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http://ri.ufmt.br/handle/1/6054
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Estratégias inovadoras para abordagem da imunologia na área de ciências da natureza no ensino médio |
Autor(es): | Oliveira, Fabiana de |
Orientador(a): | Ferreira, Adelina Aparecida Francisca |
Membro da Banca: | Ferreira, Adelina Aparecida Francisca |
Membro da Banca: | Castro, Edward Bertholine de |
Membro da Banca: | Dantas, Elisangela Santana Oliveira |
Resumo : | Conceitos relacionados às áreas de biologia celular, histologia e imunologia são assuntos considerados pelos professores da área de Ciências da Natureza como assuntos “espinhosos”. No caso, com termos difíceis, pouco usuais e, muitas vezes, com conceitos abstratos. O “desgosto” do professor é facilmente percebido pelos estudantes. Quando aliado à falta de laboratórios equipados com ferramentas e materiais, que muitos acreditam ser a única forma de ensinar, o desafio é ainda maior. Com a pandemia de covid-19, iniciada em 2020, conhecimentos de imunologia foram cada vez mais mencionados pelas mídias digitais e outras diversas formas de comunicação. As notícias relacionadas ao assunto, bem como uma maior divulgação científica, tornaram a curiosidade algo popular entre pessoas comuns e estudantes. O objetivo deste estudo foi desenvolver um material de apoio aos professores da área de Ciências da Natureza, usando abordagem investigativa, associado a metodologias ativas, direcionado em especial às instituições de ensino que não dispõem de laboratórios. Foi realizado um estudo demonstrativo-investigativo, incentivando o protagonismo dos alunos através de atividades diversas, tais como: produção de mapa mental, modelos didáticos e podcast, possuindo caráter experimental, com coleta de dados e análise estatística descritiva, baseando-se na pesquisa-ação. A sequência didática foi desenvolvida em uma escola estadual, no município de Nova Maringá – MT, com a participação de 24 alunos do 1º ano do Ensino Médio. Na autoavaliação, apenas 15 alunos responderam ao questionário, fazendo flutuar o resultado. Foi possível concluir que os estudantes anseiam por aulas dinâmicas, que a Sequência Didática impactou positivamente na aprendizagem do conteúdo abordado, foi eficiente no incentivo do protagonismo do aluno e tornou a aprendizagem significativa. O produto educacional desenvolvido foi um orientativo contendo a SD realizada, com o qual pretende-se motivar outros professores, colegas de área, a dinamizar suas aulas. |
Resumo em lingua estrangeira: | Concepts related to the areas of cell biology, histology and immunology are subjects seen by biology teachers as "thorny" subjects. With difficult terms, unusual and often with abstract concepts. The teacher's "heartbreak" is easily perceived by the students. When combined with the lack of laboratories equipped with the equipment and materials that many believe to be the only way to teach, the challenge is even greater. With the covid19 pandemic started in 2020, knowledge of immunology has been increasingly mentioned by digital media and various forms of communication. The news related to the subject and a greater scientific dissemination made curiosity popular and common among ordinary people and students. The aim of this study was to develop a material to support biology teachers, using an investigative approach, associated with active methodologies, directed in particular to educational institutions that do not have laboratories. A demonstrative-investigative study was carried out, encouraging the students' protagonism through various activities such as: production of mental map, didactic models and podcast, having an experimental character, with data collection and descriptive statistical analysis, based on action research. The didactic sequence was developed in a State School, in the municipality of Nova Maringá - MT, with the participation of 24 students of the 1st year of high school. In the self-assessment, only 15 students answered the questionnaire, floating the result. It was possible to conclude that the students yearn for dynamic classes, that the Didactic Sequence positively impacted on the learning of the content addressed, was efficient in encouraging the student's protagonism and made the learning significant. The educational product developed was an orientation containing the DS performed, with which it is intended to motivate other fellow teachers of the area to boost their classes. |
Palavra-chave: | Imunologia Aprendizagem significativa Metodologia |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Immunology Meaningful learning Methodology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Biociências (IB) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO |
Referência: | OLIVEIRA, Fabiana de. Estratégias inovadoras para abordagem da imunologia na área de ciências da natureza no ensino médio. 2022. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6054 |
Data defesa documento: | 6-Jun-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – IB – PROFBIO – Dissertações de mestrado |
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