Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5962
Tipo documento: Dissertação
Título: Atividade lúdica no ensino de química : uma proposta de guia didático para o estudo de termoquímica
Autor(es): Martins, Genivania Silva Oliveira
Orientador(a): Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
Membro da Banca: Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
Membro da Banca: Costa, Rúbia Darivanda da Silva
Membro da Banca: Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti
Resumo : Este trabalho se insere no âmbito das pesquisas que se dedicam aos estudos sobre o Ensino de Química na Educação Básica, em relação ao processo de ensino e aprendizagem no conteúdo de Termoquímica. Tendo como objetivo geral, fornecer subsídios didáticos para que o ensino de Termoquímica ocorra de forma eficaz, a fim de que os conceitos abordados, dentro da temática sejam compreendidos e construídos pelos estudantes da Educação Básica de forma dinâmica, significativa e participativa. Diante da natureza eminentemente abstrata da Química, as atividades lúdicas se configuram como uma importante estratégia didática para promover a compreensão dos conceitos mais complexos e abstratos presentes nos conteúdos de Química. Dessa forma, para colaborar com o Ensino de Ciências, especificamente, o de Química, em relação ao conteúdo de Termoquímica, investigou-se os saberes pedagógicos de conteúdos químicos de professores das Escolas Estaduais do Município de Campo Verde-MT, sobre o uso de atividades lúdicas como estratégia didática para o ensino de Termoquímica. Nesse sentido, apresenta-se a seguinte questão norteadora: como se configuram e se expressam as estratégias e atividades didáticas dos professores de Química, ao relatarem o ensino sobre o conceito de Termoquímica que realizam na Educação Básica? Para elucidar a questão proposta, recorre-se as conjecturas do método qualitativo, pautado nas técnicas de Estudo de Caso, que trata de um viés focado no estudo de uma particularidade, possibilitando sistematizar o conhecimento com base nas experiências vividas pelos participantes da pesquisa, compreendendo como os professores desenvolvem suas práticas pedagógicas. Os dados para análise emergiram de questionários e entrevistas semiestruturadas com os participantes. Como método de análise de dados, recorreu-se a Análise Textual Discursiva, pois permite uma análise rigorosa e síntese subsequente, possibilitando a construção de novos conhecimentos, de forma a ampliar os significados do fenômeno pesquisado. Pode-se constatar, a partir da revisão bibliográfica e de análise de dados, em relação a compreensão dos conceitos presentes no conteúdo de Termoquímica – como calor, temperatura, energia e processos de reações exotérmica e endotérmica, entre outros – que muito precisa ser investigado, pois são conceitos que trazem muita divergência, quanto ao seu entendimento e isso pode corroborar com a falta de interesse do aluno por essa temática. Dessa forma, propõe-se, nesta pesquisa, um produto educacional na forma de Guia Didático, intitulado Entre o cotidiano e a ciência: Debates Termoquímicos, trazendo atividades lúdicas sobre os conceitos de Termoquímica, como as Histórias em Quadrinhos, por exemplo, como forma de colaborar com o ensino destes conceitos na Educação Básica, com a finalidade de tornar a aula de Química mais dinâmica e interativa, possibilitando, em termos mais amplos, que os alunos consigam se tornar sujeitos participativos e autônomos da sua própria aprendizagem.
Resumo em lingua estrangeira: This work falls within the scope of research dedicated to studies on the Teaching of Chemistry in Basic Education, in relation to the teaching and learning process in the content of Thermochemistry. With the general objective of providing didactic subsidies for the teaching of Thermochemistry to occur effectively, so that the concepts addressed within the theme are understood and built by students of Basic Education in a dynamic, meaningful and participatory way. Given the eminently abstract nature of Chemistry, recreational activities are configured as an important didactic strategy to promote the understanding of the more complex and abstract concepts present in the contents of Chemistry. Thus, to collaborate with Science Teaching, specifically Chemistry, in relation to Thermochemistry content, we investigated the pedagogical knowledge of chemical content of teachers of State Schools in the county of Campo Verde-MT, on the use of playful activities as a didactic strategy for the teaching of Thermochemistry. In this sense, the following guiding question is presented: how are the didactic strategies and activities of Chemistry teachers configured and expressed, when reporting the teaching on the concept of Thermochemistry that they carry out in Basic Education? To elucidate the proposed question, we resort to the conjectures of the qualitative method, based on the Case Study techniques, which deals with a bias focused on the study of a particularity, making it possible to systematize knowledge based on the experiences lived by the research participants, comprising how teachers develop their pedagogical practices. Data for analysis emerged from questionnaires and semi-structured interviews with participants. As a method of data analysis, Discursive Textual Analysis was used, as it allows a rigorous analysis and subsequent synthesis, enabling the construction of new knowledge, in order to expand the meanings of the researched phenomenon. It can be seen, from the bibliographic review and data analysis, in relation to the understanding of the concepts present in the content of Thermochemistry - such as heat, temperature, energy and processes of exothermic and endothermic reactions, among others - that much needs to be investigated, as they are concepts that bring a lot of confusion, regarding their understanding and this can corroborate with the lack of student interest in this theme. Thus, this research proposes an educational product in the form of a Didactic Guide, entitled Between everyday life and science: Thermochemical Debates, bringing playful activities on the concepts of Thermochemistry, such as Comics, for example, as a way of to collaborate with the teaching of these concepts in Basic Education, with the purpose of making the Chemistry class more dynamic and interactive, enabling, in broader terms, that students can become participatory and autonomous subjects of their own learning.
Palavra-chave: Ensino de química
Atividades lúdicas
Guia didático
Termoquímica
Palavra-chave em lingua estrangeira: Chemistry teaching
Playful activities
Didactic guide
Thermochemistry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais
Referência: MARTINS, Genivania Silva Oliveira. Atividade lúdica no ensino de química: uma proposta de guia didático para o estudo de termoquímica. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5962
Data defesa documento: 25-Fev-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Genivania Silva Oliveira Martins.pdf933.6 kBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2022_Genivania Silva Oliveira Martins - Prod. Educacional.pdf3.82 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.