Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6103
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaes, João Bosco Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-10-17T15:06:30Z-
dc.date.available2016-08-29-
dc.date.available2024-10-17T15:06:30Z-
dc.date.issued2016-06-30-
dc.identifier.citationPAES, João Bosco Rodrigues. A física de colisões: uma abordagem de ensino-aprendizagem por meio do ambiente 3D Vpython. 2016. 124 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6103-
dc.description.abstractThis paper aims to develop a strategy for the first grade of high school. Our project was developed in the city of Cáceres-MT located 200 km from Cuiabá in the State School “Frei Ambrosio” located in the peripheral area of the city. This project was developed through computer animation, and to do this we chose the so-called virtual platform “Visual Python”, or simply Vpython, that allows building animations of physical systems in 3D using the Python programming language. We create a set of animations relating to Physics one-dimensional and two-dimensional collisions, by which we work with students the principle of conservation of momentum as well as the different types of elastic and inelastic collisions, as well incorporating them into the teaching- learning process high school physics students. We conducted pre-tests preceding the effective implementation of the educational product that allowed us to identify some previous knowledge of students. The product performance is anchored in the Ausubel Theory of Meaningful Learning. We can see that results collected by the use of animations in Physics classes were quite satisfactory, especially as the motivation a key factor in the student learning, which lead us to believe that our project will contribute to the acquisition and understanding of the physical concepts involved, making them a suitable ally for the 21st century physics teaching physics.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2023-12-21T15:31:15Z No. of bitstreams: 1 DISS_2016_João Bosco Rodrigues Paes.pdf: 2791188 bytes, checksum: 6e44c73c70024971f9128f33350014b5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2024-10-17T15:06:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2016_João Bosco Rodrigues Paes.pdf: 2791188 bytes, checksum: 6e44c73c70024971f9128f33350014b5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-17T15:06:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2016_João Bosco Rodrigues Paes.pdf: 2791188 bytes, checksum: 6e44c73c70024971f9128f33350014b5 (MD5) Previous issue date: 2016-06-30en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA física de colisões : uma abordagem de ensino-aprendizagem por meio do ambiente 3D Vpythonpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordModelagem computacionalpt_BR
dc.subject.keywordVpythonpt_BR
dc.subject.keywordColisõespt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem significativapt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Fabrizio Myaki-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1295431850007087pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Fabrizio Myaki-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1295431850007087pt_BR
dc.contributor.referee2Gaio, Denilton Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8132654148436579pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2188756555231284pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho teve por finalidade elaborar uma estratégia de ensino de Física para alunos do 1o ano do Ensino Médio. Nosso projeto foi desenvolvido na cidade de Cáceres-MT situada a 200 km de Cuiabá na Escola Estadual Frei Ambrósio localizada na região periférica da cidade. Este projeto foi desenvolvido através de animações computacionais, e para tanto, escolhemos a plataforma virtual denominada de Visual Python, ou simplesmente Vpython, que permite construir animações de sistemas físicos em 3D utilizando a linguagem de programação Python. Criamos um conjunto de animações referentes a Física de Colisões unidimensionais e bidimensionais, por meio das quais pudemos trabalhar com os alunos o princípio da conservação da quantidade de movimento bem como os diferentes tipos de colisões elásticas e inelásticas, além de incorporá-las ao processo de ensino e aprendizagem dos estudantes de Física do Ensino Médio. Realizamos pré-testes antecedendo a aplicação efetiva do produto educacional que possibilitaram identificar alguns conhecimentos prévios dos alunos. A execução do produto está ancorada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Podemos perceber que os resultados colhidos pelo uso das animações nas aulas de Física foram bastante satisfatórios, principalmente quanto a motivação um fator fundamental na aprendizagem dos alunos, o que nos leva a acreditar que o nosso projeto possa contribuir para a aquisição e compreensão dos conceitos físicos envolvidos, tornando-o assim um aliado apropriado para o ensino de Física no século XXI.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Computational modelingpt_BR
dc.subject.keyword2VPythonpt_BR
dc.subject.keyword2Collisionspt_BR
dc.subject.keyword2Meaningful learningpt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Rosângela Borges-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3583736132239115pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUA - ICET - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_João Bosco Rodrigues Paes.pdf2.73 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.