Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5906
Tipo documento: Tese
Título: Saberes docentes constituídos mediados pelas Tecnologias Digitais (TD) : desafios docentes de ciências e matemática em tempo de pandemia da Covid-19
Autor(es): Pinto, Rafael Alberto Vital
Orientador(a): Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti
Membro da Banca: Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti
Membro da Banca: Hardoim, Edna Lopes
Membro da Banca: Wielewski, Gladys Denise
Membro da Banca: Gusmão, Cleide Aparecida Ferreira da Silva
Membro da Banca: Cardoso, Nerio Aparecido
Resumo : A tecnologia tem sido uma força transformadora no comportamento da sociedade ao longo da história da humanidade. A técnica, que se apoia na ciência, tornou-se uma forma poderosa de intervenção material que afeta cada vez mais o nosso modo de vida cultural e nossas formas de sociabilidade. Isso tem motivado a compreensão do conhecimento exigido pelo universo digital da sociedade contemporânea e impactado no desenvolvimento de atividades educativas mediadas pelas Tecnologias Digitais (TDs). Dessa forma, este estudo tem como objetivo investigar os Saberes Docentes já constituídos de professores de Ciências e Matemática da Educação Básica da Escola Estadual José Ângelo dos Santos, localizada no município de Barra do Garças – MT, que são mediados pelas Tecnologias Digitais (TD). Além disso, analisou as dificuldades enfrentadas por esses profissionais durante o ensino remoto emergencial decorrente da pandemia de COVID-19, bem como identificar as alternativas adotadas para superar essas dificuldades. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi o Estudo de Caso, tendo como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, para tanto utilizou-se para produção de dados os instrumentos de coleta de dados, como questionários e entrevistas com os sujeitos da pesquisa. A análise dos dados ocorreu por meio de análises descritivas e interpretativas da categorização dos Saberes Docentes mediados pela TD, proposta sugerida pela Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos mostram as experiências dos Saberes Docentes já constituídos e as dificuldades e alternativas mobilizadas durante o ensino remoto em tempos de pandemia de Covid-19. Enfim, a pesquisa destaca a importância de políticas públicas e programas de formação inicial e continuada que incentivem e apoiem os professores na adoção das TDs, visando a melhoria dos resultados educacionais e a promoção de uma educação em tempos de crise.
Resumo em lingua estrangeira: Technology has been a transforming force in society's behavior throughout human history. Technique, which is based on science, has become a powerful form of material intervention that increasingly affects our cultural way of life and our forms of sociability. This has motivated the understanding of the knowledge required by the digital universe of contemporary society and impacted the development of educational activities mediated by Digital Technologies (DTs). Thus, this study aims to investigate the Teaching Knowledge already constituted by Science and Mathematics teachers of Basic Education at the José Ângelo dos Santos State School, located in the municipality of Barra do Garças - MT, which are mediated by Digital Technologies (DT) . In addition, analyze the difficulties faced by these professionals during emergency remote teaching due to the COVID-19 pandemic, as well as identify the alternatives adopted to overcome these difficulties. The methodology used in this research was the Case Study, having as a methodological approach the qualitative research, for that, data collection instruments were used for data production, such as interviews and interviews with the research subjects. Data analysis took place through descriptive and interpretive analyzes of the categorization of Teaching Knowledge mediated by DT, a proposal suggested by Content Analysis. The results obtained show the experiences of existing Teaching Knowledge and the difficulties and alternatives mobilized during remote teaching in times of the Covid-19 pandemic. Finally, the research highlights the importance of public policies and initial and continuing education programs that encourage and support teachers in the adoption of DTs, aiming at improving educational results and promoting education in times of crisis.
Palavra-chave: Tecnologias digitais
Saber docente
Ensino remoto
Pandemia de Covid-19
Palavra-chave em lingua estrangeira: Digital technologies
Teaching knowledge
Remote teaching
Covid-19 pandemic
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: PINTO, Rafael Alberto Vital. Saberes docentes constituídos mediados pelas Tecnologias Digitais (TD): desafios docentes de ciências e matemática em tempo de pandemia da Covid-19. 2023. 243 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5906
Data defesa documento: 3-May-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2023_Rafael Alberto Vital Pinto.pdf3.97 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.