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http://ri.ufmt.br/handle/1/6063
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Desenvolvimento da competência clínica do enfermeiro nos estágios supervisionados : elementos constitutivos e autonomização do sujeito |
Autor(es): | Polo, Marcela Jossani Ferreira |
Orientador(a): | Ribeiro, Mara Regina Rosa |
Membro da Banca: | Ribeiro, Mara Regina Rosa |
Membro da Banca: | Ferreira, Gímerson Erick |
Membro da Banca: | Pause, Priscila Nardes |
Resumo : | Este estudo versa sobre a competência clínica de alunos de enfermagem nos estágios curriculares supervisionados de uma instituição federal de ensino. Parte-se do pressuposto de que a competência clínica constitui a essência da profissão do enfermeiro, e que seu desenvolvimento encontra nos estágios curriculares o lócus ideal para o seu alcance. O referencial teórico adotado é o de Patrícia Benner, a qual apresenta sete domínios integrantes da competência clínica. O objetivo proposto é analisar como ocorre o desenvolvimento da competência clínica durante os estágios curriculares supervisionados, na formação do enfermeiro. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, desenvolvido através de análise documental e grupo focal realizados em 6 encontros - 3 com 11 alunos dos 8º semestre e 3 com 12 alunos do 9º semestre da graduação em enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. A análise temática de Minayo foi adotada, e os resultados submetidos à interpretação à luz do referencial teórico de competência clínica. Da análise resultaram dois temas: “Elementos constitutivos da competência clínica - convergências e divergências”, e “A (co)construção da autonomia do enfermeiro nos Estágios curriculares supervisionados.” Os resultados apontaram o desenvolvimento da competência clínica como multifacetada, processual, influenciada por fatores extrínsecos e intrínsecos ao sujeito, mediada pelo contexto, pela organização, aparato legal, e de modo particular pelas interações estabelecidas com professores, preceptores e demais atores presentes no cenário clínico. Todos esses elementos concorrem para a (co)construção da autonomia do futuro enfermeiro. Concluiu-se, portanto que o desenvolvimento da competência clínica e da autonomia do enfermeiro nos estágios curriculares supervisionados é processo de construção coletiva, tanto do sujeito com ele mesmo, suas vivências e conhecimentos prévios, mas é fortemente influenciada pelos elementos do meio no qual se insere - interações, organização do trabalho, feedbacks e pelas oportunidades de assunção de protagonismo ofertadas aos alunos. |
Resumo em lingua estrangeira: | This study deals with the clinical competence of nursing students in supervised curricular internships at a federal educational institution. It is assumed that clinical competence constitutes the essence of the nursing profession, and that its development finds in the curricular internships the ideal locus for its reach. The theoretical framework adopted is that of Patrícia Benner, who presents seven domains that are part of clinical competence. The proposed objective is to analyze how the development of clinical competence occurs during supervised curricular internships, in the training of nurses. This is a qualitative, descriptive and exploratory study, developed through document analysis and focus group carried out in 6 meetings - 3 with 11 students from the 8th semester and 3 with 12 students from the 9th semester of the undergraduate nursing course at Universidade Federal de Mato Thick. Minayo's thematic analysis was adopted, and the results submitted to interpretation in the light of the theoretical framework of clinical competence. Two themes resulted from the analysis: "Constitutive elements of clinical competence - convergences and divergences", and "The (co)construction of the nurse's autonomy in supervised curricular internships." The results pointed to the development of clinical competence as multifaceted, procedural, influenced by extrinsic and intrinsic factors to the subject, mediated by the context, organization, legal apparatus, and in particular by the interactions established with teachers, preceptors and other actors present in the clinical scenario. . All these elements contribute to the (co)construction of the future nurse's autonomy. It was concluded, therefore, that the development of clinical competence and the autonomy of nurses in supervised curricular internships is a process of collective construction, both of the subject with himself, his experiences and previous knowledge, but it is strongly influenced by the elements of the environment in which he works. inserts - interactions, work organization, feedbacks and the opportunities to take on a leading role offered to students. |
Palavra-chave: | Competência clínica Alunos de enfermagem Estágio clínico |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Clinical competence Students nursing Clinical clerkship |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Enfermagem (FAEN) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
Referência: | POLO, Marcela Jossani Ferreira. Desenvolvimento da competência clínica do enfermeiro nos estágios supervisionados: elementos constitutivos e autonomização do sujeito. 2019. 97 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem, Cuiabá, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6063 |
Data defesa documento: | 26-Feb-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FAEN - PPGENF - Dissertações de mestrado |
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