Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6056
Tipo documento: Dissertação
Título: Biomas brasileiros : aproximações para o ensino por investigação através de um guia didático
Autor(es): Erpen, Elaine Beatriz
Orientador(a): Rodríguez Ortíz, Carmen Eugenia
Membro da Banca: Duarte, Temilze Gomes
Membro da Banca: Ferreira, Maria Saleti Ferraz Dias
Membro da Banca: Rodríguez Ortíz, Carmen Eugenia
Resumo : Este trabalho pretende o desenvolvimento de um guia didático sobre os biomas brasileiros, que sirva de ferramenta pedagógica para o ensino de biologia, no ensino médio, utilizando o ensino por investigação. A apropriação do conhecimento acerca dos biomas brasileiros possibilita aos alunos a compreensão das condições ambientais necessárias a manutenção da vida, capacitando-os para tomadas de decisões mais adequadas, quanto ao uso dos recursos da natureza, bem como propor medidas futuras de desenvolvimento conscientes e ecologicamente sustentáveis, ampliando as possibilidades de participação efetiva dos discentes como cidadãos. Através das ações educativas, o indivíduo desenvolve capacidades e habilidades, possíveis de serem aplicadas na vida real, promovendo o pensamento crítico, desenvolvendo competências que não se resumam à teoria, mas que ensinam a agir na sociedade e a transformá-la; e, o ensino por investigação para o ensino de biologia é esta ferramenta que permite o aprendizado de conceitos e de procedimentos característicos da ciência, além de desenvolver competências e habilidades cognitivas e sociais importantes. Para a validação do produto educacional, foram convidados professores de biologia, do ensino médio, para analisar o material, através do Google Forms, e validar o uso efetivo em sala de aula, como ferramenta pedagógica para o aprendizado significativo deste tema, através de aproximações com o ensino por investigação. O guia didático “Vamos conhecer os biomas brasileiros”, propõe atividades por investigação planejadas e organizadas, de forma a proporcionar aos alunos meios de utilização de seus conhecimentos prévios, como ponto de partida para as novas ideias; e, para levantar hipóteses e aprofundar seus conhecimentos, de forma que possibilite ao professor envolver, instigar a curiosidade e manter os alunos interessados e participativos, desenvolvendo, assim, a capacidade de argumentação.
Resumo em lingua estrangeira: This work aims to develop a teaching guide on Brazilian biomes, which serves as a pedagogical tool for the teaching of biology in high school using inquiry-based teaching. The appropriation of knowledge about Brazilian biomes allows students to understand the environmental conditions necessary for the maintenance of life, empowering them to make better decisions regarding the use of natural resources, as well as to propose future development measures that are conscious and ecologically sustainable, expanding the possibilities of effective participation of students as citizens. Through educational actions, the individual develops skills and abilities that can be applied in real life, promoting critical thinking, developing skills that are not limited to theory, but that teach how to act in society and transform it, and inquiry-based teaching for biology education is this tool that allows the learning of concepts and procedures characteristic of science, besides developing important cognitive and social skills and abilities. For the validation of the educational product, high school biology teachers were invited to analyze the material, through Google Forms, and validate its effective use in the classroom as a pedagogical tool for the meaningful learning of this theme through approaches to teaching by inquiry. The didactic guide “Vamos conhecer os biomas brasileiros”, proposes planned and organized activities by investigation, to provide students with the means to use their previous knowledge as a starting point for new ideas, and to raise hypotheses and deepen their knowledge, in a way that enables the teacher to involve, instigate curiosity and keep students interested and participatory, thus developing the capacity for argumentation.
Palavra-chave: Ensino de ecologia
Contextualização do conteúdo
Aprendizagem significativa
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teaching ecology
Content contextualization
Meaningful learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Biociências (IB)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO
Referência: ERPEN, Elaine Beatriz. Biomas brasileiros: aproximações para o ensino por investigação através de um guia didático. 2022. 61 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6056
Data defesa documento: 29-Aug-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IB – PROFBIO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Elaine Beatriz Erpen - Prod. Educacional (1).pdf30.69 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2022_Elaine Beatriz Erpen (1).pdf1.48 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.