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http://ri.ufmt.br/handle/1/6024
Tipo documento: | Tese |
Título: | A interdisciplinaridade e a abordagem ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) em três cursos de licenciatura em ciências naturais/da natureza ofertadas por instituições sediadas na Amazônia Legal |
Autor(es): | Vilela, Marcos Vinicius Ferreira |
Orientador(a): | Araújo, Cleusa Suzana Oliveira de |
Membro da Banca: | Araújo, Cleusa Suzana Oliveira de |
Membro da Banca: | Darsie, Marta Maria Pontin |
Membro da Banca: | Ferreira, Maria Saleti Ferraz Dias |
Membro da Banca: | Costa, Mauro Gomes da |
Membro da Banca: | Magalhães Junior, Carlos Alberto de Oliveira |
Resumo : | O presente trabalho teve por objetivo compreender como foram concebidas e estruturadas três licenciaturas em Ciências Naturais/da Natureza (LCN), ofertadas por instituições sediadas na Amazônia Legal e a ocorrência (ou não) da interdisciplinaridade e da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) nesses cursos. Estudos realizados no campo da interdisciplinaridade e da abordagem CTSA na formação de professores de Ciências, deram subsídio para a elaboração do referencial teórico e também guiaram as análises. O aspecto metodológico norteou-se pela abordagem qualitativa, de cunho exploratório e descritivo. Foram investigadas nesta pesquisa as licenciaturas em Ciências Naturais/da Natureza ofertadas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA) e pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Os instrumentos utilizados para produção dos dados foram documentos (projetos pedagógicos dos cursos e trabalhos de conclusão de curso) e entrevistas semiestruturadas (professores e coordenadores de curso). Inicialmente, a análise foi distinta de modo a caracterizar cada licenciatura investigada, para então, num segundo momento, identificar semelhanças e diferenças entre esses cursos, no que se refere ao seu processo de implantação, funcionamento e de que forma a interdisciplinaridade e a abordagem CTSA ocorrem neles. A exploração e análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo (AC) com o auxílio do software WebQDA e, a partir dela, observamos que as licenciaturas investigadas neste estudo estão sustentados na abordagem interdisciplinar, para a formação ofertada por esses cursos, ainda que obstáculos de natureza institucional, metodológica e relativos à formação dos professores façam com que a abordagem interdisciplinar vá perdendo força. Com relação a abordagem CTSA, percebemos que esta não se faz presente nas concepções que sustentam os cursos, bem como são desconhecidas por grande parte dos professores. Notamos, todavia, a ocorrência de uma abordagem intuitiva de elementos dessa natureza - interdisciplinaridade e CTSA - nos temas abordados em trabalhos acadêmicos e artigos, ainda que seus autores e até mesmos os professores que os orientam, não saibam que estão fazendo o uso destas. |
Resumo em lingua estrangeira: | The aim of the present study was to understand how three licenciaturas em Ciências Naturais/ da Natureza courses (LCN), offered by institutions based in the Legal Amazon and the occurrence (or not) of interdisciplinarity and the Science, Technology, Society and Environment approach were conceived and structured (CTSA) in these courses. Studies carried out in the field of interdisciplinarity and the CTSA approach in the training of science teachers gave support to the elaboration of the theoretical reference and also guided the analysis. The methodological aspect was guided by a qualitative, exploratory and descriptive approach. In this research the undergraduate courses in Natural Sciences / Nature offered by the Federal University of Amazonas (UFAM) and the Federal University of Pará (UFPA) and the Federal Institute of Mato Grosso (IFMT) were investigated. The instruments used to produce the data were documents (pedagogical projects of the courses and completion of the course) and semi-structured interviews (teachers and course coordinators). Initially, the analysis was different in order to characterize each undergraduate degree investigated, and then, in the second moment, to identify similarities and differences between these courses, with regard to their implementation process, and how interdisciplinarity and the CTSA approach occur in them. The analysis and analysis of the data was performed through the Content Analysis (CA) with the help of the WebQDA software and, from it, we observed that the degrees studied in this study are based on the interdisciplinary approach, for the training offered by these courses, even though obstacles of an institutional, methodological and teacher-training nature make the interdisciplinary approach lose its strength. With regard to the CTSA approach, we realize that this is not present in the conceptions that sustain the courses, as well as are unknown by most teachers. We note, however, the occurrence of an intuitive approach of elements of this nature - interdisciplinarity and CTSA - in the topics covered in academic papers and articles, even though their authors and even the teachers who guide them, do not know that they are making use of these. |
Palavra-chave: | Formação interdisciplinar de professores de ciências Ensino de ciências Formação docente por área do conhecimento Abordagem CTSA |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Interdisciplinary training of science teachers Science teaching Teacher training by area of knowledge STSA |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | VILELA, Marcos Vinicius Ferreira. A interdisciplinaridade e a abordagem ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) em três cursos de licenciatura em ciências naturais/da natureza ofertadas por instituições sediadas na Amazônia Legal. 2018. 379 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6024 |
Data defesa documento: | 11-Oct-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
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