Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6079
Tipo documento: Dissertação
Título: Protocolo para o cuidar de crianças e adolescentes com transtornos mentais a partir do processo de enfermagem
Autor(es): Landim, Valquiria Mira
Orientador(a): Bittencourt, Marina Nolli
Membro da Banca: Bittencourt, Marina Nolli
Membro da Banca: Alencastro, Lidiane Cristina da Silva
Membro da Banca: Pena, José Luis da Cunha
Resumo : Introdução: Grande parte da população é composta por crianças e adolescentes, sendo uma parte considerável dessas afetadas por algum tipo de transtorno mental, o qual atinge seu desenvolvimento psicológico, comportamental e emocional. Objetivo: Construir e validar um Protocolo de Saúde que direcione o Processo de Enfermagem a crianças e adolescentes com transtorno mental. Método: Tratou-se de estudo metodológico. Para a construção de um protocolo para a elaboração do Processo de Enfermagem foi realizada busca de artigos nacionais e internacionais, publicados entre os anos de 2011 e 2021, indexados nas bases de dados Scielo, Web Of Sience, Pubmed, Cinahl, Portal BVS sobre Processo de Enfermagem a crianças e adolescentes com transtorno mental. Elaboração de um protocolo com 40 itens, pautados na revisão elaborada e desenvolvido em todas as suas etapas, apresentando Histórico de Enfermagem, Diagnóstico de Enfermagem, Planejamento, Implementação e Avaliação. Foi dividido em 2 períodos: Construção do Instrumento e Envio do convite para os enfermeiros a fim de participarem da avaliação, como juízes. O protocolo foi avaliado em relação a quatro itens: Validade, Clareza, Pertinência e Abrangência de conteúdo. Os resultados foram analisados por meio do cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Resultados: O protocolo foi avaliado por um grupo de 6 juízes, sendo eles: 5 enfermeiros doutores docentes e 1 enfermeiro coordenador; entre os juízes todos atuavam em instituições públicas. A idade variou de 31 a 60 anos, com um tempo médio de formação de 21,6 anos. O IVC foi de 0,99. A maioria das alterações sugeridas pelos juízes foi atendida e estava relacionada à substituição de termos, diagnósticos de Enfermagem, inclusão de prazos para realização das prescrições, objetividade nas questões. Conclusão: Esperamos que esse Protocolo de Saúde guie a assistência de Enfermagem a crianças e adolescentes com evidências de transtornos mentais, de forma a uniformizar as condutas assistenciais, qualificar a assistência de Enfermagem às crianças e aos adolescentes, garantindo segurança em sua atuação.
Resumo em lingua estrangeira: Introduction: A large part of the population is composed of children and adolescents, a considerable part of which are affected by some type of mental disorder that affects their psychological, behavioral, and emotional development. Objective: To build and validate a health protocol that directs the Nursing Process to children and adolescents with mental disorders. Method: This was a methodological study. For the construction of a protocol for carrying out the Nursing Process, a search was carried out for national and international articles published between the years 2011 to 2021, indexed in the Scielo, Web Of Sience, Pubmed, Cinahl, BVS Portal on Process databases. of Nursing to children and adolescents with mental disorders. Elaboration of a protocol with 40 items, based on the elaborated review, and developed in all its stages, presenting Nursing History, Nursing Diagnosis, Planning, Implementation and Evaluation. It was divided into 2 periods: Construction of the Instrument, and afterwards, an invitation was sent to the nurses to participate in the evaluation as judges. The protocol was evaluated for 4 items: Validity, Clarity, Relevance, and Content Comprehensiveness. The results were analyzed by calculating the Content Validity Index (CVI). Results: The protocol was evaluated by a group of 6 judges, namely: 5 professor nurses and 1 nurse coordinator, among the judges all worked in public institutions. The age ranged from 31 to 60 years, with an average training time of 21.6 years. The CVI was 0.99. Most of the changes suggested by the judges were met, and were related to the replacement of terms, nursing diagnoses, inclusion of deadlines for carrying out prescriptions, objectivity in the questions. Conclusion: We hope that this health protocol will guide nursing care for children and adolescents with evidence of mental disorders to standardize care behaviors, qualify nursing care for these children/adolescents, and ensure safety in their work.
Palavra-chave: Criança e adolescente
Transtorno mental
Processo de enfermagem
Protocolo de saúde
Saúde mental
Palavra-chave em lingua estrangeira: Child and adolescent
Mental disorder
Nursing process
Health protocol
Mental health
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Enfermagem (FAEN)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Referência: LANDIM, Valquiria Mira. Protocolo para o cuidar de crianças e adolescentes com transtornos mentais a partir do processo de enfermagem. 2023. 75 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6079
Data defesa documento: 9-Mar-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FAEN - PPGENF - Dissertações de mestrado

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