Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6099
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Uso de problemas relacionados à urbanização para contextualização no ensino de física |
Autor(es): | Rizo, Marcio José de Souza |
Orientador(a): | Barros, Marcelo Paes de |
Membro da Banca: | Silva, Stefano Teixeira |
Membro da Banca: | Barros, Marcelo Paes de |
Membro da Banca: | Silva, Elvis Lira da |
Resumo : | Muitos alunos e até professores demonstram dificuldades em contextualizar os conteúdos de Física nas suas práticas diárias. Para colaborar nesta tarefa diversas abordagens podem ser utilizadas, dentre elas as Sequências de Ensino Aprendizagem (TLS do inglês Teaching-Learning Sequence), ferramentas usadas no ensino com o objetivo de alcançar uma aprendizagem significativa, onde os planejamentos de aulas, em módulos que abrangem tópicos únicos, são sequenciais e concatenados. Neste contexto, este trabalho teve por objetivo avaliar, em termos de aprendizagem de conceitos de Física, um produto educacional, um guia didático para o professor, composto por três TLSs distintas elaboradas com temas que envolvem o Urbanismo e suas consequências para qualidade de vida: a questão da sincronização de semáforos, voltado para o 1º ano do Ensino Médio, as ilhas de calor, para o 2º ano, e a poluição sonora, para o 3º ano. O produto foi aplicado em uma escola pública do município de Pontes e Lacerda, em Mato Grosso. A metodologia da pesquisa, numa abordagem qualitativa, se utilizou da observação participante, cuja análise teve por base os argumentos escritos e orais produzidos pelos alunos. As sequências de ensino apresentaram resultados satisfatórios, onde muitos alunos demonstraram indícios de aprendizagem significativa, além de se sentirem motivados e interessados pelos assuntos, principalmente pela aplicação dos conteúdos em seu dia a dia e uso de tecnologias da informação nas aulas. O Produto mostrou-se adequado para o uso em sala de aula, podendo ser adaptado, facilmente, pelo professor à sua realidade. |
Resumo em lingua estrangeira: | Many students and even teachers show difficulties in contextualizing Physics content in their daily practices. To collaborate in this task several approaches can be used, among them Teaching-Learning Sequences (TLS), tools used in teaching with the goal of achieving meaningful learning, where lesson plans, in modules covering single topics, are sequential and concatenated. In this context, this work aimed to evaluate, in terms of learning Physics concepts, an educational product, a didactic guide for the teacher, composed of three distinct TLS, developed with themes that involve Urbanism and its consequences for quality of life: the issue of traffic light synchronization, for the 1st year of High School, heat islands, for the 2nd year, and noise pollution, for the 3rd year. The product was applied in a public school in the city of Pontes e Lacerda, in Mato Grosso. In a qualitative approach, the research methodology used participant observation, whose analysis was based on the written and oral arguments produced by the students. The teaching sequences presented satisfactory results, where many students showed signs of significant learning, besides feeling motivated and interested in the subjects, mainly by the application of the content in their daily lives and the use of information technology in the classes. The Product proved to be suitable for use in the classroom, and can be easily adapted by the teacher to their reality. |
Palavra-chave: | Aprendizagem significativa Sequencias de ensino e aprendizagem Observação participante |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Urbanism Physics TLS Meaningful learning Participant observation |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Física (IF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais |
Referência: | RIZO, Marcio José de Souza. Uso de problemas relacionados à urbanização para contextualização no ensino de física. 2022. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6099 |
Data defesa documento: | 9-Nov-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2022_Marcio José de Souza Rizo (1).pdf | 1.81 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
DISS_2022_Marcio José de Souza Rizo - Prod. Educacional (1).pdf | 2.22 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.