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http://ri.ufmt.br/handle/1/6126
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Resíduos sólidos e educação ambiental : possibilidade de vivenciar uma sequência de ensino investigativa |
Autor(es): | Neves, Rosiney Silva |
Orientador(a): | Castro, Edward Bertholine de |
Membro da Banca: | Pedrotti, Débora Eriléia |
Membro da Banca: | Castro, Edward Bertholine de |
Membro da Banca: | Gomes, Giselly Rodrigues das Neves Silva |
Resumo : | A problemática desta pesquisa surgiu pelo fato de ter observado, ao longo da minha carreira docente, as dificuldades dos estudantes em mudanças de comportamentos e atitudes relacionadas com as questões socioambientais, principalmente, ao descarte inadequado dos resíduos sólidos no meio ambiente. Dessa forma, a presente pesquisa buscou responder o seguinte questionamento: quais as contribuições que a abordagem da Sequência de Ensino Investigativa (SEI) podem proporcionar aos estudantes na compreensão da temática Resíduos Sólidos enquanto fator de entendimento das transformações da matéria? Para tanto, o objetivo geral da pesquisa foi construir e vivenciar caminhos para desenvolver a Alfabetização Científica dos estudantes do Ensino Fundamental, na perspectiva da Educação Ambiental. A abordagem da pesquisa foi de natureza qualitativa com característica participante e foi aplicada no primeiro semestre de 2021, de maneira on-line, em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Várzea Grande-MT. Os sujeitos da pesquisa foram sete estudantes, com faixa etária entre 14 e 15 anos e, predominantemente, do sexo feminino. Para a coleta de dados foram utilizados questionários semiestruturados (QI e QF), questões problematizadoras e diário de bordo, que permitiram identificar as percepções dos sujeitos sobre a temática abordada e o problema de pesquisa a ser investigado. Os resultados da pesquisa demonstraram, em diversos momentos, as concepções dos estudantes intrínsecas a Educação Ambiental, porém se verifica que a maioria, ainda, apresenta uma Percepção Romântico-ingênua sobre a problemática ambiental. Acredita-se que os objetivos almejados na pesquisa foram alcançados, considerando que as atividades propostas permitiram sensibilizar os estudantes quanto à importância das discussões relacionadas com a temática resíduos sólidos na perspectiva da EA. Dessa forma, a SEI contribuiu na melhoria da aprendizagem dos estudantes, pois eles puderam relacionar os conceitos científicos estudados nas aulas de ciências com fatos presentes em seu cotidiano, desenvolvendo, assim, Alfabetização Científica. Resultados estes, que possibilitaram a consolidação da proposta de sequência de ensino SEI, que foi bem avaliada, tanto pelos participantes da pesquisa, como também, pelos professores que validaram o Produto Educacional. No entanto, reconhece-se que a aplicação da SEI, nas aulas totalmente on-line, teve suas limitações e dificultou a interação entre professor e alunos e entre alunos, como também, o desenvolvimento de aulas práticas. |
Resumo em lingua estrangeira: | The problem of this research arose from the fact that I have observed throughout my teaching career, the difficulties of students in changing behaviors and attitudes related to socioenvironmental issues, mainly, the inadequate disposal of solid waste in the environment. Thus, the present research sought to answer the following question: What contributions can the Investigative Teaching Sequence (SEI) approach provide students in understanding the theme Solid Waste as a factor in understanding the transformations of matter? Therefore, the general objective of the research was to build and experience ways to develop the Scientific Literacy of Elementary School students, from the perspective of Environmental Education. The research approach was qualitative in nature with participatory characteristics and was applied in the first half of 2021, online, in a 9th grade elementary school class of a public school in Várzea GrandeMT. The research subjects were 7 students, aged between 14 and 15 years and predominantly female. For data collection, semi-structured questionnaires (IQ and QF), problematizing questions and a logbook were used, which allowed the identification of the subjects' perceptions on the topic addressed and the research problem to be investigated. The research results showed, at different times, the students' conceptions intrinsic to Environmental Education, however, we found that most still have a Romantic-naive Perception about the environmental issue. We believe that the objectives pursued in the research were achieved, considering that the proposed activities allowed to sensitize students about the importance of discussions related to solid waste from the perspective of EE. In this way, SEI contributed to the improvement of students' learning, as they were able to relate the scientific concepts studied in science classes with facts present in their daily lives, thus developing Scientific Literacy. These results enabled the consolidation of the SEI teaching sequence proposal, which was well evaluated by both the research participants and the teachers who validated the Educational Product. However, we recognize that the application of SEI, in fully online classes, had its limitations and made interaction between teacher and students and between students difficult. As well as the development of practical classes. |
Palavra-chave: | Resíduos sólidos Educação ambiental e sequência de ensino investigativa |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Solid waste Environmental education and investigative teaching sequence |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Física (IF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais |
Referência: | NEVES, Rosiney Silva. Resíduos sólidos e educação ambiental: possibilidade de vivenciar uma sequência de ensino investigativa. 2022. 140 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6126 |
Data defesa documento: | 12-Apr-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado |
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