Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6105
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Maria Aparecida Ribeiro Matos do-
dc.date.accessioned2024-10-17T15:15:58Z-
dc.date.available2022-11-02-
dc.date.available2024-10-17T15:15:58Z-
dc.date.issued2022-07-29-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Maria Aparecida Ribeiro Matos do. Proposta de sequência didática, em consonância com a BNCC/DRC-MT, para o ensino de termodinâmica via estação meteorológica. 2022. 169 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6105-
dc.description.abstractThe present research paper sought to discuss and present evidences about the possibilities of using technological tools, in a significant way, in Physics teaching, particularilly in Thermodynamics in the theme: Matter and Energy, whose problem lies in understanding and interpreting, in relevant mode, the thermodynamic variables while phenomenological processes in macroscopic systems. In this sense, this work had as objective to make use of free access and low cost technological tools, in the construction of two weather station prototypes for monitoring thermodynamic variables in a meaningful way, considering the local environment, with and without vegetation cover. To carry out this work, methodologically, it was necessary to develop a Teaching Sequence (DS), in consonance with the BNCC/DRC-MT, containing twelve lessons, in a second year class of regular High School in the evening period. By means of the application of this proposal, although the many obstacles, it was evident the enthusiasm of students to manipulate, analyze and interpret, the thermodynamic variables involved in the data obtained through the prototypes weather station.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2023-08-22T17:39:08Z No. of bitstreams: 2 DISS_2022_Maria Aparecida Ribeiro Matos do Nascimento - Prod. Educacional.pdf: 2841929 bytes, checksum: 213a47cdc694509b365ebb83afaa6086 (MD5) DISS_2022_Maria Aparecida Ribeiro Matos do Nascimento.pdf: 3117160 bytes, checksum: ee009345febbaedc18f358ce5be1a5a9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2024-10-17T15:15:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISS_2022_Maria Aparecida Ribeiro Matos do Nascimento - Prod. Educacional.pdf: 2841929 bytes, checksum: 213a47cdc694509b365ebb83afaa6086 (MD5) DISS_2022_Maria Aparecida Ribeiro Matos do Nascimento.pdf: 3117160 bytes, checksum: ee009345febbaedc18f358ce5be1a5a9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-17T15:15:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISS_2022_Maria Aparecida Ribeiro Matos do Nascimento - Prod. Educacional.pdf: 2841929 bytes, checksum: 213a47cdc694509b365ebb83afaa6086 (MD5) DISS_2022_Maria Aparecida Ribeiro Matos do Nascimento.pdf: 3117160 bytes, checksum: ee009345febbaedc18f358ce5be1a5a9 (MD5) Previous issue date: 2022-07-29en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProposta de sequência didática, em consonância com a BNCC/DRC-MT, para o ensino de termodinâmica via estação meteorológicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de físicapt_BR
dc.subject.keywordSequência didáticapt_BR
dc.subject.keywordTermodinâmicapt_BR
dc.subject.keywordEstação meteorológicapt_BR
dc.subject.keywordBNCC/DRC - MTpt_BR
dc.contributor.advisor1Arruda, Alberto Sebastião de-
dc.contributor.advisor-co1Arruda, Paulo enrique Zanella de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5014231677192240pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7710288371318569pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Cristiano Rocha da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9385285640138196pt_BR
dc.contributor.referee2Craco, Luis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3079206564893909pt_BR
dc.creator.Lattes.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho buscou discutir e apresentar evidências sobre as possibilidades do uso de ferramentas tecnológicas, de forma significativa, no ensino de Física, em especial, na Termodinâmica na temática: Matéria e Energia, cuja problemática reside em compreender e interpretar, de maneira significativa as variáveis termodinâmicas enquanto processos fenomenológicos, em sistemas macroscópicos. Neste sentido esse trabalho teve como objetivo fazer uso de ferramentas tecnológicas de livre acesso e baixo custo, na construção de dois protótipos de estação meteorológica para monitorar as variáveis termodinâmicas de forma significativa, considerando o ambiente local, com e sem cobertura vegetal. Para a realização desse trabalho metodologicamente, foi necessário desenvolver uma Sequência Didática (SD), em consonância com a BNCC/DRC-MT, contendo doze aulas, em uma turma do segundo ano do Ensino Médio regular no período noturno. Por meio da aplicação dessa proposta, apesar dos inúmeros entraves, foi evidente o entusiasmo dos alunos ao manipular, analisar e interpretar, as variáveis termodinâmicas envolvidas nos dados obtidos através dos protótipos de estação meteorológica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Physics teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Teaching sequencept_BR
dc.subject.keyword2Thermodynamicspt_BR
dc.subject.keyword2Meteorological stationpt_BR
dc.subject.keyword2BNCC/DRC - MTpt_BR
dc.contributor.referee3Arruda, Alberto Sebastião de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7710288371318569pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.