Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6087
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Durães, Rogerio de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-07T20:51:06Z | - |
dc.date.available | 2022-05-13 | - |
dc.date.available | 2024-10-07T20:51:06Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-24 | - |
dc.identifier.citation | DURÃES, Rogério de Lima. Itinerário de inovação da educação do Senai Mato Grosso como indutor de inovação e transferência de tecnologia. 2022. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação – PROFNIT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Cuiabá, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/6087 | - |
dc.description.abstract | Teaching and learning models based only on the transmission and repetition of knowledge, disconnected from reality, no longer suit the needs of the contemporary world, new teaching and learning strategies are needed. In this context and with the aim of promoting learning in a significant way, using real problems of industry and society, the SENAI Mato Grosso education innovation itinerary was developed, with the SENAI Innovation Grand Prix, SENAI Challenge of Integrating Projects, INOVA SENAI Mato Grosso and INOVA SENAI Nacional. For the theoretical basis of the research, concepts of innovation, innovation in education, entrepreneurial education and active learning methodologies were addressed. The present study is characterized as a descriptive participatory research, with a qualitative approach. With the documentary research, which addressed the actions developed by SENAI Mato Grosso, in the context of the education innovation itinerary from 2015 to 2019, with a survey of the number of participating students, ideas generated, projects developed, performing a qualitative analysis of the data generated in this time course. From the results obtained from the study, it points to a great mobilization and incentive to innovation in the operational units of SENAI Mato Grosso, with the public notices and programs that have already been consolidated in the institution over the years and influencing a large number of students, with projects approved nationally and a startup created during the itinerary. However, improvement points are observed for the whole process, over the years there has been a decrease and discontinuity of projects, and consequently a decrease in the number of students participating in the innovation itinerary. The research shows the need for alignment strategies between the actions of the itinerary with the pedagogical practices in the classroom, for the continuity of the projects. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2023-10-19T17:07:12Z No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Rogério de Lima Durães.pdf: 3167687 bytes, checksum: dad2cdf7d94b0723ff3f8eefb170aaab (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2024-10-07T20:51:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Rogério de Lima Durães.pdf: 3167687 bytes, checksum: dad2cdf7d94b0723ff3f8eefb170aaab (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-10-07T20:51:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Rogério de Lima Durães.pdf: 3167687 bytes, checksum: dad2cdf7d94b0723ff3f8eefb170aaab (MD5) Previous issue date: 2022-03-24 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Itinerário de inovação da educação do Senai Mato Grosso como indutor de inovação e transferência de tecnologia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Itinerário de inovação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inovação na educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | SENAI Mato Grosso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Figueiredo, Josiel Maimone de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1242386923227672 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Figueiredo, Josiel Maimone de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1242386923227672 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Meireles, Eduardo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1856762188427793 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6204338538214375 | pt_BR |
dc.description.resumo | Modelos de ensino e aprendizagem baseados apenas na transmissão e repetição dos conhecimentos, desvinculados da realidade, já não se adequam as necessidades do mundo contemporâneo, são necessárias novas estratégias de ensino e aprendizagem. Neste contexto e com o intuito de fomentar a aprendizagem de forma significativa, utilizando problemas reais da indústria e da sociedade, foi desenvolvido o itinerário de inovação da educação do SENAI Mato Grosso, com o Grand Prix SENAI de Inovação, Desafio SENAI de Projetos Integradores, INOVA SENAI Mato Grosso e INOVA SENAI Nacional. Para fundamentação teórica da pesquisa, foram abordados conceitos de inovação, inovação na educação, educação empreendedora e metodologias ativas de aprendizagem. O presente estudo se carteriza como pesquisa participante descritiva, de abordagem qualitativa. Com a pesquisa documental, que abordou as ações desenvolvidas pelo SENAI Mato Grosso, no contexto do itinerário de inovação da educação de 2015 a 2019, com levantamento de número de alunos participantes, ideias geradas, projetos desenvolvidos, realizando uma análise qualitativa desses dados gerados nesse período. A partir dos resultados obtidos do estudo aponta uma grande mobilização e incentivo à inovação nas unidades operacionais do SENAI Mato Grosso, com os editais e programas que já se consolidaram na instituição durante os anos e impactando grande quantidade de alunos, com projetos aprovados nacionalmente e uma startup criada durante o itinerário. Porém se observam pontos de melhoria para todo processo, no decorrer dos anos ocorreram uma diminuição e descontinuidade dos projetos, e consequentemente diminuição no número de alunos participantes no itinerário de inovação. A pesquisa apresenta a necessidade de estratégias de alinhamento entre as ações do itinerário com as práticas pedagógicas em sala de aula, para continuidade dos projetos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação Tecnológica - PROFNIT | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Innovation itinerary | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Innovation in education | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | SENAI Mato Grosso | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Desidério, Paulo Henrique Martins | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7571525252574502 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FACC - PROFNIT - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2022_Rogério de Lima Durães.pdf | 3.09 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.