Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6053
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaula, Vinícius Sabino de-
dc.date.accessioned2024-10-03T15:33:14Z-
dc.date.available2022-11-11-
dc.date.available2024-10-03T15:33:14Z-
dc.date.issued2022-08-23-
dc.identifier.citationPAULA, Vinícius Sabino de. Jogos pedagógicos como ferramenta para elucidar as propriedades básicas da molécula de DNA. 2022. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6053-
dc.description.abstractThe teaching of Genetics is a big challenge Brazilian high school Biology teachers face, since it depends on abstract concepts, illustration of molecular processes and interpretation of flat figures. With the purpose of developing a playful side and energizing the context of molecular genetics, this work has as an objective create and evaluate an educational product, called “Play no DNA”, based in an investigative didactic sequence based in the methods of active learning, as learning based in games and the utilization of digital communication technologies (TDIC). The methodological processes were divided into two complementary sections, with stages of problematization, systematization, contextualization and conclusion, in these phases the students will learn Molecular Genetics, by digital games and investigative teaching. The research was developed in a public school in the town of Nova Mutum/MT, with forty-four enrolled students in the third year of high school. The review of the results showed mixed features (qualitative/quantitative) the utilization of four games of basic level Molecular Genetics were evaluated, the results before and after test identified satisfactory indexes in the students learning, and during the developing of the research, it is noticeable the students position in the process of teaching-learning, the interest and esteem of them in genetics has permitted the scientific literacy and meaningful learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2024-01-09T15:46:37Z No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Vinícius Sabino de Paula .pdf: 8884927 bytes, checksum: 6a855afd3e05487d2f12849f76fda321 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2024-10-03T15:33:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Vinícius Sabino de Paula .pdf: 8884927 bytes, checksum: 6a855afd3e05487d2f12849f76fda321 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-03T15:33:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Vinícius Sabino de Paula .pdf: 8884927 bytes, checksum: 6a855afd3e05487d2f12849f76fda321 (MD5) Previous issue date: 2022-08-23en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleJogos pedagógicos como ferramenta para elucidar as propriedades básicas da molécula de DNApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordGenéticapt_BR
dc.subject.keywordSequência didáticapt_BR
dc.subject.keywordMétodos ativospt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Daniela Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4880526235013142pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Daniela Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4880526235013142pt_BR
dc.contributor.referee2Schneider, Marielle Cristina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4036344937738685pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8175018182803479pt_BR
dc.description.resumoO ensino de Genética é um grande desafio encontrado pelos professores de Biologia do Ensino Médio brasileiro, visto que, depende de conceitos abstratos, elucidação de processos moleculares e interpretação de figuras planas. Com o propósito de trabalhar o lúdico e dinamizar o contexto da genética molecular, este trabalho teve como objetivo criar e avaliar um produto educacional intitulado Play no DNA baseado em uma sequência didática investigativa fundamentada nos métodos de aprendizagem ativos, como a aprendizagem baseada em jogos e a utilização das tecnologias digitais de comunicação (TDIC). Os processos metodológicos foram divididos em duas etapas complementares, com fases de problematização, sistematização, contextualização e conclusão. Nestas fases os estudantes aprenderam Genética Molecular, por meio de jogos digitais e ensino investigativo. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola de rede pública no município de Nova Mutum/MT, com 44 estudantes matriculados no 3º Ano do Ensino Médio. A análise dos resultados apresentou caráter misto (qualitativa/quantitativa) e foi avaliada a utilização de quatro jogos no ensino básico de Genética Molecular, os resultados pré-teste e pós-teste, identificaram índices satisfatórios na aprendizagem dos estudantes e durante o desenvolvimento da pesquisa, pode-se observar o protagonismo dos estudantes no processo de ensinoaprendizagem, o interesse e apreço deles pela genética, o que permitiu a promoção da alfabetização científica e a aprendizagem significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biociências (IB)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.subject.keyword2Learningpt_BR
dc.subject.keyword2Geneticspt_BR
dc.subject.keyword2Sequence didacticspt_BR
dc.subject.keyword2Methodologies activept_BR
dc.contributor.referee3Troy, Waldo Pinheiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1095629972609735pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IB – PROFBIO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Vinícius Sabino de Paula .pdf8.68 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.