Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6111
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCouto, Kely Cristina Mendonça-
dc.date.accessioned2024-10-18T19:33:29Z-
dc.date.available2023-05-08-
dc.date.available2024-10-18T19:33:29Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.citationCOUTO, Kely Cristina Mendonça. As representações da mulher construídas a partir da publicidade #CervejeiraSouEu da Ambev. 2022. 73 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6111-
dc.description.abstractFemale objectification happens in the most different contexts and involves several sociocultural factors. Brands from several segments present gender stereotypes and exhibit discourses containing female objectification. Beer brands are great symbols of this type of behavior, which has not pleased many social groups and generates questions. This paper aims to analyze the representations built about women in Ambev's advertising, also observing the readings produced by the public on social networks. For this, i elected the "Cervejeira Sou Eu" campaign, launched by Ambev in March 2021 for the International Women's Day. Were analyzed Comments published by users on the campaign material in question, availables in the main campaign video posted on the brand's official Instagram profile. To analyze the comments Richard Johnson's protocol in the light of cultural studies was used. The content and positioning of the brand stimulated the expression of opinions of the public mapped on the Internet, however, despite the amount of interactions generated, there was not a concise debate on social and gender agendas, showing that it is urgent the formation of thinking critical.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Auxiliadora Moura (auxiliadora.moura@ufmt.br) on 2024-02-27T20:31:19Z No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Kely Cristina Mendonça Couto.pdf: 1476231 bytes, checksum: c6f44dcf7ee0fcc6a98482c1efbcef44 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2024-10-18T19:33:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Kely Cristina Mendonça Couto.pdf: 1476231 bytes, checksum: c6f44dcf7ee0fcc6a98482c1efbcef44 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-18T19:33:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Kely Cristina Mendonça Couto.pdf: 1476231 bytes, checksum: c6f44dcf7ee0fcc6a98482c1efbcef44 (MD5) Previous issue date: 2022-12-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAs representações da mulher construídas a partir da publicidade #CervejeiraSouEu da Ambevpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMulherespt_BR
dc.subject.keywordAmbevpt_BR
dc.subject.keywordMídiapt_BR
dc.subject.keywordPosicionamento de marcaspt_BR
dc.subject.keywordComercial de cervejapt_BR
dc.contributor.advisor1Craveiro, Pâmela Saunders Uchôa-
dc.contributor.advisor-co1Araújo, Bruno Bernardo de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7417510546389019pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8322409575535156pt_BR
dc.contributor.referee1Craveiro, Pâmela Saunders Uchôa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8322409575535156pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Bruno Bernardo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7417510546389019pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2414630326422120pt_BR
dc.description.resumoA objetificação feminina ocorre nos mais diferentes contextos e envolvem diversos fatores socioculturais. Marcas de diversos segmentos apresentam estereótipos de gênero e exibem discursos contendo objetificação feminina. As marcas de cerveja são grandes símbolos deste tipo de comportamento, o que não vem agradando a muitos grupos sociais e gera questionamentos. Este trabalho tem como objetivo analisar as representações construídas sobre a mulher na publicidade da Ambev, observando, também, as leituras produzidas pelos públicos nas redes sociais. Para isso, elegeu-se a campanha “Cervejeira Sou Eu”, lançada pela Ambev em março de 2021 para o dia internacional da mulher. Foram analisados comentários publicados por usuários sobre o material da campanha em questão, disponíveis no principal vídeo da campanha postado no perfil oficial da marca no Instagram. Para análise dos comentários, foi utilizado o protocolo de Richard Johnson à luz dos estudos culturais. O conteúdo e o posicionamento da marca estimularam a expressão de opiniões dos públicos mapeados na internet, porém, apesar da quantidade de interações geradas, não houve um debate conciso sobre pautas sociais e de gênero, mostrando que é urgente a formação de pensamento crítico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Womenpt_BR
dc.subject.keyword2Ambevpt_BR
dc.subject.keyword2Mediapt_BR
dc.subject.keyword2Brand positioningpt_BR
dc.subject.keyword2Beer commercialpt_BR
dc.contributor.referee3Capanema, Letícia Xavier de Lemos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7534595274780129pt_BR
dc.contributor.referee4Ferreira, Dôuglas Aparecido-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4182345346283559pt_BR
dc.contributor.referee5Tavares, Débora Cristina-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3827247758971217pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - PPGCOM - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Kely Cristina Mendonça Couto.pdf1.44 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.