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http://ri.ufmt.br/handle/1/6062
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Avaliação do produto do cuidar em enfermagem a pacientes com covid-19 : pesquisa de métodos mistos |
Autor(es): | Peixoto, Carolina Souza |
Orientador(a): | Ribeiro, Mara Regina Rosa |
Membro da Banca: | Ribeiro, Mara Regina Rosa |
Membro da Banca: | Lanzoni, Gabriela Marcellino de Melo |
Membro da Banca: | Ferreira, Gímerson Erick |
Resumo : | Introdução: Em 2020, devido à rápida disseminação e severidade ocasionada pelo Coronavírus, que provocou sobrecarga aos serviços de saúde, em escala mundial, e de modo especial aos hospitais, os países desenvolveram grandes esforços para o combate a covid-19. Nesse sentido, a equipe de enfermagem apresenta maior risco de exposição ao vírus, por estar na linha de frente da realização de cuidados de alta, média e baixa complexidade. Para auxiliar nesse processo, os enfermeiros buscaram apoderar-se de diversos mecanismos e/ou escalas de avaliação para obter qualidade e segurança na produção do cuidado e compreender melhor sobre o processo de enfermagem no período pandêmico, a fim de aperfeiçoar a sistematização e o produto do cuidar entregue aos usuários. Objetivo Geral: Avaliar o cuidado de enfermagem a pacientes com covid-19 em um hospital universitário de Cuiabá - Mato Grosso. Objetivos Específicos: Caracterizar o perfil e as condições laborais de enfermeiros no atendimento a pacientes com covid-19; Avaliar o produto do cuidar; Compreender a experiência de enfermeiros na gestão do cuidado à pacientes com covid-19. Metodologia: Pesquisa de métodos mistos, do tipo Triangulação concomitante. Abordagem inicial foi quantitativa, desenvolvida para avaliar o produto de enfermagem entregue no turno de trabalho no período pandêmico, no qual os 67 participantes acessaram um link do Google forms® e responderam aos 2 instrumentos: 1) Caracterização pessoal e condições laborais; 2) Avaliação do produto do cuidar em enfermagem (APROCENF). Na segunda etapa, qualitativa, foram realizadas 19 entrevistas semiestruturadas acerca da gestão do cuidado, de forma concomitante. O local definido para o estudo foi o Hospital Universitário Júlio Müller, localizado em Cuiabá – Mato Grosso. Em ambas as etapas do estudo, os participantes foram enfermeiros dos setores que contam com a internação de pacientes acometidos pela covid-19. Para análise dos dados quantitativos, estes foram tabulados no programa Microsoft Office Excel® 2016, analisados através do software SPSS®, e em seguida, realizada a estatística descritiva. Na etapa qualitativa, utilizou-se o software IRaMuTeQ, com auxílio da Análise de Conteúdo. O presente estudo vincula-se a um projeto multicêntrico nacional aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do centro coordenador, Universidade Federal de Santa Catarina, e no CEP local, do Hospital Universitário Júlio Müller. Respeitou-se as recomendações da Resolução nº 466/2012, que aprova diretrizes e normas reguladoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Para isso foram elaborados dois Termos de Consentimento Livre e Esclarecido, para irem ao encontro de cada método utilizado. Resultados: na aplicação da escala da etapa quantitativa, 69,6% (n=39) dos enfermeiros avaliaram o cuidado como bom, outros 16,1% (n=9) classificaram como regular, 12,5% (n=7) ótimo e 1,8% (n=1) ruim. Na etapa qualitativa, obteve-se 3 classes após a organização dos dados, sendo: 1. Reorganização dos serviços de saúde e o medo do desconhecido, ressaltando a angústia e o afastamento de profissionais, além da necessidade de contratação emergencial e expansão do número de leitos; 2. Atuação Multiprofissional e a criação de estratégias de Humanização, identificou a melhora significativa do trabalho e na comunicação multiprofissional, na construção das novas rotinas, fluxos e procedimentos operacionais padrão, além das estratégias de videochamadas e folders; e 3. Estratégias de organização do cuidado de enfermagem, que identificou o agrupamento de cuidados, execução de procedimentos em equipe, organização dos insumos por procedimentos, capacitações e uso de simuladores. Conclusão: o estudo quantitativo possibilitou identificar que apesar da avaliação ter sido boa, o desempenho exercido pela categoria para contornar as inúmeras dificuldades foi fundamental, visto que envolveram desde