Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5888
Tipo documento: Tese
Título: Desenvolvimento de materiais potencialmente significativos a partir de matéria-prima da Amazônia para a construção de conceitos matemáticos de sólidos geométricos
Autor(es): Alcântara Filho, José de
Orientador(a): Silva, Maria de Fátima Vilhena da
Coorientador: Silva, Francisco Hermes Santos da
Membro da Banca: Silva, Maria de Fátima Vilhena da
Membro da Banca: Mendes, Iran Abreu
Membro da Banca: Moreira, Marco Antônio
Membro da Banca: Pereira, José Carlos de Souza
Membro da Banca: Araújo, Joeliza Nunes
Resumo : A Geometria Espacial é um dos ramos essenciais da Matemática que possibilita a formação científica do discente e é parte importante da compreensão da realidade amazônica. No entanto, as experiências de ensino desse tema vêm apresentando-se de forma desmotivada e desinteressante, tornando o ensino mecânico e com baixo aproveitamento dos alunos. Este trabalho apresenta uma descrição crítico-reflexiva, acompanhada de análise praxiológica, do contexto de produção de material com potencial significativo para o estudo de Geometria utilizando-se a bucha do buriti, palmeira típica do contexto amazônico. Nesta investigação propomos uma discussão de possíveis alternativas teórico-metodológicas para o ensino de Geometria Espacial que possam promover a aprendizagem significativa dos conteúdos pelos estudantes. O objetivo foi analisar epistemologicamente as proposições didáticas diante da construção de objetos com potencial significado, a partir da bucha do buriti, para aprendizagem de conceitos de Geometria Espacial. Para alcançar esse objetivo, debruçamo-nos sobre o fazer artesanal dos sólidos geométricos com a bucha do buriti (Mauritia flexuosa), palmeira da Amazônia, refletindo sobre os conhecimentos mobilizados e as possibilidades teóricas, epistemológicas e didáticas sobre a ideia de material potencialmente significativo em Geometria Espacial. A pesquisa propõe responder à pergunta norteadora: que conhecimentos matemáticos podem ser mobilizados durante o processo de construção de materiais didáticos com potencial significado para a aprendizagem de Geometria Espacial? Como metodologia, utilizamos a pesquisa qualitativa cujo desenho é narrativo, ou seja, fazemos uma autoanálise praxiológica durante o processo de confecção artesanal dos sólidos geométricos com a matéria-prima buriti; portanto, sou o sujeito da pesquisa e minhas reflexões, antes, durante e depois da prática se constituíram nos dados de análise desta pesquisa. A metodologia da pesquisa foi organizada em quatro etapas: 1) Estudo bibliográfico sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e a praxiologia de Bourdieu para dar suporte às discussões; 2) Coleta do material natural proveniente do buriti; 3) Construção dos objetos geométricos; 4) Organização dos dados e análise praxiológica dos conhecimentos matemáticos sobre Geometria Espacial surgidos durante o processo construtivo, em conexão com a TAS. Como instrumentos metodológicos, foram utilizados um caderno de registro, filmagens enquanto se construíam as formas tridimensionais e fotografias tiradas durante e depois do processo de construção dos materiais geométricos. A análise dos dados constitui-se em um apurado processo reflexivo e conciso sobre as razões intelectuais que orientam a minha prática. A base epistemológica sobre a qual se assentou esta pesquisa foi a Teoria da Aprendizagem Significatica, de David Ausubel; sobre os teóricos utilizados, buscamos auxílio nos textos que abordam a aprendizagem de Geometria Espacial, passando por história da Matemática, ensino de Geometria e reflexões sobre as habilidades requeridas na Base Nacional Comum Curricular em relação à Geometria Espacial, sempre buscando conexões com a TAS. Os resultados mostram a importância da reflexão docente sobre os materiais de ensino e sobre o processo de construção do conhecimento, tendo-se em vista a perspectiva do estudante. A pesquisa evidenciou que, durante a tarefa de construção dos materiais, são mobilizados vários conceitos matemáticos no campo da Geometria; que muitos desses conceitos foram apreendidos de forma significativa, outros de forma mecânica, e outros ainda necessitam de mais subsídios teóricos para se compreendê-los. A investigação mostrou que o processo construtivo possibilitou a mobilização de conceitos, procedimentos, atitudes e reflexões epistemológicas que modificaram minha estrutura cognitiva e percepção dos conceitos de Geometria Espacial, evidenciando a Aprendizagem Significativa. Mesmo mostrando meus limites e possibilidades, com emoções boas e ruins, a autoanálise praxiológica mostrou-se como um importante meio científico para o desvelamento do habitus, proporcionando um ganho cognitivo e pedagógico para o docente. O estudo deixa claras as ideias de diferenciação progressiva e reconciliação integradora e os tipos de Aprendizagem Significativa. Também trouxe clareza e contribuição científica sobre o assunto do material potencialmente significativo, obtenção de subsunçor e organizador prévio, além de evidenciar a Aprendizagem Significativa não somente na esfera discente, mas também no universo docente. Concluímos ressaltando a importância da participação ativa dos discentes no processo educativo da Geometria Espacial. A construção como etapa inicial do fazer didático pedagógico possibilitará aos discentes a tomada de decisões, colocando-os no centro da atividade educativa, e isso seguramente será significativo para o seu desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem significativa.
