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http://ri.ufmt.br/handle/1/6092
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Direitos autorais, imagem e voz para os docentes da graduação do CREaD–IFMT |
Autor(es): | Jesus, Moisés de |
Orientador(a): | Barros, Wander Miguel de |
Coorientador: | Souza, Paulo Augusto Ramalho de |
Membro da Banca: | Barros, Wander Miguel de |
Membro da Banca: | Souza, Paulo Augusto Ramalho de |
Membro da Banca: | Fedato, Geovana Alves de Lima |
Membro da Banca: | Antunes, Rothschild Alencastro |
Resumo : | O aumento das matrículas nos cursos de graduação ofertados através da modalidade de ensino a distância associada ao uso intensivo de tecnologias da informação e comunicação, traz a necessidade de colocar em discussão o tratamento dado a proteção de direitos autorais, de imagem e voz nesse contexto. O estudo aqui desenvolvido tem como objetivo perceber como esses direitos são abordados pelos docentes do Centro de Referência de Educação a Distância do IFMT(CREad/IFMT), a fim de criar conteúdo sistematizado acerca dessa temática. Dessa forma, foi realizada pesquisa cuja natureza é aplicada, com caráter exploratório e abordagem quali-quantitativa. Utilizou-se como técnica de coleta de dados estudos bibliográficos e documentais e, ainda, caracteriza-se como uma pesquisa ação. Assim, buscou-se responder os seguintes questionamentos: Quais ferramentas e ações são necessárias para o informar a comunidade acadêmica, a respeito dos direitos autorais e direitos de imagem e voz no contexto do CREaD/IFMT? Após a análise dos resultados, verificou-se que existe uma fragilidade sobre a temática junto aos docentes, onde revelou-se que mais de 90% não receberam capacitação sobre direitos autorais e, com destaque para os direitos de personalidade, 100% declararam não ter realizado qualificação sobre esses direitos nos últimos cinco anos. Os dados levam a percepção que possa haver limitações no uso de direitos autorais, imagem e voz e possível exposição a riscos pelos docentes. Nesse contexto, essa pesquisa procura preencher essa lacuna com a elaboração de conteúdo sistematizado, em forma de manual, direcionado aos professores formadores da graduação do CREaD/IFMT, afim de subsidiar a necessidade de material de apoio e estimular futuras ações. Ainda, como resultado desse estudo, foram elaboradas análises e sugestões de ações de capacitação aos professores formadores visando a disseminação do conhecimento sobre direitos autorais e os direitos de personalidade (imagem e voz), utilizando-se ferramentas como a análise SWOT/FOFA e o Canvas. Finalizando, é possível afirmar que a temática abordada nessa pesquisa se mostra relevante a fim de que se possa explorar o potencial de uso desses direitos nas atividades acadêmicas, sem expor o docente ao risco de violações de direitos de terceiros, o que se traduz na necessidade de se aprofundar sobre o tema em estudos futuros. |
Resumo em lingua estrangeira: | The increase in enrollment in undergraduate courses offered through distance education associated with the intensive use of information and communication technologies, brings the need to discuss the treatment given to the protection of copyright, image and voice in this context. The study developed here aims to understand how these rights are addressed by teachers of the Centro de Referência em Ensino à Distância do Instituto Federal de Mato Grosso (CREaD/IFMT), in order to create systematized content about this theme. Thus, the research was applied, exploratory in nature, and quali-quantitative in approach. It was used as a technique for data collection bibliographic and documentary studies, and is also characterized as an action research. Thus, we sought to answer the following questions: What tools and actions are necessary to inform the academic community about copyrights and image and voice rights in the CREaD/IFMT context? After the analysis of the results, it was verified that there is a fragility about the theme among the teachers, where it was revealed that more than 90% have not received training on copyrights and, with emphasis on the rights of personality, 100% declared not to have received training on these rights in the last five years. The data lead to the perception that there may be limitations in the use of copyrights, image and voice, and possible exposure to risks by teachers. In this context, this research seeks to fill this gap with the preparation of systematized content, in the form of a manual, directed to the teachers of the CREaD/IFMT graduation, in order to subsidize the need for support material and stimulate future actions. Also, as a result of this study, analyses and suggestions for training actions for teachers were elaborated, aiming at the dissemination of knowledge about copyrights and personality rights (image and voice), using tools such as SWOT/FOFA analysis and Canvas. In conclusion, it is possible to state that the theme addressed in this research is relevant in order to explore the potential use of these rights in academic activities, without exposing the teacher to the risk of violating the rights of others, which translates into the need for further studies on the subject. |
Palavra-chave: | Direito autoral na educação a distância Direito de imagem no ead Direitos de personalidade no ead CREaD-IFMT |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Copyright in distance education Image rights in distance education Personality rights in distance education CREaD-IFMT |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação Tecnológica - PROFNIT |
Referência: | JESUS, Moisés de. Direitos autorais, imagem e voz para os docentes da graduação do CREaD–IFMT. 2023. 150 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação – PROFNIT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6092 |
Data defesa documento: | 5-Jun-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FACC - PROFNIT - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
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