Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6116
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinto, Maurício Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-10-18T20:57:00Z-
dc.date.available2023-10-06-
dc.date.available2024-10-18T20:57:00Z-
dc.date.issued2023-05-24-
dc.identifier.citationPINTO, Maurício Rodrigues. BlackOut: o negro no cinema de Mato Grosso. 2023. 133 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6116-
dc.description.abstractThis research documents and discusses, through the intersectionality bias (González; Hill Collins), the presence of black people in Mato Grosso film production financed with public incentives, between 1992 and 2020, either in front of the cameras and/or behind the scenes in directing and writing. For this, a reflection is carried out on the concept of black cinema based on the discussions of Rosa Maria Berardo, Júlio César dos Santos, Jeferson De and also Orlando Senna, as well as on issues of representation and representativeness, addressing the concepts of stereotype (Hall; Araújo), oppositional gaze (bell hooks) images of control and outsider within (Hill Collins; Bueno). Based on these reflections, a chronology of black cinema in Mato Grosso is proposed. Based on methodological procedures based on documentary and content analysis (Bardin), an intersectional mapping of fiction cinema in Mato Grosso carried out with public funding is presented, from which two films considered to be inscribed in the concept of black cinema constructed in this study, are highlighted and analyzed.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Auxiliadora Moura (auxiliadora.moura@ufmt.br) on 2024-02-28T19:15:54Z No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Mauricio Rodrigues Pinto.pdf: 29423474 bytes, checksum: ff45ee3dfc4627177d7941b86ce6827c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2024-10-18T20:57:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Mauricio Rodrigues Pinto.pdf: 29423474 bytes, checksum: ff45ee3dfc4627177d7941b86ce6827c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-18T20:57:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2023_Mauricio Rodrigues Pinto.pdf: 29423474 bytes, checksum: ff45ee3dfc4627177d7941b86ce6827c (MD5) Previous issue date: 2023-05-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleBlackOut : o negro no cinema de Mato Grossopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCinema Negropt_BR
dc.subject.keywordCinema mato-grossensept_BR
dc.subject.keywordRepresentaçãopt_BR
dc.subject.keywordRepresentatividadept_BR
dc.subject.keywordAnálise interseccionalpt_BR
dc.contributor.advisor1Capanema, Letícia Xavier de Lemos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7534595274780129pt_BR
dc.contributor.referee1Capanema, Letícia Xavier de Lemos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7534595274780129pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Vinicius Guedes Pereira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3108474564950958pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4162687193382327pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa documenta e discute, pelo viés da interseccionalidade (González; Hill Collins), a presença de pessoas negras na produção cinematográfica mato-grossense financiada com incentivo público, entre 1992 e 2020, seja na atuação em frente às câmeras e/ou nos bastidores na direção e no roteiro. Para isso, realiza-se uma reflexão sobre o conceito de cinema negro com base nas discussões de Rosa Maria Berardo, Júlio César dos Santos, Jeferson De e também de Orlando Senna, bem como sobre questões de representação e representatividade, abordando os conceitos de estereótipo (Hall; Araújo), olhar opositivo (bell hooks) imagens de controle e outsider within (Hill Collins; Bueno). A partir de tais reflexões, propõe-se uma cronologia do cinema negro em Mato Grosso. Com base em procedimentos metodológicos fundamentados em análises documentais e de conteúdo (Bardin), apresenta-se um mapeamento interseccional do cinema de ficção em Mato Grosso realizado com financiamento público, do qual são destacados e analisados dois filmes considerados inscritos no conceito de cinema negro construído neste estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Black Cinemapt_BR
dc.subject.keyword2Mato Grosso cinemapt_BR
dc.subject.keyword2Representationpt_BR
dc.subject.keyword2Representativenesspt_BR
dc.subject.keyword2Intersectional analysispt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Candida Soares da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4333588038026474pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - PPGCOM - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2023_Mauricio Rodrigues Pinto.pdf28.73 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.