o cuidado direito e à alta gestão no enfrentamento da covid-19, dessa forma, o instrumento confirma como uma ferramenta importante para o planejamento, tomada de decisão, sendo primordial ressaltar que estudos como estes, que utilizam de instrumentos de gestão. Já o estudo qualitativo, proporcionou na identificação de aspectos que podem auxiliar no trabalho, como: a sistematização do cuidado, os recursos necessários para o bom atendimento, necessidade de treinamentos, padronizado da comunicação, ações humanizadoras e aspecto que pode dificultar, como a sobrecarga de trabalho, sendo necessário refletir sobre estratégias e intervenções a serem realizadas para facilitar o atendimento. Além disso, foi possível perceber o protagonismo da equipe de enfermagem nos atendimentos, mesmo diante das adversidades ocasionadas pela covid-19, como a dificuldade no déficit de profissionais, falta de insumos, o medo de contrair o vírus, que envolveram desde o cuidado direito até a alta gestão. A integração entre os resultados permitiu a identificação de convergência e complementaridades entre os estudos quantitativos e qualitativos em todos os aspectos do APROCENF, possibilitando um conhecimento ampliado do fenômeno estudado e maior entendimento sobre os itens, entretanto, nos itens recursos necessários para prestar assistência e atenção ao paciente e/ou familiar, ressaltou algumas divergências entre a avaliação feita e os aspectos ressaltados nas entrevistas. |
Resumo em lingua estrangeira: | ABSTRACT: Introduction: In 2020, due to the rapid spread and seriousness caused by the Coronavirus,
which caused an overload in health services, on a global scale, and especially in hospitals, the
countries carried out great efforts to combat the covid-19. In this sense, the nursing team is at
greater risk of exposure to the virus, as they are at the forefront of performing high, medium
and low complexity care. To assist in this process, nurses sought to seize various mechanisms
and/or assessment scales to obtain quality and safety in the production of care and to better
understand the nursing process in the pandemic period, in order to improve the
systematization and the product. of care delivered to users. General Objective: To evaluate
nursing care for patients with covid-19 in a university hospital in Cuiabá - Mato Grosso.
Specific Objectives: To characterize the profile and working conditions of nurses in the care
of patients with covid-19; Evaluate the care product through; To understand the experience of
nurses in the management of care for patients with covid-19. Methodology: Mixed methods
research, of the concomitant triangulation type. The initial approach was quantitative,
developed to evaluate the nursing product delivered during the work shift during the
pandemic period, in which the 67 participants accessed a Google forms® link and responded
to 2 instruments: 1) Personal characterization and working conditions; 2) Evaluation of the
nursing care product (APROCENF). In the second, qualitative stage, 19 semi-structured
interviews were carried out on the management of care, concomitantly. The place defined for
the study was the Hospital Universitário Júlio Müller, located in Cuiabá – Mato Grosso. In
both stages of the study, the participants were nurses from the sectors that have the
hospitalization of patients affected by covid-19. To analyze the quantitative data, they were
tabulated in the Microsoft Office Excel® 2016 program, analyzed using the SPSS® software,
and then descriptive statistics were performed. In the qualitative stage, the IRaMuTeQ
software was used, with the aid of Content Analysis. The present study is part of a national
multicenter project approved by the Research Ethics Committee of the coordinating center,
Universidade Federal de Santa Catarina, and in the local CEP, of Hospital Universitário Júlio
Müller. The recommendations of Resolution No. 466/2012, which approves guidelines and
regulatory standards for research involving human beings, were respected. For this, two Free
and Informed Consent Terms were prepared, to meet each method used. Results: in the
application of the quantitative stage scale, 69.6% (n=39) of nurses rated the care as good,
another 16.1% (n=9) classified it as regular, 12.5% (n=7) excellent and 1.8% (n=1) bad. In the
qualitative stage, 3 classes were obtained after organizing the data, as follows: 1.
