Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6006
Tipo documento: Dissertação
Título: As habitações da etnia Kawaiweté/Kaiabi como temática de material didático para promover aprendizagens no ensino médio
Autor(es): Oliveira, Leilane Alves de
Orientador(a): Ribeiro, Katia Dias Ferreira
Coorientador: Rezende, Lorenna Cardoso
Membro da Banca: Moraes, Mariuce Campos de
Membro da Banca: Ribeiro, Kátia Dias Ferreira
Membro da Banca: Guilardi Junior, Felicio
Membro da Banca: Rezende, Lorenna Cardoso
Resumo : O presente estudo tem como objetivo geral apresentar um material didático, com a temática “Habitações dos indígenas e o ensino de Ciências da Natureza”, de forma a favorecer a aprendizagem de conteúdos científicos, sociais e culturais por estudantes do Ensino Médio. Além disso, objetiva trabalhar conceitos do ensino de Ciências da Natureza, relacionados aos conhecimentos e às práticas do povo Kaiabi, com o intuito de possibilitar uma melhor aprendizagem de ciências e de contribuir com o resgate e conhecimento da cultura dos povos indígenas e com a superação do preconceito e da discriminação que eles sofrem. Tem-se como orientação teórica os pressupostos da Alfabetização Científica, da Educação CTSA e o pensamento freiriano no que diz respeito à abordagem temática. Esta investigação conduziu a elaboração de um material didático, o livreto, e o estudo de sua utilização em sala de aula. A elaboração desse material didático teve por base as informações obtidas em uma entrevista on-line com membros não indígenas do Museu Vale do Arinos, localizado no município de Juara, MT. Nessa entrevista, foi possível conhecer os recursos vegetais e as técnicas construtivas utilizadas pelos indígenas nas construções de suas casas, o que possibilitou um melhor entendimento sobre as suas habitações para a posterior produção do livreto sobre a cultura Kaiabi, relacionando saberes indígenas com Ciências da Natureza. Após a elaboração do material didático, ele foi utilizado e validado em ações pedagógicas em uma escola da rede pública de ensino de Sinop/MT, em parceria com uma professora de Ciências da Natureza do Ensino Médio. A professora utilizou o diário de bordo para registrar as suas percepções quanto às aprendizagens dos alunos e respondeu a formulários a fim de avaliar os aspectos técnicos e pedagógicos do material didático. Durante a aplicação do material didático em sala de aula e as aplicações das estratégias, a avaliadora envolveu os alunos com a temática possibilitando discussões pertinentes. A partir da análise dos formulários e do diário de bordo, foi possível concluir que o livreto, pode auxiliar os professores ao trabalharem conceitos de Ciências da Natureza relacionados com a cultura dos povos indígenas. Assim, verifica-se que esse material possibilitou uma maior compreensão dos conteúdos científicos apresentados, como também contribuiu para que os alunos discutissem assuntos relevantes para a sociedade atual.
Resumo em lingua estrangeira: The present study presents an investigation about the elaboration and use of didactic material with the theme dwellings of the indigenous people of the Kaiabi ethnicity from villages in the Lower Xingu region, in order to favor the learning of scientific, social and cultural contents by high school students. Working on science teaching concepts related to the knowledge and practices of indigenous peoples can enable better science learning and contribute to the rescue and knowledge of the culture of indigenous peoples, to overcome prejudice and discrimination against these peoples. This investigation was developed in the following stages: elaboration of the didactic material, a booklet, and its use in the classroom. The elaboration of the didactic material was made from information obtained in an online interview with non-indigenous members of the Vale do Arinos Museum, located in the municipality of Juara, MT. In this interview, it was possible to know the plant resources used by the indigenous people in the construction of their houses and the construction methods. The interview allowed a better understanding of indigenous dwellings and the production of a booklet on the Kaiabi culture relating indigenous knowledge with Natural Sciences. After the elaboration of the teaching material, it was used and validated in pedagogical actions in a public school in Sinop/MT, in partnership with a high school teacher of Natural Sciences. The teacher used the logbook to record her perceptions of the students' learning and answered forms in order to evaluate the technical and pedagogical aspects of the teaching material. From the analysis of the forms and the logbook, it was possible to conclude that the booklet entitled Habitações Indígenas e o Ensino de Ciências da Natureza helps teachers to work on concepts of Natural Sciences related to the history of indigenous peoples in which it allows a greater understanding content and helped students learn to discuss relevant issues in our current society.
Palavra-chave: Ensino de ciências
Etnia Kaiabi
Habitações indígenas
Livreto
Palavra-chave em lingua estrangeira: Science teaching
Kaiabi ethnicity
Indigenous housing
Booklet
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: OLIVEIRA, Leilane Alves de. As habitações da etnia Kawaiweté/Kaiabi como temática de material didático para promover aprendizagens no ensino médio. 2022. 162 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6006
Data defesa documento: 9-Jun-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUS - ICNHS - PPGECM - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Leilane Alves de Oliveira.pdf8.88 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.