Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6115
Tipo documento: Dissertação
Título: O tratamento de negros e indígenas nos jornais mato-grossenses no século XIX : entre a naturalização e a suposta superioridade
Autor(es): Silva, Yan Lucas da
Orientador(a): Fernandez, Andréa Ferraz
Membro da Banca: Fernandez, Andréa Ferraz
Membro da Banca: Araújo, Bruno Bernardo de
Membro da Banca: Rodrigues, Bruno Pinheiro
Resumo : Esta pesquisa tem por objetivo compreender como o jornalismo oitocentista de Mato Grosso tratou figuras consideradas subalternas como a pessoa negra escravizada e a população indígena residente neste território. Através da análise documental de periódicos mato-grossenses do Brasil Império, tempo histórico deste estudo, e análise do discurso para compreender os comentários, anúncios e trechos citando essas pessoas contidas nas páginas daqueles jornais, chegou-se a discussões acerca da naturalização de um pensamento dominante, que perpetuou nas estruturas da sociedade através dos séculos, resultando em problemas sociais como o racismo e o preconceito. Por meio de quatro jornais consultados no Arquivo Público de Mato Grosso, Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional da Universidade Federal de Mato Grosso e Hemeroteca Nacional, recolheu-se trechos que se tornaram o corpus desta pesquisa, com a devida compreensão e atenção à contextualização histórica. Recolhidos e analisados, os trechos permitiram a discussão sobre a naturalização de questões problemática feitas através do mecanismo jornalístico. Este trabalho se faz importante pela necessidade de discussão sobre a atuação histórica do jornalismo no estado de Mato Grosso.
Resumo em lingua estrangeira: Esta investigación tiene como objetivo comprender cómo el periodismo del siglo XIX en Mato Grosso trató con figuras consideradas subordinadas, como el negro esclavizado y la población indígena residente en este territorio. A través del análisis de documentos de periódicos de Mato Grosso do Brasil Império, momento histórico de este estudio, y del análisis del discurso para comprender los comentarios, anuncios y extractos que citan a estas personas contenidos en las páginas de esos periódicos, llegamos a discusiones sobre la naturalización de un pensamiento dominante , que se perpetuó en las estructuras de la sociedad a través de los siglos, dando como resultado problemas sociales como el racismo y los prejuicios. A través de cuatro periódicos consultados en el Archivo Público de Mato Grosso, Núcleo de Documentación e Información Histórica Regional de la Universidad Federal de Mato Grosso y Hemeroteca Nacional, fueron recopilados extractos que se convirtieron en el corpus de esta investigación, con la debida comprensión y atención a la contextualización histórica. Recolectados y analizados, los extractos permitieron la discusión sobre la naturalización de preguntas problemáticas hechas a través del mecanismo periodístico. Este trabajo es importante por la necesidad de discutir el papel histórico del periodismo en el estado de Mato Grosso.
Palavra-chave: Jornalismo
História
Mato Grosso
Naturalização
Escravidão
Palavra-chave em lingua estrangeira: Periodismo
Historia
Mato Grosso
Naturalización
Esclavitud
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Referência: SILVA, Yan Lucas da. O tratamento de negros e indígenas nos jornais mato-grossenses no século XIX: entre a naturalização e a suposta superioridade. 2023. 79 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6115
Data defesa documento: 24-Feb-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - PPGCOM - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2023_Yan Lucas da Silva.pdf1.95 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.