Reorganization of health services and the fear of the unknown, highlighting the anguish and
distance of professionals, in addition to the need for emergency hiring and expansion of the
number of beds; 2. Multiprofessional Performance and the creation of Humanization
strategies, identified the significant improvement of work and multiprofessional
communication, in the construction of new routines, flows and standard operating procedures,
in addition to video call strategies and folders; and 3. Nursing care organization strategies,
which identified the grouping of care, execution of team procedures, organization of inputs by
procedures, training and use of simulators. Conclusion: the quantitative study made it
possible to identify that, although the evaluation was good, the performance exercised by the
category to overcome the numerous difficulties was fundamental, since it involved from the
right care and top management in the face of covid-19, in this way, the instrument confirms as
an important tool for planning, decision making, and it is essential to emphasize that studies
like these, which use management instruments. The qualitative study, on the other hand,
provided the identification of aspects that can help in the work, such as: the systematization of
care, the necessary resources for good care, need for training, standardized communication,
humanizing actions and aspects that can make it difficult, such as overload of work, being
necessary to reflect on strategies and interventions to be carried through to facilitate the
attendance. In addition, it was possible to perceive the role of the nursing team in the care,
even in the face of the adversities caused by covid-19, such as the difficulty in the shortage of
professionals, lack of supplies, the fear of contracting the virus, which involved from the right
care up to top management. The integration between the results allowed the identification of
convergence and complementarities between the quantitative and qualitative studies in all
aspects of APROCENF, allowing an expanded knowledge of the phenomenon studied and a
greater understanding of the items, however, in the items resources necessary to provide
assistance and attention to the patient and/or family member, highlighted some divergences
between the assessment made and the aspects highlighted in the interviews. RESUMEN: Introducción: En el año 2020, debido a la rápida propagación y gravedad provocada por el Coronavirus, que provocó una sobrecarga en los servicios de salud, a escala mundial, y en especial en los hospitales, los países realizaron grandes esfuerzos para combatir el covid-19. En ese sentido, el equipo de enfermería tiene mayor riesgo de exposición al virus, ya que están al frente de la realización de cuidados de alta, media y baja complejidad. Para auxiliar en ese proceso, los enfermeros buscaron aprovechar diversos mecanismos y/o escalas de evaluación para obtener calidad y seguridad en la producción del cuidado y comprender mejor el proceso de enfermería en el período de la pandemia, con el fin de mejorar la sistematización y el producto de los mismos. atención brindada a los usuarios. Objetivo General: Evaluar la atención de enfermería a pacientes con covid-19 en un hospital universitario de Cuiabá - Mato Grosso. Objetivos Específicos: Caracterizar el perfil y las condiciones de trabajo de las enfermeras en el cuidado de pacientes con covid-19; Evaluar el producto de cuidado; Comprender la experiencia de los enfermeros en la gestión del cuidado de pacientes con covid-19. Metodología: Investigación de métodos mixtos, del tipo triangulación concomitante. El abordaje inicial fue cuantitativo, desarrollado para evaluar el producto de enfermería entregado durante la jornada laboral durante el período de pandemia, en el que los 67 participantes accedieron a un enlace de Google Forms® y respondieron a 2 instrumentos: 1) Caracterización personal y condiciones de trabajo; 2) Evaluación del producto de cuidados de enfermería (APROCENF). En la segunda etapa, cualitativa, fueron realizadas 19 entrevistas semiestructuradas sobre la gestión del cuidado, concomitantemente. El lugar definido para el estudio fue el Hospital Universitário Júlio Müller, ubicado en Cuiabá – Mato Grosso. En ambas etapas del estudio, los participantes fueron enfermeros de los sectores que tienen la