Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6051
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNélio, Thamiris Silva-
dc.date.accessioned2024-10-03T15:25:03Z-
dc.date.available2022-09-16-
dc.date.available2024-10-03T15:25:03Z-
dc.date.issued2022-06-13-
dc.identifier.citationNÉLIO, Thamiris Silva. A dengue e seu vetor: uma sequência de ensino investigativo em uma perspectiva inovadora. 2022. 158 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6051-
dc.description.abstractThe investigation of pedagogical strategies in face-to-face classes in Basic Education Biology Teaching that is more attractive to students has been widely propagated and disseminated in education but at a time of the global pandemic. This is even more necessary, intensifying the strategies, concomitant with the model of non-face-to-face classes. To Persuade the educational challenges, there is also a high rate of endemic diseases such as Dengue, bringing great harm to the population. The objective of this work was to use new strategies in the Biology Teaching-Learning process, based on the Investigative Teaching sequence associated with Active Learning Methods - MAA on the theme of Dengue and its vector, aiming at the production of pedagogical material to trace paths aiming at scientific literacy in the absence of face-to-face classes. We chose to use qualitative methods with questionnaires and interviews aimed at Biology teachers, pedagogical strategies adopted on the subject in online classes were raised, and the validation of the educational products produced. Data analysis and presentation of resources are based on Bardin's content analysis, as it is a method widely used in this type of research. The materials produced contain the SEI on Dengue and its vector and the Denguelogia 4.0 website, the first have been built within the website and perceived as a Virtual Didactic Guide. The SEI considered an innovative and consistent proposal as a path to scientific literacy by collaborating teachers. In this way, we aim to bring new methodological strategies to Biology classes, providing teachers with a more accessible and adjustable didactic support to a new reality.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2023-12-19T16:34:19Z No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Thamiris Silva Nélio.pdf: 8391984 bytes, checksum: fb4697d95a845a893c7d7c93d813cb31 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2024-10-03T15:25:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Thamiris Silva Nélio.pdf: 8391984 bytes, checksum: fb4697d95a845a893c7d7c93d813cb31 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-03T15:25:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Thamiris Silva Nélio.pdf: 8391984 bytes, checksum: fb4697d95a845a893c7d7c93d813cb31 (MD5) Previous issue date: 2022-06-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA dengue e seu vetor : uma sequência de ensino investigativo em uma perspectiva inovadorapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMétodos ativos de aprendizagem (MAA)pt_BR
dc.subject.keywordSitept_BR
dc.subject.keywordAedes aegyptipt_BR
dc.contributor.advisor1Miyazaki, Rosina Djunko-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5247423488004126pt_BR
dc.contributor.referee1Hardoim, Edna Lopes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7813077353342953pt_BR
dc.contributor.referee2Miyazaki, Rosina Djunko-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5247423488004126pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8122472920236956pt_BR
dc.description.resumoPor certo, em aulas presenciais, no ensino de Biologia da Educação Básica, há uma busca por estratégias pedagógicas mais atrativas aos estudantes, que tem sido propagada e disseminada na educação, entretanto, em um momento de pandemia global, procura-se inovação. Assim, em razão dessa necessidade, é preciso intensificar as estratégias de forma concomitante com o modelo de aulas não presenciais. Dessa forma, com vistas a persuadir os desafios educacionais, destaca-se, também, nesse contexto, um outro problema, o alto índice de doenças endêmicas como a Dengue, que traz grandes prejuízos à população. O objetivo deste trabalho foi utilizar novas estratégias no processo de ensino-aprendizagem de Biologia, tendo como base a sequência de Ensino Investigativo associada aos Métodos Ativos de Aprendizagem – MAA sobre a temática da Dengue e seu vetor. Desse modo, almejou-se a produção de material pedagógico para traçar caminhos com foco na Alfabetização Científica na ausência de aulas presenciais. Optou-se por utilizar métodos qualitativos com o emprego de questionários e entrevistas destinados aos professores de Biologia. Ainda, foi realizado levantamento das estratégias pedagógicas adotadas sobre a temática em aulas on-line, bem como a validação dos produtos educacionais produzidos. A análise de dados e a apresentação dos resultados estão pautadas na análise de conteúdo de Bardin, já que é um método muito aplicado neste tipo de pesquisa. Como material pedagógico educacional, tem-se a produção da SEI, sobre a Dengue e seu vetor, e o site Denguelogia 4.0, que serviu de suporte para a construção da SEI. Dessa forma, os resultados da validação dos produtos permitiram uma proposta inovadora e condizente com um caminho para a Alfabetização Científica, bem como o site percebido como Guia Didático Virtual pelos docentes colaboradores. Sendo assim, almeja-se oferecer novas estratégias metodológicas para as aulas de Biologia, levando aos professores um suporte didático acessível e ajustável a uma nova realidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biociências (IB)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.subject.keyword2Active learning methodspt_BR
dc.subject.keyword2Sitept_BR
dc.subject.keyword2Aedes aegyptipt_BR
dc.contributor.referee3Mariotto, Sandra-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4363800824135100pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IB – PROFBIO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Thamiris Silva Nélio.pdf8.2 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.