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http://ri.ufmt.br/handle/1/6026
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | O Museu de História Natural de Mato Grosso Casa Dom Aquino : uma proposta de ensino da geografia por meio da educação patrimonial |
Autor(es): | Silva, Marinete Guimarães da |
Orientador(a): | Nora, Giseli Gomes Dalla |
Membro da Banca: | Nora, Giseli Gomes Dalla |
Membro da Banca: | Romancini, Sônia Regina |
Membro da Banca: | Silva, Jocenaide Maria Rossetto |
Resumo : | A Educação Patrimonial surge no Brasil na década de 1980, a partir das discussões relacionadas à preservação do Patrimônio Cultural. No contexto da Geografia escolar, as pesquisas nessa área são recentes e o seu ensino é essencial para que os indivíduos possam valorizar e se apropriar da cultura local, fortalecendo a memória, a cidadania e a identidade regional. O município de Cuiabá tem grande potencial para a pesquisa e a Educação Patrimonial e Museal, tendo em vista a existência de dezenove museus, sítios históricos como o centro do município tombado nacionalmente, sítios arqueológicos urbanos e rurais, sítios naturais, monumentos e edificações que datam desde o século XVIII e que testemunham a história da cidade com mais de três séculos de existência. Os espaços museológicos citados fazem a guarda de diversos tipos de acervos, sendo que para esta pesquisa foi escolhido o Museu de História Natural de Mato Grosso Casa Dom Aquino, porque essa instituição faz a salvaguarda de vestígios arqueológicos e comunica ao público a pré-história do estado e dos povos originários. A opção por esse museu também se deu pelo fato de estar aberto para visitação, de 2021 a 2023, em tempo de pandemia de COVID-19. Nesses termos, buscou-se compreender como a proposta da Educação Patrimonial contribui para a construção do saber geográfico e é um instrumento de valorização do Patrimônio de Cuiabá – MT. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, na qual foram realizados levantamentos e análises bibliográficas sobre a Educação Patrimonial, Patrimônio, Cidadania e o ensino de Geografia, além de visitas in loco para a coleta de dados. Como resultados, esta pesquisa abordou os Bens Patrimoniais em Mato Grosso; contextualizou o Museu de História Natural de Mato Grosso Casa Dom Aquino, as salas temáticas e as ações educativas e inclusivas que ocorrem durante o ano de 2021; e sugeriu um roteiro de atividades pedagógicas aos professores de Geografia fora do ambiente escolar, para serem realizadas com estudantes do ensino fundamental. Além desses profissionais, a proposta sugere ensinar Geografia por meio do estudo de um bem patrimonial, e pode ser realizada com indivíduos de todas as idades, que frequentam as escolas ou não, visto que a Geografia está em toda parte e pode acontecer em todos os espaços. Destaca-se que o museu objeto desta pesquisa é um lugar único, dotado de singularidades, sendo referência em Arqueologia, Paleontologia e Povos Indígenas no estado de Mato Grosso. Criado em 7 de dezembro de 2006, o museu iniciou suas atividades na casa/sede da chácara Bela Vista, construída em estilo colonial no século dezenove, localizada às margens do rio Cuiabá. Portanto, é um equipamento cultural de relevância geográfica, arqueológica e histórica. |
Resumo em lingua estrangeira: | Heritage education emerged in Brazil in the 1980s, from the discussions related to the preservation of cultural heritage. In the context of school geography, research in this area is recent and its teaching is essential so that individuals can value and appropriate the local culture, strengthening memory, citizenship, and regional identity. The city of Cuiabá has great potential for research and heritage education, considering the existence of nineteen museums, historical sites such as the historical city center nationally listed, urban, and rural archaeological sites, natural sites, monuments, and buildings dating from the eighteenth century and that testify to the history of the city with more than three centuries of existence. The museum spaces mentioned above guard various types of collections, and for this research the Museum of Natural History of Mato Grosso Casa Dom Aquino was chosen, because this institution safeguards archaeological remains and communicates to the public the prehistory of the state and the original peoples. The choice for this museum was also since it is open for visitation, from 2021 to 2023, in time of the COVID-19 pandemic. In these terms, we sought to understand how the proposal of heritage education contributes to the construction of geographical knowledge and is an instrument of appreciation of the heritage of Cuiabá- MT. This is a qualitative and exploratory research, in which surveys and bibliographic analyses were carried out on heritage education, heritage, citizenship and the teaching of geography, as well as on-site visits for data collection. As a result, this research addressed the patrimonial assets in Mato Grosso; contextualized the Natural History Museum of Mato Grosso Casa Dom Aquino, the thematic rooms and the educational and inclusive actions that take place during the year 2021; and suggested a script of pedagogical activities to geography teachers outside the school environment, to be carried out with elementary school students. In addition to these professionals, the proposal suggests teaching geography through the study of a heritage asset and can be carried out with individuals of all ages, who attend schools or not, since geography is everywhere and can happen in all spaces. It is noteworthy that the museum object of this research is a unique place, endowed with singularities, being a reference in archaeology, paleontology, and indigenous peoples in the state of Mato Grosso. Created on December 7, 2006, the museum began its activities in the house/headquarters of the Bela Vista farm, built in colonial style in the nineteenth century, located on the banks of the Cuiabá River. Therefore, it is a cultural equipment of geographical, archaeological, and historical relevance. |
Palavra-chave: | Ensino de geografia Cidadania Patrimônio Educação patrimonial |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Geography teaching Citizenship Heritage Heritage education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Referência: | SILVA, Marinete Guimarães da. O Museu de História Natural de Mato Grosso Casa Dom Aquino: uma proposta de ensino da geografia por meio da educação patrimonial. 2023. 132 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6026 |
Data defesa documento: | 7-Jun-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IGHD - POSGEO – Dissertações de mestrado |
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