hospitalización de pacientes afectados por covid-19. Para el análisis de los datos cuantitativos, se tabularon en el programa Microsoft Office Excel® 2016, se analizaron con el software SPSS® y luego se realizó estadística descriptiva. En la etapa cualitativa se utilizó el software IRaMuTeQ, con la ayuda del Análisis de Contenido. El presente estudio forma parte de un proyecto multicéntrico nacional aprobado por el Comité de Ética en Investigación del centro coordinador, Universidade Federal de Santa Catarina, y en el CEP local, del Hospital Universitário Júlio Müller. Se respetaron las recomendaciones de la Resolución N° 466/2012, que aprueba lineamientos y normas reglamentarias para la investigación con seres humanos. Para ello, se elaboraron dos Términos de Consentimiento Libre e Informado, para atender cada método utilizado. Resultados: en la aplicación de la escala cuantitativa de etapa, el 69,6% (n=39) de los enfermeros calificó el cuidado como bueno, otro 16,1% (n=9) lo calificó como regular, el 12,5% (n=7) excelente y 1,8% (n=1) mal. En la etapa cualitativa, después de la organización de los datos, se obtuvieron 3 clases, así: 1. Reorganización de los servicios de salud y el miedo a lo desconocido, destacando la angustia y la distancia de los profesionales, además de la necesidad de contratación de emergencia y ampliación de la número de camas; 2. Desempeño Multiprofesional y creación de estrategias de Humanización, identificó la mejora significativa del trabajo y la comunicación multiprofesional, en la construcción de nuevas rutinas, flujos y procedimientos operativos estándar, además de estrategias de videollamadas y carpetas; y 3. Estrategias de organización de los cuidados de enfermería, que identificaron la agrupación de cuidados, ejecución de procedimientos en equipo, organización de insumos por procedimientos, entrenamiento y uso de simuladores. Conclusión: el estudio cuantitativo permitió identificar que, aunque la evaluación fue buena, la actuación ejercida por la categoría para superar las numerosas dificultades fue fundamental, ya que involucró desde la adecuada atención y alta dirección frente al covid-19, De esta forma, el instrumento se confirma como una herramienta importante para la planificación, la toma de decisiones, y es fundamental destacar que estudios como estos, que utilizan instrumentos de gestión. El estudio cualitativo, por su parte, brindó la identificación de aspectos que pueden auxiliar en el trabajo, tales como: la sistematización del cuidado, los recursos necesarios para un buen cuidado, necesidad de capacitación, comunicación estandarizada, acciones humanizadoras y aspectos que pueden hacer dificulta, como la sobrecarga de trabajo, siendo necesario reflexionar sobre las estrategias e intervenciones a realizar para facilitar la asistencia. Además, fue posible percibir el papel del equipo de enfermería en el cuidado, incluso frente a las adversidades provocadas por el covid-19, como la dificultad en la escasez de profesionales, la falta de insumos, el miedo a contraer el virus, que involucró desde la atención adecuada hasta la alta dirección. La integración entre los resultados permitió identificar convergencias y complementariedades entre los estudios cuantitativos y cualitativos en todos los aspectos de APROCENF, permitiendo un conocimiento ampliado del fenómeno estudiado y una mayor comprensión de los ítems, sin embargo, en los ítems recursos necesarios para brindar asistencia y atención al paciente y/o familiar, destacó algunas divergencias entre la valoración realizada y los aspectos destacados en las entrevistas. |
Palavra-chave: | Cuidados de enfermagem Prática profissional Infecções por coronavirus Hospitais universitários |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Nursing care Professional practice Coronavirus infections University hospitals |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Enfermagem (FAEN) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
Referência: | PEIXOTO, Carolina Souza. Avaliação do produto do cuidar em enfermagem a pacientes com covid-19: pesquisa de métodos mistos. 2022. 137 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6062 |
Data defesa documento: | 1-Nov-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FAEN - PPGENF - Dissertações de mestrado |
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