Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/5899
Tipo documento: | Tese |
Título: | Elementos do saber profissional na formação do professor de matemática da Universidade Federal do Amazonas : uma matemática para ensinar (1980-1995) |
Autor(es): | Moraes Júnior, Rogério Jacinto de |
Orientador(a): | Valente, Wagner Rodrigues |
Membro da Banca: | Valente, Wagner Rodrigues |
Membro da Banca: | Wielewski, Gladys Denise |
Membro da Banca: | Pinto, Neuza Bertoni |
Membro da Banca: | Berticelli, Danilene Gullich Donin |
Membro da Banca: | Morais, Rosilda dos Santos |
Resumo : | Durante um certo período da história da educação matemática do Brasil, os cursos de licenciatura em matemática priorizaram na formação de professores os conteúdos específicos da matemática, acreditando que esses saberes seriam suficientes para a docência. Entretanto, as necessidades de articulação entre saberes advindos do campo disciplinar e aqueles das Ciências da Educação foram tomando o centro de grandes debates, principalmente, por especialistas das áreas da matemática e da pedagogia. Esta pesquisa tem por objetivo analisar os saberes organizados nos processos de formação de professor de matemática da UFAM, no período de 1980 a 1995, em uma perspectiva cultural e histórica. Esta pesquisa se justifica pela importância dos estudos sobre as mudanças no corpo de saberes profissionais que foram caracterizando a formação de professores no recorte de tempo em análise, principalmente, nas (trans)formações dos saberes adquiridos no campo das Ciências da Educação. Elencou-se como fonte de pesquisa as grades curriculares, as legislações vigentes, plano de curso, relatórios, registro de eventos, programas, ementas entre outros documentos. O tratamento dessas informações é norteado pelo seguinte problema de pesquisa: que mudanças ocorreram no saber profissional do professor de matemática que teve formação no curso de licenciatura da UFAM no período 1980 a 1995? Apoia-se em aporte teórico-metodológico que segue orientações de teóricos da História Cultural, por André Chervel, da cultura escolar, por Dominique Julia, na construção histórica do conhecimento, dada por Peter Burke e dos estudos do saber profissional docente, analisados em uma perspectiva histórica como a articulação entre o saber a ensinar e o saber para ensinar, por Borer, Hofstetter, Schneuwly e Valente. A análise dos dados aponta uma mobilização de inserção de elementos do campo das Ciências da Educação, mesmo de maneira tímida, no curso de licenciatura da UFAM, revelados principalmente sobre a rubrica Prática de Ensino de Matemática, que se encontra elementos da matemática para ensinar. Dessa forma, contribuindo para a construção de elementos do saber profissional do professor de matemática, oportunizando os processos para a produção de saberes. O que permite sustentar que o curso de Licenciatura em Matemática da UFAM, a princípio de cunho marcadamente disciplinar, orientado pelo campo matemático, seguiu um movimento contínuo de incorporação das Ciências da Educação na transformação de suas rubricas curriculares. |
Resumo em lingua estrangeira: | During a certain period in the history of mathematics education in Brazil, undergraduate courses in mathematics prioritized specific mathematics content in teacher training, believing that this knowledge would be sufficient for teaching. However, the articulation needs between knowledge coming from the disciplinary field and that of the Educational Sciences were taking the center of great debates, mainly, by specialists in the areas of mathematics and pedagogy. This research aims to analyze the knowledge organized in the formation processes of mathematics teachers at UFAM, in the period from 1980 to 1995, in a cultural and historical perspective. This research is justified by the importance of studies on the changes in the body of professional knowledge that were characterizing teacher education in the time frame under analysis, mainly in the (trans)formation of knowledge acquired in the field of Educational Sciences. Curriculum grids, current legislation, course plan, reports, event registration, programs, menus, among other documents, were listed as research sources. The treatment of this information is guided by the following research problem: what changes occurred in the professional knowledge of the mathematics teacher who was trained in the undergraduate course at UFAM in the period 1980 to 1995? It is based on a theoretical-methodological contribution that follows guidelines from Cultural History theorists, by André Chervel, from school culture, by Dominique Julia, in the historical construction of knowledge, given by Peter Burke and from studies of professional teaching knowledge, analyzed in a historical perspective as the articulation between knowledge to teach and knowledge to teach, by Borer, Hofstetter, Schneuwly and Valente. Data analysis points to a mobilization of insertion of elements from the field of Educational Sciences, even in a timid way, in the UFAM degree course, revealed mainly under the heading Practice of Teaching Mathematics, where elements of mathematics to teach are found. Thus, contributing to the construction of elements of professional knowledge of mathematics teachers, providing opportunities for processes for the production of knowledge. This allows us to argue that the undergraduate course in mathematics at UFAM, at first markedly disciplinary in nature, guided by the mathematical field, followed a continuous movement of incorporating Educational Sciences in the transformation of its curricular rubrics. |
Palavra-chave: | História da educação matemática Formação de professores Saberes a ensinar e para ensinar |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | History of mathematics education Teacher training Knowledge to teach and to teach |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | MORAES JÚNIOR, Rogério Jacinto de. Elementos do saber profissional na formação do professor de matemática da Universidade Federal do Amazonas: uma matemática para ensinar (1980-1995). 2022. 158 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5899 |
Data defesa documento: | 14-Dec-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2022_Rogério Jacinto de Moraes Júnior.pdf | 5.46 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.