Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6120
Tipo documento: Dissertação
Título: A curricularização da extensão e os desafios para a formação docente
Autor(es): Moraes, Natália Ávila
Orientador(a): Soares, Elane Chaveiro
Membro da Banca: Queiroz, Salete Linhares
Membro da Banca: Mello, Irene Cristina de
Membro da Banca: Soares, Elane Chaveiro
Resumo : Está presente a necessidade de atribuir maior ênfase à Extensão na formação universitária, fomentando os princípios da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão. Este discurso é bastante atual e visa direcionar as Universidades e a comunidade à construção de propostas pedagógicas, que interajam de maneira mais adequada com as práticas extensionistas. Um novo termo, creditação da Extensão ou curricularização da Extensão, está transformando os projetos pedagógicos dos cursos de graduação e provocando alterações na prática docente e, por conseguinte, no perfil do egresso. Tudo isso, promovido por reflexões que levam em conta leis e resoluções que estão modificando a academia no que diz respeito às ações de Extensão. Investigar como a Extensão é contemplada nos currículos dos cursos de licenciatura em Ciências da UFMT (especificamente, as licenciaturas em Química, Física e Biologia, campus Cuiabá), foi o principal objetivo desta pesquisa realizado a partir da seguinte questão: como a curricularização da Extensão contribui para a formação docente? A metodologia se amparou na abordagem qualitativa, enquanto estudo de caso, com foco nos projetos pedagógicos dos cursos supracitados e as normativas sobre a curricularização da Extensão. Enquanto isso, promoveuse a constituição de um produto educacional que foi encaminhado como uma proposta de projeto denominado de Ciências Naturais em Extensão avaliados por pesquisadores, membros do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química da UFMT. Os resultados permitem afirmar que o produto educacional, no formato de uma proposta, mostrou-se didaticamente útil e viável, e que poderá auxiliar e contribuir com a prática extensionista, enquanto componente curricular, se constituindo como elemento produtor de conhecimento, tanto para a pesquisadora, que ganha em conhecimento ao se apropriar dos referenciais teóricos e, ainda, ressignifica toda sua trajetória, enquanto egressa de um curso de licenciatura, quanto para aqueles a quem a proposta é destinada. Como mencionado por um dos participantes, uma proposta de extensão que seja pensada e promovida na interação entre Universidade e sociedade tem maiores chances de dar certo e de provocar aprendizagens tanto no âmbito acadêmico quanto no social. A partir dessas análises se evidencia, que a Universidade deve repensar o conceito de currículo, refletindo em dar uma nova dimensão aos currículos dos cursos ofertados para assim tratar da questão da inserção desses créditos de extensão e entender as ações de extensão dentro da Política que vem sendo construída pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, o que ainda se configura como um desafio a ser enfrentado.
Resumo em lingua estrangeira: There is a need to give greater emphasis to Extension in university education, fostering the principles of teaching-research-Extension inseparability. This discourse is very current and aims to direct universities and the community to the construction of pedagogical proposals that interact more adequately with extension practices. A new term, extension accreditation or extension curricularization, is transforming the pedagogical projects of undergraduate courses and causing changes in teaching practice and, therefore, in the profile of graduates. All this, promoted by reflections that take into account laws and resolutions that are changing the academy with regard to Extension actions. Investigating how Extension is contemplated in the curricula of undergraduate courses in Sciences at UFMT (specifically the degrees in Chemistry, Physics and Biology, Cuiabá campus), was the main objective of this research carried out from the following question: How does Extension curricularization contribute for teacher training? The methodology was supported by the qualitative approach as a case study, focusing on the pedagogical projects of the aforementioned courses and the regulations on the curricularization of the Extension. Meanwhile, the constitution of an educational product was promoted, which was sent as a proposal for a project called Natural Sciences in Extension, evaluated by researchers who are members of the Laboratory of Research and Teaching of Chemistry at UFMT. The results allow us to affirm that the educational product in the format of a proposal, proved to be didactically useful and viable, and that it can help and contribute to the extension practice, as a curricular component, constituting itself as a knowledge producer element, both for the researcher, who gains in knowledge by appropriating the theoretical references and still re-signifies her entire trajectory while she graduates from a degree course, as well as for those to whom the proposal is intended. As mentioned by one of the participants, an extension proposal that is designed and promoted in the interaction between university and society is more likely to succeed and to provoke learning in both the academic and social spheres. From these analyses, it is evident that the University must rethink the concept of curriculum, reflecting on giving a new dimension to the curricula of the courses offered in order to address the issue of inserting these extension credits to understand the extension actions within the Policy that has been built by the Forum of Pro-Rectors for Extension of Brazilian Public Universities, which is still a challenge to be faced.
Palavra-chave: Extensão universitária
Curricularização da extensão
Formação docente
Ensino de ciências
Palavra-chave em lingua estrangeira: University extension
Extension curriculum
Teacher training
Science teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais
Referência: MORAES, Natália Ávila. A curricularização da extensão e os desafios para a formação docente. 2021. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6120
Data defesa documento: 20-Dec-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Natália Ávila Moraes.pdf1.05 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.