Resumo em lingua estrangeira: Spatial Geometry is one of the essential branches of Mathematics that enables the scientific formation of the student and an important part of the process of understanding the Amazonian reality. However, the teaching experiences of this theme have been presented in an unmotivated and uninteresting way, making the teaching mechanical and with low student achievement. This work presents a critical-reflexive description accompanied by a praxiological analysis in the context of producing material with significant potential for the study of Geometry using the buriti bush, a typical palm tree from the Amazonian context. In this investigation we propose a discussion about possible theoretical-methodological alternatives for the Teaching of Spatial Geometry that can promote the meaningful learning of the contents by the students. The objective of this work was to epistemologically analyze the didactic propositions regarding the construction of objects with potential meaning, from the buriti bush, for learning concepts of Spatial Geometry. To achieve this objective, we focused on the artisanal making of geometric solids with the buriti bush (Mauritia flexuosa), a typical Amazonian palm, reflecting on the knowledge mobilized and the theoretical, epistemological and didactic possibilities in relation to the idea of potentially significant material. in Spatial Geometry. The research proposes to answer the guiding question: what mathematical knowledge can be mobilized during the process of building didactic materials with potential meaning for the learning of Spatial Geometry? As a methodology, we use qualitative research whose design is narrative, that is, we do a praxeological self-analysis during the artisanal process of making geometric solids with buriti raw material, so I am the subject of the research and my reflections, before, during and after of practice constituted the analysis data of this research. The research methodology was organized in four stages: 1) Bibliographic study on the Theory of Meaningful Learning (MLT) and Bourdieu's praxiology to support the discussions; 2) Collection of natural material from buriti; 3) Construction of geometric objects; 4) Organization of data and praxiological analysis of mathematical knowledge on Spatial Geometry that emerged during the construction process, in connection with the MLT. As methodological instruments, a record book, filming while building the threedimensional shapes, and photographs taken during and after the construction process of the geometric materials were used. Data analysis is an accurate reflective and concise process about the intellectual reasons that guide my practice. The epistemological basis on which this research was based was David Ausubel's Theory of Meaningful Learning; about the theories used, we seek help in texts that address the learning of Spatial Geometry, going through the history of Mathematics, teaching Geometry and some reflections on the skills required in the National Common Curricular Base in relation to Spatial Geometry; always looking for connections with MLT. The results show the importance of teacher reflection on teaching materials and on the knowledge construction process from the student's perspective. The research showed that, during the task of building materials, several mathematical concepts in the field of Geometry are mobilized; that many of these concepts were apprehended in a significant way, others mechanically, and others still need more theoretical subsidies to understand them. The investigation showed that the constructive process enabled the mobilization of concepts, procedures, attitudes and epistemological reflections, which modified my cognitive structure and perception of the concepts of Spatial Geometry, evidencing significant learning. Even showing my limits and possibilities, enabling good and bad emotions, praxiological selfanalysis proved to be an important scientific means for unveiling the habitus, providing a cognitive and pedagogical gain for the teacher. The study makes clear the ideas of progressive differentiation and integrative reconciliation and the types of meaningful learning. It brought clarity and scientific contribution on potentially significant material, obtaining subsumer and previous organizer, in addition to evidencing significant learning not only in the student sphere, but also in the teaching universe. We conclude by emphasizing the importance of students' active participation in the educational process of Spatial Geometry. The construction as an initial stage of pedagogical teaching will enable students to make decisions, placing them at the center of educational activity, this will surely be significant for their cognitive development and meaningful learning.
Palavra-chave: Geometria espacial
Aprendizagem significativa
Conceitos matemáticos
Construções matemáticas
Palavra-chave em lingua estrangeira: Spatial geometry
Significant learning
Mathematical concepts
Mathematical making of
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: ALCÂNTARA FILHO, José de. Desenvolvimento de materiais potencialmente significativos a partir de matéria-prima da Amazônia para a construção de conceitos matemáticos de sólidos geométricos. 2022. 164 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5888
Data defesa documento: 11-Nov-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2022_José de Alcântara Filho.pdf4.4 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.