Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6094
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Tecnologia social aplicada à educação maker de baixo custo : uma proposta de robótica educacional para o ensino fundamental II (anos finais) |
Autor(es): | Silva, Ricardo Moreira da |
Orientador(a): | Silva, Joaquim Manoel da |
Membro da Banca: | Silva, Joaquim Manoel da |
Membro da Banca: | Pereira, Aliger dos Santos |
Membro da Banca: | Durães, Rogerio de Lima |
Membro da Banca: | Siqueira, Aline Wendpap Nunes de |
Resumo : | Os ambientes escolares foram modificados. Pois, o acesso aos espaços – que propiciavam uma educação criativa e dotada de materiais mínimos necessários para permitir a modificação dessa realidade – é de baixo desenvolvimento nacional. Consequentemente é importante trabalhar nas escolas a sustentabilidade a partir do reaproveitamento de materiais, que poderiam ser descartados por serem considerados lixos eletrônicos. Desse modo, a questão problema que norteou este estudo foi: Como é possível explorar no Ensino Fundamental II (anos finais) a robótica educacional de baixo custo pode colaborar para a aprendizagem significativa em sala de aula?. O objetivo geral deste estudo é cunhar o conceito de robótica educacional de baixo custo a partir de experiências vivenciadas em sala de aula no SESI Escola do Estado de Mato Grosso, em Várzea Grande, no período de fevereiro de 2019 a novembro de 2022. O desenho do estudo aqui apresentado é do método indutivo com abordagem qualitativa de cunho exploratório e explicativo para obter o objetivo traçado. As técnicas utilizadas foram: relato de experiência a partir de pesquisa participante, com a realização de um estudo de caso com visitas in loco no SESI Escola do Estado de Mato Grosso. O instrumento de coleta de dados primários foi o de observação e de visita in loco no período de três anos e nove meses, consolidado entre fevereiro de 2019 a novembro de 2022. Concluiu-se que as pesquisas sobre tal temática e intercâmbio de conceitos contribuiu para o fortalecimento do conceito de robótica educacional de baixo custo. A partir de experiências vivenciadas em sala de aula, demonstra-se a possibilidade de trabalhar a cultura maker por um longo período de tempo, ou seja, além desta pesquisa porque os conhecimentos construídos possuem um extenso campo de atuação. Inclusive pode ser expandindo para outras unidades escolares. Desse modo, a pesquisa aqui finalizada tem o potencial de ser adotada nas escolas e poderá ter sua eficácia analisada a posteriori pelos corpo docentes e pelos estudantes. |
Resumo em lingua estrangeira: | The school environments have been modified. For, access to spaces - which provided a creative education and equipped with the minimum materials necessary to allow the modification of this reality - is of low national development. Consequently, it is important to work on sustainability in schools starting with the reuse of materials, which could be discarded because they are considered electronic waste. Thus, the problematic issue that guided this study was: How can low-cost educational robotics be explored in Elementary II (final years) and how can it contribute to meaningful learning in the classroom? The general objective of this study is to coin the concept of low-cost educational robotics from experiences lived in the classroom at the SESI School of the State of Mato Grosso, in Várzea Grande, in the period from February 2019 to November 2022. The design of the study presented here is of the inductive method with a qualitative approach of exploratory and explanatory nature to obtain the outlined objective. The techniques used were: report of experience from participant research, with the realization of a case study with on-site visits at the SESI School of the State of Mato Grosso. The primary data collection instrument was observation and on-site visits over a period of three years and nine months, consolidated from February 2019 to November 2022. It was concluded that research on such a theme and concept exchange contributed to the strengthening of the concept of low-cost educational robotics. From experiences lived in the classroom, it demonstrates the possibility of working the maker culture for a long period of time, i.e., beyond this research because the knowledge built has an extensive field of action. It can even be expanded to other school units. Thus, the research finalized here has the potential to be adopted in schools and its effectiveness can be analyzed afterwards by teachers and students. |
Palavra-chave: | Educação Tecnologia Lixo eletrônico Protótipo |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Educational practices Technology Electronic waste Prototype |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação Tecnológica - PROFNIT |
Referência: | SILVA, Ricardo Moreira da. Tecnologia social aplicada à educação maker de baixo custo: uma proposta de robótica educacional para o ensino fundamental II (anos finais). 2023. 165 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação – PROFNIT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6094 |
Data defesa documento: | 1-Jun-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FACC - PROFNIT - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2023_Ricardo Moreira da Silva.pdf | 4.38 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
DISS_2023_Ricardo Moreira da Silva - Prod. Educacional.pdf | 1.16 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.