Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6091
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Gizele Catarina Martins da-
dc.date.accessioned2024-10-07T21:26:16Z-
dc.date.available2023-07-04-
dc.date.available2024-10-07T21:26:16Z-
dc.date.issued2023-06-05-
dc.identifier.citationSILVA, Gizele Catarina Martins da. Autodiagnóstico para inserção do marketing digital nas micro e pequenas empresas varejistas. 2023. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação – PROFNIT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6091-
dc.description.abstractDigital marketing is a strategic resource capable of adding value to consumers, training new customers, maintaining the customer network, expanding companies, meeting the needs of the market and customers, learning about new suppliers, among other possibilities. In this context, the creation of a self-diagnosis instrument for the insertion of Digital Marketing in Micro and Small Companies (MSEs) in the retail segment is an impetus for these companies to take advantage of digital media platforms to increase their visibility, reach, sales opportunities and approximation to potential customers. Thus, the present study aims to develop a self-diagnosis for the insertion of digital marketing in the strategies of Micro and Small Enterprises (MSEs) in the retail trade segment. The study is carried out within the framework of applied research, which aims to generate knowledge for practical application aimed at solving specific problems. As a result, a self-diagnosis instrument for EPM and an action plan were proposed. The selfdiagnosis can be accessed online by the entrepreneur, from a mobile device, and was organized into three dimensions: the first, consisting of three questions, which synthetically identifies the company's organizational model; the second, which identifies how the company relates to consumers and the market in which it operates; and the last dimension, which corresponds to the analysis of the company in the virtual environment. Based on the results obtained with the responses, an action plan is made available to the company. The self-diagnosis evaluation was carried out through an opinion poll with ten MSEs obtaining positive results.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2024-08-14T15:44:40Z No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Gizele Catarina Martins da Silva.pdf: 1617775 bytes, checksum: 9bfd067e5e799173a4d41644c716d7dd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2024-10-07T21:26:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Gizele Catarina Martins da Silva.pdf: 1617775 bytes, checksum: 9bfd067e5e799173a4d41644c716d7dd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-07T21:26:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Gizele Catarina Martins da Silva.pdf: 1617775 bytes, checksum: 9bfd067e5e799173a4d41644c716d7dd (MD5) Previous issue date: 2023-06-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAutodiagnóstico para inserção do marketing digital nas micro e pequenas empresas varejistaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPublicidade digitalpt_BR
dc.subject.keywordEmpreendedorismopt_BR
dc.subject.keywordAutoavaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordComércio varejistapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Fernando Selleri-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0412919715126909pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Fernando Selleri-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0412919715126909pt_BR
dc.contributor.referee2Pinheiro, Helano Diógenes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5238788151933397pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4360774156126026pt_BR
dc.description.resumoO marketing digital é um recurso estratégico capaz de agregar valor aos consumidores, realizar a capacitação de novos clientes, manutenção da rede de clientes, expansão das empresas, conhecer as necessidades do mercado e da clientela, conhecimento de novos fornecedores, dentre outras possibilidades. Nesse contexto, a criação de um instrumento de autodiagnóstico para inserção do Marketing Digital nas Micro e Pequenas Empresas (MPEs) do segmento comércio varejista é um impulso para que essas empresas aproveitem as plataformas do meio digital para aumentar sua visibilidade, alcance, oportunidades de vendas e de aproximação aos potenciais clientes. Assim, o presente estudo tem como objetivo desenvolver um autodiagnóstico para inserção do marketing digital nas estratégias das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) do segmento comércio varejista. O estudo é realizado no âmbito da pesquisa aplicada, que visa gerar conhecimentos para aplicação prática dirigida à solução de problemas específicos. Como resultados, foi proposto um instrumento de autodiagnóstico para a MPE e um plano de ação. O autodiagnóstico pode ser acessado pelo empreendedor de forma online, a partir de dispositivo móvel, e foi organizado em três dimensões: a primeira, composta por três perguntas, que identifica de forma sintética o modelo organizacional da empresa; a segunda, que identifica como a empresa se relaciona com os consumidores e com o mercado em que está inserida; e a última dimensão, que corresponde a análise da empresa no ambiente virtual. A partir dos resultados obtidos com as respostas, um plano de ação é disponibilizado para a empresa. A avaliação do autodiagnóstico foi realizada por meio de uma pesquisa de opinião com dez MPEs obtendo resultados positivos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação Tecnológica - PROFNITpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Digital advertisingpt_BR
dc.subject.keyword2Entrepreneurshippt_BR
dc.subject.keyword2Self-evaluationpt_BR
dc.subject.keyword2Retail businesspt_BR
dc.contributor.referee3Nascimento, Everton Ricardo do-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9224764415970358pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FACC - PROFNIT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2023_Gizele Catarina Martins da Silva.pdf1.58 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.