting from synchronous interactions between professors and students – acted in the virtual presence of the professor, thus awakening in the students a sense of belonging, analogous to what occurs in the research community. This contributed to the students’ breaking through the fear of asking for help. By developing the notion of ubiquitous agency, this research presents theoretical elements that allow clarifying issues related to the place that media (specifically digital videos) occupy in the production of mathematical knowledge in collective humans-with-things. |
Palavra-chave: | Agency Vídeos digitais Ensino híbrido Educação matemática Ensino remoto emergencial |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Agency Digital videos Blended learning Mathematics education Emergency remote teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | CUNHA, José Fernandes Torres da. Licenciatura híbrida em Matemática: quais são os papéis dos vídeos digitais?. 2023. 147 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5886 |
Data defesa documento: | 4-Apr-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
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