Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6101
Tipo documento: Dissertação
Título: Uma proposta de sequência didática digital para o ensino de eletroquímica
Autor(es): Dias, Saulo Carvalho
Orientador(a): Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
Membro da Banca: Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
Membro da Banca: Carbo, Leandro
Membro da Banca: Mello, Irene Cristina de
Resumo : A presente pesquisa apresenta uma investigação sobre a produção e elaboração de uma Sequência Didática (SD) Digital sobre o tema de Eletroquímica, de forma a responder a questão norteadora: quais as possíveis contribuições da Sequência Didática “Ensino Digital de Eletroquímica”, como estratégia pedagógica para o ensino de Química na Educação Básica, na perspectiva de professores de Química de uma escola estadual do município de Várzea Grande - MT?Assume-se a abordagem qualitativa de pesquisa, tomando-se o método do estudo de caso, pois permite ao investigador explicar o fenômeno, em seu contexto real, por intermédio de uma gama de métodos e formas de explorar, compreender e descrever o caso. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários on-line, entrevistas semiestruturadas, artigos relacionados ao ensino de Eletroquímica, livros didáticos e aplicações de tecnologias digitais. O universo da pesquisa compreende a Escola Estadual do Professora Adalgisa de Barros, localizada no município de Várzea Grande-MT, tendo como participantes da pesquisa quatro professoras da referida escola. Ao se realizar uma revisão bibliográfica sobre Eletroquímica se verifica que, além de um pequeno número de publicações voltadas para o Ensino Médio, há carências de pesquisas voltadas para o ensino deste conceito, pois se trata de um conceito químico fundamental para a sistematização de inúmeros outros campos da Química. Assim, com intuito de contribuir para o enfrentamento dos problemas relacionados ao ensino e aprendizagem desse conteúdo, um produto educacional é apresentado como procedimento para o ensino, por meio de uma Sequência Didática (SD), para apoiar o professor, em sua prática pedagógica, em um ambiente dinâmico e interativo, tornando-se o indivíduo ativo e protagonista do conhecimento científico, dando-lhe a oportunidade de desenvolver e construir conceitos, de forma significativa, em relação ao conhecimento da Eletroquímica dentro do ensino de Química.
Resumo em lingua estrangeira: The present research presents an investigation on the production and elaboration of a Digital Didactic Sequence (DS) about Electrochemistry. Therefore, the guiding question is presented: what are the possible contributions of the Didactic Sequence "Digital Teaching of Electrochemistry", as a pedagogical strategy for the teaching of Chemistry in Basic Education, from the perspective of Chemistry teachers from a state school in the municipality of VárzeaGrande - MT? A qualitative research approach is adopted, taking the case study method, as it allows the researcher to explain the phenomenon in its real context through a range of methods and ways of exploring, understanding and describing the case. The data collection instruments were online questionnaires, semi-structured interviews, articles related to the teaching of Electrochemistry, textbooks and applications of digital technologies. The research universe comprises the Professora Adalgisa de Barros State School, located in the municipality of Várzea-Grande-MT, with four teachers from that school as participants in the research. When carrying out a literature review on Electrochemistry, it appears that, beyond a small number of publications aimed at high school, there is a lack of research aimed at teaching this concept, as it is a fundamental chemical concept for the systematization of numerous other fields of chemistry. Thus, in order to contribute to the confrontation of problems related to the teaching and learning of this content, an educational product is presented as a teaching procedure, through a Didactic Sequence (DS), to support the teacher in their pedagogical practice, in a dynamic and interactive environment, becoming the active individual and protagonist of scientific knowledge, giving them the opportunity to develop and build concepts in a significant way in relation to the knowledge of Electrochemistry within the teaching of Chemistry.
Palavra-chave: Ensino de química
Eletroquímica
Produto educacional
Sequência didática
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teaching chemistry
Electrochemistry
Educational product
Didatic sequence
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais
Referência: DIAS, Saulo Carvalho. Uma proposta de sequência didática digital para o ensino de eletroquímica. 2022. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6101
Data defesa documento: 17-Jun-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Saulo Carvalho Dias - Prod. Educacional.pdf4.46 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2022_Saulo Carvalho Dias.pdf1.06 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.