Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6077
Tipo documento: Dissertação
Título: Cooperação internacional entre pesquisadores dos programas de pós-graduação em enfermagem : scoping review
Autor(es): Medrado, Graciane Cordeiro Corrêa
Orientador(a): Alencastro, Lidiane Cristina da Silva
Coorientador: Bernardino, Fabiane Blanco Silva
Membro da Banca: Alencastro, Lidiane Cristina da Silva
Membro da Banca: Bernardino, Fabiane Blanco Silva
Membro da Banca: Corrêa, Áurea Christina de Paula
Membro da Banca: Marcon, Sonia Silva
Resumo : Introdução: A cooperação científica internacional versa sobre o trabalho colaborativo entre pesquisadores. No campo da saúde, essa colaboração está presente em pesquisas internacionais, por meio de parcerias, redes e consórcios, como estratégia para obter e implementar o financiamento da pesquisa e a construção coletiva do conhecimento em resposta às emergências de saúde pública, e, assim, contribuir para o avanço do cuidado e atender às necessidades de saúde em diferentes contextos e países. Objetivo: Mapear as evidências da cooperação internacional entre pesquisadores de Programas de Pós-Graduação em Enfermagem no contexto mundial. Método: Trata-se de uma revisão de escopo que tem como referência metodológica o Manual for Evidence Synthesis do Joanna Briggs Institute. Para a busca das evidências foram utilizadas as bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE/PubMed), Cumulative Index to Nursing and Allied (CINAHL), Web of Science, Scopus, Cochrane, Embase, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), além da JBI Evidence Synthesis e Google Scholar como bases adicionais. Resultados: Foram incluídas 22 evidências, sendo a maioria publicada no Brasil, com cooperação intermediada por um estágio de doutorado no exterior, sem especificar se os pesquisadores fazem parte de rede colaborativa de pesquisa. Portugal e Canadá foram os países que mais cooperaram com o Brasil, notadamente com atividades como participação em cursos e conferências, além de visitas técnicas e atividades de formação do pós-graduando como atividades disciplinares. As principais dificuldades estão relacionadas ao idioma, custos financeiros e falta de financiamento, enquanto as potencialidades se constituíram na aquisição de novos conhecimentos, competências, habilidades e atitudes profissionais/pessoais, na oportunidade de inserção e integração na pósgraduação e da pesquisa internacional, bem como na criação de convênios interinstitucionais. Grande parte dos estudos concluiu que as escolas de enfermagem precisam traçar estratégias para subsidiar os estudantes de pós-graduação em estágio no exterior, de modo que a profissão de enfermagem seja aprimorada globalmente. Ademais, apontam que o Doutorado Sanduíche é o principal responsável pelo fortalecimento das redes, em virtude de seus múltiplos benefícios. Conclusões: Os resultados desta pesquisa poderão auxiliar os programas de pós-graduação em Enfermagem a implementarem e/ou aprimorarem ações em seus planejamentos estratégicos para estimular a cooperação internacional e o envolvimento dos pesquisadores em redes colaborativas. Podem também traçar estratégias para subsidiar os estudantes de pós-graduação em estágio no exterior, fazendo com que a profissão de enfermagem seja aprimorada globalmente, favorecendo o Doutorado Sanduíche, visto como o principal responsável pelo fortalecimento das redes, em razão de seus múltiplos benefícios.
Resumo em lingua estrangeira: Introduction: International scientific cooperation is about collaborative work between researchers. In the health field, this collaboration is present in international research, through partnerships, networks and consortia, as a strategy to obtain and implement research funding and the collective construction of knowledge in response to public health emergencies, and, thus, contribute to the advancement of care and meet health needs in different contexts and countries. Objective: To map the evidence of international cooperation between researchers from Postgraduate Nursing Programs in the global context. Method: This is a scoping review that uses the Joanna Briggs Institute's Manual for Evidence Synthesis as its methodological reference. To search for evidence, the following databases were used: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE/PubMed), Cumulative Index to Nursing and Allied (CINAHL), Web of Science, Scopus, Cochrane, Embase, Literatura Latino-Americana and of the Caribbean in Health Sciences (LILACS), Nursing Database (BDENF), in addition to JBI Evidence Synthesis and Google Scholar as additional databases. Results: 22 pieces of evidence were included, the majority of which were published in Brazil, with cooperation mediated by a doctoral internship abroad, without specifying whether the researchers are part of a collaborative research network. Portugal and Canada were the countries that cooperated most with Brazil, notably with activities such as participation in courses and conferences, in addition to technical visits and postgraduate training activities such as disciplinary activities. The main difficulties are related to the language, financial costs and lack of financing, while the potential is the acquisition of new knowledge, skills, abilities and professional/personal attitudes, the opportunity for insertion and integration in postgraduate studies and international research, as well as in the creation of interinstitutional agreements. Most studies concluded that nursing schools need to devise strategies to subsidize postgraduate students on internships abroad, so that the nursing profession is improved globally. Furthermore, they point out that the Sandwich Doctorate is mainly responsible for strengthening networks, due to its multiple benefits. Conclusions: The results of this research may help postgraduate Nursing programs to implement and/or improve actions in their strategic planning to stimulate international cooperation and the involvement of researchers in collaborative networks. They can also outline strategies to subsidize postgraduate students undergoing internships abroad, ensuring that the nursing profession is improved globally, favoring the Sandwich Doctorate, seen as the main responsible for strengthening networks, due to its multiple benefits.
Palavra-chave: Cooperação internacional
Pesquisador
Educação de pós-graduação
Palavra-chave em lingua estrangeira: International cooperation
Research personnel
Education
Nursing
Graduate
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Enfermagem (FAEN)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Referência: MEDRADO, Graciane Cordeiro Corrêa. Cooperação internacional entre pesquisadores dos programas de pós-graduação em enfermagem: scoping review. 2023. 57 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6077
Data defesa documento: 27-Jul-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FAEN - PPGENF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2023_Graciane Cordeiro Corrêa Medrado.pdf651.63 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.