Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/593
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Fernando Gil Paiva-
dc.date.accessioned2018-02-03T13:15:09Z-
dc.date.available2013-05-29-
dc.date.available2018-02-03T13:15:09Z-
dc.date.issued2013-04-05-
dc.identifier.citationMARTINS, Fernando Gil Paiva. Flash mob: práticas midiáticas e a intervenção urbana em tempos de cibercultura. 2013. 110 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/593-
dc.description.abstractBased on the perspective of communication as Science of Culture (LIMA, 2011), this research clarifies, in the beginning of the 21st century, the media dimension of flash mobs in the use of cyberspace and in the actualization of organized multitudes for something that makes difference in the daily urban globalized experience. Flash mobs can be understood as instantaneous gatherings and spreads in squares, parks, stations, etc. with a previous mobilization through social networks. To localize flash mobs as contemporary interventions, seven relevant cases of videos (registers) have been selected from YouTube to compose a descriptive panorama of flash mobs, as well as the comparison to other examples, as the happenings in the 1960‟s, which mobilization was pre-internet. The selected cases, in Brazil and some metropolises in the world, contribute to conceptualize flash mobs, situated since its creation, in New York, 2003, by journalist Bill Wasik. Furthermore, this interdisciplinary research, supported by communication, reunites some concepts like: the city (Sennett); the performance (Schechner); Cyberculture (Lemos; and Lévy); non-place, place and in-between (Augé; Serpa; Castrogiovanni; and Tuan); changes and gifts (Mauss; Simmel; and Lévi-Strauss); space, time and pause (Tuan); globalization (Octavio Ianni); etc.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2018-02-02T20:27:32Z No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Fernando Gil Paiva Martins.pdf: 2644326 bytes, checksum: 6fa0cf335a368d6524042db8e044c368 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2018-02-03T13:15:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Fernando Gil Paiva Martins.pdf: 2644326 bytes, checksum: 6fa0cf335a368d6524042db8e044c368 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-03T13:15:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Fernando Gil Paiva Martins.pdf: 2644326 bytes, checksum: 6fa0cf335a368d6524042db8e044c368 (MD5) Previous issue date: 2013-04-05en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFlash mob : práticas midiáticas e a intervenção urbana em tempos de ciberculturapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCiberculturapt_BR
dc.subject.keywordFlash mobpt_BR
dc.subject.keywordPráticas midiáticaspt_BR
dc.contributor.advisor1Gushiken, Yuji-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4697447223916653pt_BR
dc.contributor.referee1Gushiken, Yuji-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4697447223916653pt_BR
dc.contributor.referee2Osório, Patrícia Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1401118064814289pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4499825252458892pt_BR
dc.description.resumoPor meio da perspectiva da comunicação como ciência da cultura (LIMA, 2011), esta pesquisa evidencia, no início do século XXI, a dimensão midiática de flash mobs no uso do ciberespaço e na atualização de multidões organizadas para um acontecimento que faz diferença no cotidiano da experiência urbana globalizada. Flash mobs são entendidos como agrupamentos e dispersões instantâneos em praças, parques, estações, etc. com mobilização prévia em redes sociais. Para localizar flash mobs como intervenções contemporâneas, sete casos relevantes de vídeos (registros) do YouTube foram selecionados para compor um panorama descritivo de flash mobs, bem como a comparação a outros exemplos, como os happenings, nos anos 1960, cuja mobilização era anterior à internet. Os casos selecionados, no Brasil e em metrópoles do mundo, contribuem para formar um conceito de flash mob, situado desde sua criação, em 2003, Nova York, pelo jornalista Bill Wasik. Com isso, esta pesquisa interdisciplinar se constrói aportada pela comunicação, a partir de conceitos como: a cidade (Sennett); a performance (Schechner); a cibercultura (Lemos; Lévy); o não-lugar, o lugar e o entre-lugar (Augé; Serpa; Castrogiovanni; e Tuan); as trocas e a dádiva (Mauss; Simmel; e Lévi-Strauss); o espaço, o tempo e a pausa (Tuan); a globalização (Ianni), e outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Linguagens (IL)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporâneapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Cyberculturept_BR
dc.subject.keyword2Flash mobspt_BR
dc.subject.keyword2Media practicespt_BR
dc.contributor.referee3Serpa, Angelo Szaniecki Perret-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3802687148526312pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2013_Fernando Gil Paiva Martins.pdf2.58 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.