Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6104
Tipo documento: Dissertação
Título: Sequência de ensino aprendizagem sobre o efeito fotoelétrico e o efeito fotovoltaico
Autor(es): Barros, Madson Amorim de
Orientador(a): Curvo, Eduardo Augusto Campos
Coorientador: Barros, Marcelo Paes de
Membro da Banca: Curvo, Eduardo Augusto Campos
Membro da Banca: Barros, Marcelo Paes de
Membro da Banca: Mello, Geison Jader
Resumo : Esta dissertação propõe o desenvolvimento de um produto educacional relacionado ao ensino da obtenção de energia elétrica a partir da luz do Sol. Este produto educacional é uma sequência de ensino aprendizagem (TLS), para os efeitos fotoelétrico e fotovoltaico. Busca-se avaliar, se ocorreram indícios de aprendizagem significativa, através da aplicação do produto educacional proposto. A escolha desses temas surgiu devido a necessidade de levar energia elétrica, limpa e de baixo custo, a alguns setores da escola onde trabalho que não a possuem. Baseado num contexto mundial pela busca por fontes limpas de energia, que sejam abundantes e de menor custo, é vantajoso mostrar aos nossos estudantes a relevância desta temática dentro da Física. Essa TLS foi aplicada aos alunos do curso Técnico em Agropecuária, do Instituo Federal de Mato Grosso campus São Vicente – IFMT, do município de Campo Verde. Utilizou-se a teoria da aprendizagem significativa, elaborada pelo psicólogo David Ausubel e aperfeiçoada pelo Prof. Marcos Antônio Moreira, como arcabouço teórico de ensino. Como forma de avaliar a funcionalidade da TLS desenvolvida utilizou-se a metodologia de pesquisa qualitativa conhecida como pesquisa-ação. Como recursos didáticos dentro da TLS utilizaramse: pergunta motivadora, videoaulas em momento síncronos e assíncronos, aula dialogada, quiz invertido, questionários, mapa conceitual e simulação de experimento virtual (PhET). A pesquisa permitiu perceber indícios de aprendizagem significativa por parte dos estudantes. Realizou-se uma pesquisa de revisão bibliográfica em 10 outros trabalhos que continham sequências didáticas sobreo efeito fotoelétrico e o efeito fotovoltaico. Desses, oito são dissertações de mestrado do MNPEF e dois são artigos científicos. O produto educacional apresentado nesta dissertação diferencia-se daquelas utilizadas na pesquisa das referências bibliográficas, por trazer um contexto histórico da física quântica e por trazer uma apresentação introdutória do efeito fotovoltaico, que é o efeito físico presente no funcionamento das células fotovoltaicas.
Resumo em lingua estrangeira: This dissertation proposes the development of an educational product related to the teaching of obtaining electricity from sunlight. This educational product is a learning teaching sequence (TLS), for photoelectric and photovoltaic effects. It seeks to evaluate whether there were signs of significant learning, through the application of the proposed educational product. The choice of these themes arose due to the need to bring electricity, clean and at low cost, to some sectors of the school where I work that do not have it. Based on a worldwide context for the search for clean sources of energy, which are abundant and of lower cost, it is advantageous to show our students the relevance of this theme within physics. This TLS was applied to the students of the technical course in Agriculture, of the Federal Institute of Mato Grosso campus São Vicente - IFMT, in the municipality of Campo Verde. The theory of significant learning was used, elaborated by psychologist David Ausubel and perfected by Prof. Marcos Antônio Moreira, as a theoretical framework for teaching. As a way to evaluate the functionality of the developed TLS, we used the qualitative research methodology known as action research. Didactic resources used within the TLS were: motivating question, video classes in synchronous and asynchronous moment, dialogued class, inverted quiz, questionnaires, conceptual map and virtual experiment simulation (PhET). The research allowed the perception of signs of significant learning by the students. A bibliographic review was carried out in 10 other studies that contained didactic sequences on the photoelectric effect and the photovoltaic effect. Of these eight are MNPEF master's dissertations and two are scientific articles. The educational product presented in this dissertation differs from those used in the research of bibliographic references, by bringing a historical context of quantum physics and by bringing an introductory presentation of the photovoltaic effect, which is the physical effect present in the functioning of photovoltaic cells.
Palavra-chave: Aprendizagem significativa
Pesquisa-ação
Sequência didática
Efeito fotoelétrico
Sequência didática efeito fotovoltaico
Palavra-chave em lingua estrangeira: Significant learning
Action research
Didactic sequence photoelectric effect
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF
Referência: BARROS, Madson Amorim de. Sequência de ensino aprendizagem sobre o efeito fotoelétrico e o efeito fotovoltaico. 2022. 182 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6104
Data defesa documento: 24-May-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Madson Amorim de Barros.pdf5.26 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2022_Madson Amorim de Barros - Prod. Educacional.pdf701.03 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.