Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5975
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoura, Henrique Alberto-
dc.date.accessioned2024-09-23T15:06:09Z-
dc.date.available2022-02-09-
dc.date.available2024-09-23T15:06:09Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.identifier.citationMOURA, Henrique Alberto. Cinemática inclusiva. 2021. 194 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/5975-
dc.description.abstractIn this dissertation, a didactic sequence of kinematics was developed for a class from the 1st year of high school students, of the regular education, with an adequate planning for the simultaneous care of a class of students with and without visual impairment. For this purpose, Vygotsky's Historical-Cultural Theory was used as the theoretical foundation, mainly the foundations of mediation. Another important contribution to the construction of the didactic sequence are the principles of the Universal Design for Learning - UDL. The didactic sequence was divided into six lesson plans, and to break the pedagogical barriers so present in traditional didactics, multi-sensory equipments were developed for each plan. These equipments were used in the mediation process of the main concepts of kinematics, such as: material point, extended body, referential, trajectory, movement, velocity, acceleration, uniform rectilinear motion and uniformly varied rectilinear movement, as well as for a better understanding of the worked equations. For the last lesson plan, an experimental device was built using an Arduino platform, to produce sound signals to illustrate the movement of a mobile (billiard ball) for students with visual impairment and, also, to acquire temporal data from the mobile in Uniformly Varied Rectilinear Movement into an inclined plane. In the qualitative and quantitative analysis of the product of this dissertation, the effectiveness of the teaching sequence and multisensorial equipment, built were evidenced, since students with and without visual impairment, experienced equal footing in the knowledge construction process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2023-07-10T18:49:53Z No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Henrique Alberto Moura.pdf: 3136474 bytes, checksum: 7143368037918d2547abc9ac04850ac9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2024-09-23T15:06:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Henrique Alberto Moura.pdf: 3136474 bytes, checksum: 7143368037918d2547abc9ac04850ac9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-23T15:06:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Henrique Alberto Moura.pdf: 3136474 bytes, checksum: 7143368037918d2547abc9ac04850ac9 (MD5) Previous issue date: 2021-12-20en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCinemática inclusivapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de físicapt_BR
dc.subject.keywordCinemáticapt_BR
dc.subject.keywordInclusãopt_BR
dc.subject.keywordTeoria histórico - cultural de Vygotsky e desenho universal para aprendizagempt_BR
dc.contributor.advisor1Prado, Rogério Junqueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8485801877869591pt_BR
dc.contributor.referee1Prado, Rogério Junqueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8485801877869591pt_BR
dc.contributor.referee2Carara, Sabrina Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0332844927349554pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0455159509425701pt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação, foi desenvolvida uma sequência didática de cinemática para uma turma do 1º ano do ensino médio regular com planejamento adequado para o atendimento simultâneo de alunos com e sem deficiência visual. Para tanto foi utilizada como fundamentação teórica a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky, principalmente os fundamentos da mediação. Outra contribuição importante para a construção da sequência didática são os princípios do Desenho Universal para Aprendizagem – DUA. A sequência didática foi dividida em seis planos de aula e, na tentativa de proporcionar a quebra de barreiras pedagógicas tão presentes na didática tradicional, foram confeccionados equipamentos multissensoriais para cada um deles. Esses equipamentos foram utilizados no processo de mediação dos principais conceitos de cinemática, tais como ponto material, corpo extenso, referencial, trajetória, movimento, velocidade, aceleração, MRU e MRUV, bem como para uma melhor compreensão das equações trabalhadas. Para o último plano de aula foi construído um aparato experimental com o uso de plataforma Arduino para a produção de sinais sonoros que ilustrem o movimento de um móvel (bola de bilhar) e, também, para a aquisição de dados temporais do móvel em Movimento Retilíneo Uniformemente Variado - MRUV num plano inclinado. Nas análises qualitativa e quantitativa do produto desta dissertação ficou evidenciada a eficácia da sequência de ensino e equipamentos construídos, uma vez que alunos com deficiência visual ficaram em situação de igualdade no processo de construção do conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Teaching physicspt_BR
dc.subject.keyword2Kinematicspt_BR
dc.subject.keyword2Inclusionpt_BR
dc.subject.keyword2Vygotsky's historical - cultural theory and universal design for learningpt_BR
dc.contributor.referee3Mello, Geison Jader-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9794369843997713pt_BR
dc.contributor.referee4Marques, João Basso-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7504881282942727pt_BR
dc.contributor.referee5Tasayco, Carlos Manuel Sanchez-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/0220143219319296pt_BR
dc.contributor.referee6Arruda, Pâmella Marques de-
dc.contributor.referee6ID012.886.241-66pt_BR
dc.contributor.referee6Latteshttp://lattes.cnpq.br/0289547644996801pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Henrique Alberto Moura.pdf3.06 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.