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http://ri.ufmt.br/handle/1/5999
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A dobradiça da vivência : Nietzsche e Winnicott |
Autor(es): | Santos, Lindcélia Cristina dos |
Orientador(a): | Monteiro, Silas Borges |
Membro da Banca: | Monteiro, Silas Borges |
Membro da Banca: | Tomaz, Vera Lúcia Blum |
Membro da Banca: | Olini, Polyana Cindia |
Resumo : | Esta dissertação busca explorar o conceito de vivência-Erlebnis na filosofia de Nietzsche, em conjunto ao olhar psicanalítico de Winnicott, expresso no desenho de uma dobradiça que permite abrir e fechar a passagem dos elementos do mundo interno e do mundo externo. Vivência (Erlebnis) em Nietzsche, evoca, na construção de seu pensamento, um “ainda estar presente quando algo na vida acontece”— estruturada por Viesenteiner tal como, um conceito que apresenta três características fundamentais: imediatez, significabilidade e dimensão estética — e encontra, na psicanálise articulada por Winnicott, um movimento que potencializa a abertura de caminhos e discussões dos aspectos inconscientes encontrados no teor da vivência. Na construção dessa dobradiça, que possui a função de aproximar e distanciar os autores, na medida em que tal material estético-individual perpassa do mundo interno ao externo, o ponto de encontro entre ambos é o espaço transicional: um conceito criado por Winnicott para dar vazão aos elementos subjetivos localizados no mundo interno, com os elementos objetivos do mundo externo compartilhado. Assim, na proposta de investigação do conceito de vivência abordado neste texto, coloca-se às margens do conteúdo estético-imediato-significativo para o vivente despertado por suas vivências encontrou na clínica psicanalítica um espaço de potência para experienciar a vivência inscrita na própria pele. |
Resumo em lingua estrangeira: | This dissertation seeks to explore the concept of erlebnis-experience in Nietzsche's philosophy, together with Winnicott's psychoanalytic look, expressed in the drawing of a hinge that allows opening and closing the passage of the elements of the internal world and the external world. Experience (Erlebnis) in Nietzsche evokes, in the construction of his thought, a "still being present when something in life happens"— structured by Viesenteiner as, a concept that presents three fundamental characteristics: immediacy, significability and aesthetic dimension — and finds, in the psychoanalysis articulated by Winnicott, a movement that enhances the opening of paths and discussions of the unconscious aspects found in the content of the experience. In the construction of this hinge, which has the function of approaching and distancing the authors, to the extent that such aesthetic-individual material permeates the internal to the external world, the meeting point between them is the transitional space: a concept created by Winnicott to give flow to subjective elements located in the internal world, with the objective elements of the shared external world. Thus, in the research proposal of the concept of experience addressed in this text, it places itself on the margins of the aesthetic-immediate-significant content for the living person awakened by his experiences found in the psychoanalytic clinic a space of power to experience the experience inscribed in his own skin. |
Palavra-chave: | Vivência Erlebnis Nietzsche Winnicott |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Experience Erlebnis Nietzsche Winnicott |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Referência: | SANTOS, Lindcélia Cristina dos. A dobradiça da vivência: Nietzsche e Winnicott. 2021. 96 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5999 |
Data defesa documento: | 24-Sep-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGPsi - Dissertações de mestrado |
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